O Brunello di Montalcino foi o primeiro vinho na Itália a receber o famoso status DOCG (denominação de origem controlada e garantida) por diretrizes rigorosas de controle de qualidade. O território é bem definido e compacto em 4.700 acres de vinhedos, praticamente sem espaço para expansão. O Brunello também se beneficia do que muitos reconhecem como a melhor associação de produtores na Itália.
O Consorzio possui 100% de participação (cada engarrafador no território paga taxas e é um membro ativo) e representa um grupo unificado e dinâmico. As condições ambientais também diferenciam Montalcino. Localizado a 70 milhas ao sul de Florença, a área densamente florestada é mais seca e mais quente que o Chianti e a fruta atinge o máximo amadurecimento para vinhos mais cheios e mais poderosos (geralmente com mais de 14% de álcool).
A proximidade do mar permite uma melhor ventilação e noites mais frias, enquanto o Monte Amiata, a Sudeste, forma uma barreira natural contra o clima severo e o granizo.
Faça sua inscrição aqui.