O que o cliente ganha ao colaborar com a pesquisa de satisfação?

Compartilhe esse artigo

A pesquisa de satisfação é um mecanismo que possibilita que organizações percebam se estão, de fato, realizando um trabalho satisfatório no que se refere aos produtos vendidos ou serviços prestados. Com um entrosamento maior, empresas e consumidores passam a caminhar em consonância. Dessa forma, ao expressar o que realmente acha de algum produto ou serviço, o cliente tem o poder de modificar o que não lhe satisfaz.

pesquisa de satisfação

Ainda que isso não ocorra de forma imediata, as organizações tem dado cada vez mais atenção a esses indicativos, pois representam a imagem que as pessoas têm do que lhes é oferecido. Sabendo-se claramente o que deve ser melhorado ou mantido, muitas empresas desenvolvem trabalhos voltados para esse enfoque e vêem nisso algo muito positivo.

Portanto, ao colaborar com uma pesquisa, o cliente/consumidor ajudará a melhorar um serviço que pode trazer benefícios também para o seu negócio. A pesquisa de satisfação é amplamente utilizada dentro do marketing para indicar e mensurar como os produtos e serviços oferecidos por uma empresa satisfazem ou excedem a expectativa do cliente.

Essa definição não se restringe apenas à satisfação associada ao momento do consumo, mas também leva em consideração toda vez que uma marca interage e se relaciona com seu público-alvo. Ao mensurá-la, torna-se possível compreender qual a probabilidade de um cliente voltar a comprar da sua empresa no futuro.

No entanto, desenvolver um programa de satisfação do cliente não é apenas realizar uma pesquisa de atendimento. Pesquisas fornecem a leitura que mostra onde a atenção é necessária. Grandes melhorias duradouras precisam de uma transformação fundamental na empresa, provavelmente envolvendo treinamento de equipe e mudanças culturais. O resultado pode prever, por exemplo, maior participação de mercado, marcas e reputação mais fortes e funcionários mais felizes.

pesquisa de satisfação de clientes

Mais artigos

Blog

Vanessa Pierozan: interação com diferentes culturas é um dos principais legados do Comex

A sorte de ter ingressado no mercado especializado no segundo semestre da faculdade de Comércio Exterior fez toda a diferença na minha carreira. A escolha por atuar na área não foi tão simples. Tive muitas dúvidas na época, mas logo nas primeiras disciplinas da faculdade me identifiquei muito com as atividades do Comex. Quando comecei

Blog

OEA: entenda a importância de trabalhar com uma empresa certificada

Apostar no mercado internacional é um dos passos mais importantes para empresas brasileiras em processo de expansão. Atuar com parceiros que possuam a certificação OEA (Operador Econômico Autorizado) da Receita Federal traz um indicador forte de eficiência nos processos e excelência na prestação de serviços ao mercado. De acordo com Jean Busana, Customs Operations and

Rolar para cima
Previous slide
Next slide