O que o cliente ganha ao colaborar com a pesquisa de satisfação?

Compartilhe esse artigo

A pesquisa de satisfação é um mecanismo que possibilita que organizações percebam se estão, de fato, realizando um trabalho satisfatório no que se refere aos produtos vendidos ou serviços prestados. Com um entrosamento maior, empresas e consumidores passam a caminhar em consonância. Dessa forma, ao expressar o que realmente acha de algum produto ou serviço, o cliente tem o poder de modificar o que não lhe satisfaz.

pesquisa de satisfação

Ainda que isso não ocorra de forma imediata, as organizações tem dado cada vez mais atenção a esses indicativos, pois representam a imagem que as pessoas têm do que lhes é oferecido. Sabendo-se claramente o que deve ser melhorado ou mantido, muitas empresas desenvolvem trabalhos voltados para esse enfoque e vêem nisso algo muito positivo.

Portanto, ao colaborar com uma pesquisa, o cliente/consumidor ajudará a melhorar um serviço que pode trazer benefícios também para o seu negócio. A pesquisa de satisfação é amplamente utilizada dentro do marketing para indicar e mensurar como os produtos e serviços oferecidos por uma empresa satisfazem ou excedem a expectativa do cliente.

Essa definição não se restringe apenas à satisfação associada ao momento do consumo, mas também leva em consideração toda vez que uma marca interage e se relaciona com seu público-alvo. Ao mensurá-la, torna-se possível compreender qual a probabilidade de um cliente voltar a comprar da sua empresa no futuro.

No entanto, desenvolver um programa de satisfação do cliente não é apenas realizar uma pesquisa de atendimento. Pesquisas fornecem a leitura que mostra onde a atenção é necessária. Grandes melhorias duradouras precisam de uma transformação fundamental na empresa, provavelmente envolvendo treinamento de equipe e mudanças culturais. O resultado pode prever, por exemplo, maior participação de mercado, marcas e reputação mais fortes e funcionários mais felizes.

pesquisa de satisfação de clientes

Mais artigos

Categoria de Comunicação

Prático: o profissional que garante a segurança da navegação

Em cada porto, onde as águas se encontram com a terra, uma figura essencial garante a segurança da navegação: o prático. Esse profissional altamente especializado que atua na atracação e desatracação dos navios nos portos possui um conhecimento profundo das características locais. Isso inclui correntes marítimas, profundidade do leito e ventos, o que o torna

Blog

Importação de placas solares aquece mercado de energia renovável

O mercado de importação de placas solares (energia solar fotovoltaica) apresenta uma trajetória animadora no Brasil. A  energia é atualmente a sétima fonte mais representativa na matriz energética brasileira, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Aboslar). A mesma entidade projeta um crescimento de até 44% ao ano na capacidade instalada de energia

Rolar para cima