Drop & Pick e Live Unload nos EUA: uma análise detalhada

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No dinâmico mundo do transporte rodoviário, a escolha entre as modalidades de entrega Drop & Pick e Live Unload nas exportações para os Estados Unidos impacta diretamente na eficiência, custos e resultado da operação. Joice Jamile Farias, consultora de vendas do Grupo Allog, destaca que cada método possui suas vantagens e desvantagens, e a decisão ideal depende das necessidades específicas de cada remessa.

Na modalidade Drop & Pick, a transportadora entrega um contêiner cheio no armazém do cliente e retorna para buscar o vazio assim que o receptor avisar que a carga foi desovada. É ideal para situações de estoques altos e necessidade de maior tempo para descarregamento ou quando o receptor não tem mão de obra disponível para desovar naquele exato momento, proporcionando flexibilidade ao cliente.

Já no Live Unload, o transportador, ao chegar no local do receptor, aguarda enquanto a mão de obra do local faz o processo de desova. Com ela finalizada, o caminhoneiro retorna o vazio. A recomendação é utilizar esta modalidade em momentos de alta demanda e alto giro de estoques, otimizando o tempo e a mão de obra.

Neste post, comparamos as duas formas de desova comumente utilizadas nos Estados Unidos: Drop & Pick e Live Unload. Em conjunto com o agente de carga, é possível avaliar qual modalidade se encaixa melhor para cada necessidade conforme o Incoterm utilizado. O Grupo Allog conta com uma equipe de profissionais altamente especializados para auxiliar na escolha da melhor solução.

Drop & Pick e Live Unload

Drop & Pick:

Vantagens Drop & Pick:

  • Menos tempo de espera para o motorista, pois ele deixa um trailer carregado e pega outro já pronto. Essa agilidade na troca de contêineres otimiza o tempo do motorista na estrada, aumentando sua produtividade e, consequentemente, o potencial de ganhos.
  • O motorista não precisa agendar horários rígidos de carga e descarga. Essa flexibilidade permite que ele se adapte às necessidades do cliente e do roteiro de entrega, sem a rigidez de horários pré-definidos.
  • Traz flexibilidade ao receptor em termos do planejamento com sua mão de obra, pois o descarregamento não precisa ser feito naquele exato momento.
  • O importador tem mais controle sobre o fluxo de estoque, pois o contêiner cheio fica à disposição para descarregar quando for melhor para o importador, usando o contêiner como depósito.
  • O ideal é que o retorno do caminhoneiro para buscar o contêiner vazio não ultrapasse 4 dias úteis, evitando custos de demurrage diários por parte do armador, como também diárias do chassis.
  • No Drop & Pick, o caminhoneiro desengata o chassis com o contêiner cheio e vai embora. O importador/exportador faz o carregamento ou descarregamento sem a espera do caminhoneiro. Este é contatado para buscar o contêiner após a finalização, cobrado por essa viagem adicional. Dependendo da operação, quando há regularidade, não há viagem adicional, já que aproveita-se a troca de um cheio por um vazio.

Desvantagens Drop & Pick:

  • É importante ter um sistema eficiente para rastrear os contêineres vazios. Sem um sistema robusto de rastreamento, existe o risco dos equipamentos serem perdidos ou extraviados, gerando custos adicionais e atrasos na operação.
  • Se o contêiner vazio não for devolvido dentro do prazo, podem ocorrer custos adicionais, como o demurrage, que é a taxa cobrada pelo atraso na devolução do equipamento. Pode ser um custo significativo para o importador ou exportador, especialmente em caso de atrasos prolongados.
  • Em rotas longas, o valor extra do Drop & Pick se torna mais caro, pois o valor é calculado em cima da distância. O Drop & Pick se torna menos caro em rotas de curta quilometragem.

Live Unload:

Vantagens Live Unload:

  • O receptor não precisa ficar controlando os contêineres e quanto tempo está com eles a fim de calcular o risco de custo de não retorno do vazio.
  • Quando o giro de estoque é rápido, o Live Unload pode ser mais eficiente, pois o contêiner não precisa ser usado como armazém. Essa otimização do uso do equipamento evita que ele fique parado no pátio do cliente, liberando-o para outras entregas e reduzindo custos com armazenagem.
  • Nesta modalidade, o caminhoneiro geralmente oferece 1 hora livre sem cobrança para coleta/entrega. Após esse período, é cobrado um valor por hora.

Desvantagens Live Unload:

  • O motorista precisa esperar enquanto a carga é descarregada, o que pode levar horas. Esse tempo de espera pode ser frustrante para os motoristas e pode levar a atrasos na entrega das próximas cargas.
  • É necessário agendar horários de carga e descarga com antecedência. A rigidez de horários pode dificultar a adaptação do cliente às necessidades do roteiro de entrega, especialmente em situações de imprevistos.
  • Se a descarga demorar mais do que o previsto, podem ocorrer custos extras com horas extras para os funcionários do armazém. Esses custos adicionais podem impactar negativamente a lucratividade da operação. A demora do live unload também pode ser cobrada por parte do caminhoneiro, que precisa ficar esperando no local enquanto o contêiner é desovado.

Qual a melhor opção para o seu negócio?

A melhor opção sempre dependerá de diversos fatores, como:

  • Giro de estoque: se o giro de estoque for rápido, o Live Unload pode ser mais eficiente. Em situações de alto giro de estoque, o Live Unload permite que o contêiner seja liberado rapidamente para novas entregas, otimizando o uso do equipamento.
  • Custos: é importante considerar os custos de ambos os métodos, incluindo custos com equipamentos, bem como a responsabilidade de pagamento por eles. Na modalidade DDP, por exemplo, todos os custos extras serão de responsabilidade do exportador e, por isso, é muito importante que estejam alinhados com o importador para que não ocorram custos adicionais não provisionados ou que possam ser negociados posteriormente com o importador.
  • Live Unload: é bom para receptores que conseguem desovar rapidamente e não têm problemas em cumprir os horários de agendamento ou dificuldade em absorver estoque naquele momento.
  • Drop & Pick: bom para receptores que, por natureza do negócio, precisam de mais tempo em termos de planejamento para desovar um contêiner. Se este mesmo local for uma rota curta em termos de quilometragem, há também uma grande economia no custo em comparação ao Live Unload.
  • Para o Drop & Pick ser eficiente, o receptor deve ter um controle rígido de quanto tempo está em posse de contêineres cheios e vazios para evitar custos do armador.

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Ainda tem dúvidas sobre Drop & Pick e Live Unload e quer saber mais sobre as diferentes modalidades no transporte rodoviário?  Contate um de nossos especialistas.

Joice-jamile-farias

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