A captação é uma atividade voltada ao desenvolvimento de campanhas que objetivam conscientizar a população quanto à importância da doação de sangue. O trabalho, volta-se para assegurar a quantidade necessária de doadores e aprimorar o perfil das doações, garantindo a elevação de qualidade do sangue coletado e transfundido.
A maior ferramenta de trabalho na captação é a comunicação social que deve ser clara, simples e objetiva. Ela busca o objetivo final que é ter sangue com qualidade e quantidade suficiente para o atendimento dos hospitais e clínicas.
No HEMOSC, o Setor de Captação está vinculado à área técnica. Tem como programas básicos os seguintes:
Estes programas têm como filosofia a busca constante de doadores espontâneos e altruístas. Compreende a doação de sangue como uma atitude de solidariedade, responsabilidade social e coletiva.
O setor de captação de doação de sangue:
No decorrer dos últimos 20 anos, com a realização de inúmeras atividades, vem transformando o perfil das doações de sangue. Mesmo com todas as facilidades de informação e comunicação, ainda existe desconhecimento e equívocos sobre a doação de sangue.
Há poucos anos, a grande maioria das doações, cerca de 95%, eram realizadas por familiares de pacientes internados em unidades hospitalares, as quais chamamos de doações vinculadas. Doava-se apenas quando alguém estava necessitando. Com a padronização, aliadas a campanhas de marketing, nossa cultura vem se transformando gradativamente, fazendo com que as doações espontâneas e altruístas superem as vinculadas. Atualmente, o HEMOSC conta com a participação de aproximadamente 85% de doações espontâneas em todo o Estado.
O doador espontâneo, habitual e responsável:
É o principal alvo da Captação de Doadores, pois ele, consciente das necessidades e demandas, bem como das rotinas estabelecidas, vem colaborando com a manutenção dos estoques de sangue do HEMOSC.
Todos podem participar!
Se você não pode ser um doador, seja um divulgador!