Exportações do mercado da saudade: crescem em diferentes países

Compartilhe esse artigo

Você já ouviu falar das exportações do mercado da saudade?

Saudade é uma palavra que só existe no português e é usada pelos brasileiros para expressar o sofrimento causado pela falta que sentem de algo, alguém ou do país que deixaram para trás. Mas saudade tem virado um mercado promissor para a exportação de produtos verde e amarelo, principalmente àqueles em que a colônia brasileira é maior.

No primeiro trimestre de 2023, as exportações destes produtos cresceram 29,1% na comparação com o mesmo período do ano anterior, somente no Grupo Allog.

exportações do mercado da saudade

Segundo levantamento do setor de exportações da Allog, na lista de produtos “made in brazil” exportados estão queijos e requeijão, raízes de mandioca, salepo, tupinambos e batata-doce. Além disso, aparecem o arroz, chocolates e derivados de cacau, pão de queijo e pasta para produção de produtos de padaria, pastelaria e da indústria de bolachas.

Principal comprador: Estados Unidos

Rodrigo Portes, gerente de contas do Grupo Allog, explica que a lista de produtos das exportações do mercado da saudade é grande e conta também com tapioca, frutas e outras partes comestíveis de plantas, palmito, sucos, água de coco e águas gaseificadas, além de madeira, carvão vegetal e obras de madeira.

O levantamento do Grupo Allog indica que os Estados Unidos concentram a maior parte das exportações do mercado da saudade, mas o continente europeu e a Austrália também se destacam entre os maiores compradores de produtos típicos do Brasil.

Rodrigo explica que, quando o exportador não possui carga suficiente para preencher um contêiner, a Allog indica o “part load”, um método de transporte marítimo em que as cargas de vários exportadores são consolidadas em um único contêiner, dividindo os custos entre os exportadores. “É uma opção viável para empresas que não precisam de um contêiner inteiro para seus produtos”, diz.

O Grupo Allog possui uma ampla rede de contatos entre exportadores, importadores e distribuidores. Com isso, consegue realizar uma conexão entre as partes, assim como viabilizar a logística de exportação.

 

exportações do mercado da saudade

Mais artigos

Blog

Mulheres no mercado de trabalho: elas ainda estão em desvantagem

Mulheres são menos propensas a participar do mercado de trabalho do que os homens e têm mais chances de estarem desempregadas na maior parte dos países do mundo, afirma recente estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT), lançado no ano passado. No Brasil, as mulheres no mercado trabalho que trabalham com remuneração recebem 20% menos

Blog

Felicidade no trabalho: veja o que a Bruna Luiza Spaniol Hubner tem a dizer

Felicidade no trabalho é quando chega o final do dia de uma sexta-feira, você está cansado da rotina da semana mas, mesmo assim, se sente bem e realizado. Estar no trabalho é algo prazeroso e eu sou feliz na Allog, pois a cada dia aprendo algo novo. A cada semana, novos desafios me ajudam a

Rolar para cima
Previous slide
Next slide