Contêiner ou container: você também fica com dúvida quanto a grafia?

Compartilhe esse artigo

Contêiner ou container? No início da navegação marítima as mercadorias eram transportadas por meio de tonéis. Como naquela época não havia eletricidade para os guindastes e muito menos empilhadeiras mecânicas, os tonéis eram as embalagens ideais por serem resistentes, fáceis de manusear no embarque e desembarque de produtos e práticos para rolarem na prancha de embarque existente nos antigos navios. E assim os anos passaram e a história do Contêiner foi evoluindo.

contêiner ou container

E COMO UMA CAIXA DE AÇO MUDOU O MUNDO?

O transporte de contêiner ou container sustenta a economia global, movendo US$ 4 trilhões em mercadorias por ano, incluindo itens como roupas, eletrônicos, alimentos e máquinas pesadas.

SAIBA A MANEIRA CORRETA DE ESCREVER: contêiner ou container?

A palavra “contêiner” é apenas o resultado do aportuguesamento da grafia “container” em inglês. Inclusive já está registrada em nossos dicionários: Houaiss, Aulete e Michaelis. Sempre tem o mesmo significado: é um recipiente de metal ou madeira, geralmente de grandes dimensões, destinado ao acondicionamento e transporte de carga em navios, trens etc.

AS VARIAÇÕES PROVÊM DAS DIFERENTES LÍNGUAS FALADAS

Contêiner (português brasileiro);
Contentor (português europeu);
Container (inglês);
Contenedor (espanhol).

Caso escreva em outro idioma, recomenda-se usá-las entre aspas ou em itálico. Podemos escrever em qualquer idioma, desde que sigamos também as regras básicas do português, escrevendo os plurais neste mesmo idioma escolhido:

Contêiner – Contêineres;
Contentor – Contentores;
Container – Containers.
Contenedor – Contenedores.

>> Faça download gratuito do eBook Dicionário do Comex, aqui!

contêiner ou container

 

Mais artigos

Blog

Microclima particular de Biondi Santi Brunello di Montalcino

Os vinhos de Biondi Santi são feitos a partir de 100% Sangiovese e muitos argumentam que a sua é a mais pura e mais profunda interação da nobre uva Toscana. Biondi Santi é conhecida por ser uma das grandes propriedades tradicionalistas, cujo foco e objetivo é criar vinhos de poder e delicadeza, que têm a

mulheres na arbitragem
Torcedor Allog 2022

Mulheres na arbitragem: catarinense é primeira brasileira na Copa

O Mundial no Catar será o primeiro da história da competição com mulheres na arbitragem. Entre os 36 árbitros e 69 árbitros assistentes selecionados pela entidade promotora da competição, foram escolhidas seis mulheres. Três delas são árbitras: a francesa Stéphanie Frappart, a ruandesa Salima Mukansanga e a japonesa Yoshimi Yamashita. Outras três são assistentes de

Rolar para cima
Previous slide
Next slide