Contêiner vira biblioteca infantil no CEI Ermelinda Potter Custódio, em Itajaí

Compartilhe esse artigo

A caixa metálica que rodou o mundo de navio para o transporte de cargas agora é espaço para a literatura e a imaginação. Uma biblioteca contêiner estruturada pela Allog, empresa especializada em logística internacional, acaba de ser inaugurada no Centro de Educação Infantil Professora Ermelinda Potter Custódio, no bairro Cidade Nova, em Itajaí (SC). A unidade foi entregue com um acervo de 1.768 títulos, entre livros infantis, de literatura e de pesquisa, arrecadados com a ajuda dos colaboradores da Allog e junto à comunidade escolar.

Totalmente adaptado, o contêiner foi pintado com uma tinta especial – o que confere mais durabilidade – e ganhou portas e janelas em vidro temperado. No interior, foi instalado sistema elétrico, sistema de monitoramento e ar condicionado doado pela Elgin. Os móveis foram feitos sob medida com doação da Bontempo, de acordo com o projeto arquitetônico assinado pela SoHo Arquitetura e com as necessidades de uma biblioteca. A entrega do contêiner teve o apoio do Tecadi, no transporte; e da Transpi, na logística da movimentação com guindaste. O projeto contou ainda com a parceria da LR Instalações Elétricas, Engeprime Sistemas de Climatização e ViaHouse Persianas.

biblioteca

Viviane Cardoso, coordenadora administrativa da Allog que esteve à frente do projeto de estruturação da biblioteca contêiner, conta que o propósito é estimular o gosto pela leitura entre as crianças e suas famílias, disponibilizando livros diversos. “Não podemos deixar os pequenos sem o hábito da leitura pela falta de acesso aos livros. Acreditamos que a educação é a principal ferramenta para a construção de uma sociedade íntegra e desenvolvida”, cita Viviane.

O Centro de Educação Infantil Professora Ermelinda Potter Custódio atende cerca de 100 crianças entre zero e cinco anos de idade. A diretora da escola, Alessandra Justi Soares, explica que a ideia é abrir a biblioteca contêiner para a comunidade, por meio de visitas agendadas de estudantes de outras unidades de ensino do bairro, além de contação de histórias. “Até o ano passado tínhamos apenas dois caixotes de madeira com livros infantis na sala dos professores, o que não facilitava o acesso das crianças à leitura. Esta biblioteca contêiner é um grande sonho realizado”, cita Alessandra.

A Allog incentiva a leitura infantil por meio de diferentes ações ao longo do ano. Em 2019, distribuiu para filhos de clientes e também em escolas públicas de Itajaí o gibi Turminha da Allog – Do Outro Lado do Mundo, que apresentava a logística internacional para o público infantil. Em outubro deste ano, lançou a segunda edição do gibi especial com “As Aventuras do Alloguito – Todos Contra o Vírus”, para ler e colorir. “Nosso objetivo é criar melhorias sustentáveis na qualidade de vida das pessoas, atuando principalmente nas cidades onde estamos presentes e buscando agregar algo a mais na vida da comunidade”, completa Luciana Adamis, gerente de responsabilidade social da Allog.

biblioteca

Mais artigos

energia solar
Geral

Energia solar será maior fonte de eletricidade do mundo até 2027

A energia solar fotovoltaica deverá se tornar a maior fonte de eletricidade do mundo até 2027, indica estudo da Agencia Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês). A estimativa é de que a potência acumulada da tecnologia quase triplique nos próximos cinco anos, chegando a -2,3 TW. O aumento do uso global de energia

metrô no Catar
Torcedor Allog 2022

Metrô no Catar: viajar na Copa do Mundo 2022 será muito fácil

Você sabia que as linhas de metrô no Catar devem facilitar a vida de muito torcedor que for assistir à competição ao vivo e a cores? Uma linha com 221,9 quilômetros permitindo acesso aos 8 estádios do Mundial de Futebol. É isso que os torcedores vão encontrar no Catar, em novembro deste ano. O comitê

Rolar para cima