Calendário Chinês 2019: os feriados que impactam no comércio exterior

Compartilhe esse artigo

O Calendário Chinês é tradicionalmente adotado por diversos países orientais. Lunissolar, ele leva em consideração não somente a posição do Sol, mas também as fases da Lua. Sendo a China o maior mercado parceiro das importações brasileiras, é preciso ficar atento às datas que afetam diretamente o comércio entre os dois países e quais são seus impactos.

Calendário Chinês

A celebração do Ano Novo Chinês merece a maior atenção. No Calendário Chinês de 2019, ele é comemorado entre 4 e 10 de fevereiro de 2019, o ano novo é um feriado nacional na China que faz com que todo o comércio e a produção do país sejam paralisados. Além disso, o fluxo migratório nacional é bastante alto. Boa parte da população retorna à sua terra natal para as comemorações.

Em relação às mercadorias, as indústrias chinesas não costumam produzir apenas parte dos produtos antes do feriado para finalizar após. Ou seja, elas apenas aceitarão pedidos que possam ser realizados integralmente antes ou depois dessa data. Mesmo que o Ano Novo dure apenas uma semana, as empresas costumam prolongar para 15 dias o feriado. Isso ocasiona um delay grande para a produção das mercadorias, que podem demorar o dobro do tempo para serem enviadas.

As principais consequências do Calendário Chinês a serem consideradas pelos importadores são a reserva de espaço, tanto no modal aéreo quanto no marítimo. Ela é dificultada nas datas próximas ao feriado por conta da crescente demanda e o aumento no valor dos fretes após o feriado. Isso ocasiona pelo blank sailing dos armadores, que consiste no cancelamento de uma viagem de um navio para tornar a oferta de espaço muito menor que a demanda.

Para evitar atrasos, é preciso que o importador tenha pré-definido e confirmado todos os detalhes do embarque com seu fornecedor com, no mínimo, 3 semanas antes do início do feriado. Além disso, não é indicado que pedidos de grande porte sejam feitos após o início de dezembro. Não somente por conta da possibilidade de atraso, mas também para garantir a qualidade dos produtos, que podem ser feitos com bastante pressa pelas empresas para cumprir as datas de entrega.

Planejamento é a palavra-chave durante esse período do ano. E para que o restante de 2019 seja positivo para as importações vindas da China, seguem abaixo outros feriados do Calendário Chinês:

Ano novo, em 01 de janeiro, que pode se estender até dia 02
Tomb Sweeping (Qingming Festival), em 05 de abril de 2019
Dia do Trabalho, de 29 de abril a 01 de maio de 2019
Dragon Boat Festival, em 07 de junho de 2019
Mid-Autumn Festival, em 13 de setembro de 2019
Golden Week (National Holiday), de 01 a 07 de outubro de 2019

A título de curiosidade, listamos também outras datas comemorativas da China. Elas não caracterizam feriados nacionais, mas representam meio período de folga ao público a que se dirigem:

Dia Internacional da Mulher, em 08 de março de 2019
Dia da Juventude, em 04 de maio de 2019

Dia das Forças Armadas, em 1º de agosto de 2019

Calendário Chinês

Mais artigos

Notícias do Mercado

Pela 1ª vez, China compra um quarto de todas as exportações brasileiras

A China nunca teve tanta importância para o comércio exterior brasileiro. Nos primeiros seis meses deste ano, 25% de tudo o que o Brasil exportou teve como destino o país asiático. Esse percentual é recorde e é mais uma marca da ascensão da segunda maior economia mundial no Brasil. No primeiro semestre de 2007, a

Blog

Drawback: 6 perguntas para entender o regime aduaneiro especial

Você sabe o que é drawback? Quem trabalha com processos logísticos internacionais, certamente já ouviu pelo menos falar sobre ele. Trata-se de um regime aduaneiro especial que incentiva as exportações de empresas industriais e comerciais. Instituído em 1966, o drawback é a suspensão ou isenção de tributos sobre insumos importados para produtos a serem exportados.

Rolar para cima