Frete aéreo: principais vantagens na logística internacional

Compartilhe esse artigo

Quais as principais vantagens do frete aéreo na logística internacional? Em quais momentos ele é melhor do que o frete marítimo? Como identificar prós e contras do modal?

Um importador ou exportador conta com diferentes opções de transporte de mercadorias e todos têm seus próprios benefícios. O frete aéreo é frequentemente usado para remessa de alto valor e baixo volume, mas, em momentos de exceção como o da pandemia do novo coronavírus (Covid 19), ele se mostrou a melhor solução em comparação ao marítimo. Dados da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA, na sigla em inglês), apontam que a carga aérea é um componente crucial das redes internacionais de logística. O frete aéreo transporta mais de US$ 6 trilhões/ano em mercadorias, representando aproximadamente 35% do comércio mundial em valor.

Mais velocidade

Uma das grandes vantagens do frete aéreo é a velocidade. Um produto transportado por avião chega ao outro lado do mundo, normalmente, em um período bem menor que o marítimo, considerando o tempo técnico desde a saída da fábrica até a entrega ao importador. A carga aérea é transportada usando aeronaves de carga dedicadas (cargueiros) ou aeronaves de passageiros.

SAIBA TAMBÉM: COMO OBTER COTAÇÃO DE FRETE RAPIDAMENTE

Silvano Santos, vendas corporativas da Allog, destaca que, quando a velocidade é primordial, o avião é a opção mais indicada. “Produtos têxteis, eletrônicos e mesmo partes e peças para o mercado automotivo são sensíveis quanto a prazos de entrega”, lembra. “Nesse caso, se o tempo determinado para recebimento da mercadoria não pode ser atendido pelo modal marítimo, a Allog orienta os clientes a considerarem o modal aéreo como opção de embarque”, acrescenta Silvano.

frete aéreo

Mais versátil

Cada modal tem sua especificidade a fim de atender uma determinada demanda, seja na exportação ou na importação. “O frete aéreo é mais versátil, podendo operar em regiões não atendidas pelo marítimo”, acrescenta Silvano. Ele também possui um nível de segurança operacional muito elevado pelo fato da aeronave que carrega cargas também operar com passageiros, e também por toda a automação existente nos aeroportos e controle de carga.

O modal aéreo ainda costuma ser usado como parte da estratégia de transporte de uma empresa na hora de atender prazos determinados. “Tal situação também pode ocorrer por problemas operacionais ou greves no setor portuário e rodoviário que podem impactar no tempo de trânsito desta carga no seu destino”, completou. Entre os produtos que a Allog movimenta no modal aéreo estão maquinário, têxtil, alimentos e bebidas.

Motivos para usar o frete aéreo:

– Envio mais rápido
– Horário de chegada e partida mais acurados
– Versatilidade de envio para quase todos os destinos
– Alto nível de segurança e menor risco de roubo e dano
– Menor necessidade de armazenamento e menos itens em estoque

CONFIRA: PORQUE É IMPORTANTE CONTRATAR UM AGENTE DE CARGA NO TRANSPORTE INTERNACIONAL?

Mais artigos

Família Pedal 7: Bike, trilhas e acampamentos com 5 filhos pequenos

É provável que a história da Familia Pedal 7 desbanque dois mitos que muita gente tem com relação a crianças em tempos de internet e jogos eletrônicos: 1) Que eles não gostam de brincar na rua 2) Que só é possível fazê-lo quando não temos compromissos, como emprego e, principalmente, filhos. O administrador de empresas

As maiores goleadas da Copa do Mundo: não foi só com o Brasil

O vexame do Brasil ao ser derrotado por 7 x 1 para a Alemanha, na Copa do Mundo de Futebol de 2014, ainda não foi bem digerido pelos brasileiros, mesmo agora que estamos às portas de mais uma edição da competição. Embora a derrota seja apontada como o maior fiasco do País, ao lado da

Rolar para cima
Previous
Next