Contêiner ou container: você também fica com dúvida quanto a grafia?

Compartilhe esse artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Contêiner ou container? No início da navegação marítima as mercadorias eram transportadas por meio de tonéis. Como naquela época não havia eletricidade para os guindastes e muito menos empilhadeiras mecânicas, os tonéis eram as embalagens ideais por serem resistentes, fáceis de manusear no embarque e desembarque de produtos e práticos para rolarem na prancha de embarque existente nos antigos navios. E assim os anos passaram e a história do Contêiner foi evoluindo.

contêiner ou container

E COMO UMA CAIXA DE AÇO MUDOU O MUNDO?

O transporte de contêiner ou container sustenta a economia global, movendo US$ 4 trilhões em mercadorias por ano, incluindo itens como roupas, eletrônicos, alimentos e máquinas pesadas.

SAIBA A MANEIRA CORRETA DE ESCREVER: contêiner ou container?

A palavra “contêiner” é apenas o resultado do aportuguesamento da grafia “container” em inglês. Inclusive já está registrada em nossos dicionários: Houaiss, Aulete e Michaelis. Sempre tem o mesmo significado: é um recipiente de metal ou madeira, geralmente de grandes dimensões, destinado ao acondicionamento e transporte de carga em navios, trens etc.

AS VARIAÇÕES PROVÊM DAS DIFERENTES LÍNGUAS FALADAS

Contêiner (português brasileiro);
Contentor (português europeu);
Container (inglês);
Contenedor (espanhol).

Caso escreva em outro idioma, recomenda-se usá-las entre aspas ou em itálico. Podemos escrever em qualquer idioma, desde que sigamos também as regras básicas do português, escrevendo os plurais neste mesmo idioma escolhido:

Contêiner – Contêineres;
Contentor – Contentores;
Container – Containers.
Contenedor – Contenedores.

Baixe o e-book de medidas de contêiner em PDF

Mais artigos

Mulheres no mercado de trabalho: elas ainda estão em desvantagem

Mulheres são menos propensas a participar do mercado de trabalho do que os homens e têm mais chances de estarem desempregadas na maior parte dos países do mundo, afirma recente estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT), lançado no ano passado. No Brasil, as mulheres no mercado trabalho que trabalham com remuneração recebem 20% menos

Escola de Negócios lança projeto Jornada Allog

A Escola de Negócios da Univali, em parceria com a Allog, lançou o projeto Jornada Allog, no intuito de incentivar os acadêmicos a gerarem conteúdos na área de Comércio Exterior, para avaliação da empresa e veiculação dos materiais selecionados no blog Allog, que possui em média oito mil acessos por mês.   A primeira ação

Rolar para cima
Previous
Next