Exportações do mercado da saudade: crescem em diferentes países

Compartilhe esse artigo

Você já ouviu falar das exportações do mercado da saudade?

Saudade é uma palavra que só existe no português e é usada pelos brasileiros para expressar o sofrimento causado pela falta que sentem de algo, alguém ou do país que deixaram para trás. Mas saudade tem virado um mercado promissor para a exportação de produtos verde e amarelo, principalmente àqueles em que a colônia brasileira é maior.

No primeiro trimestre de 2023, as exportações destes produtos cresceram 29,1% na comparação com o mesmo período do ano anterior, somente no Grupo Allog.

exportações do mercado da saudade

Segundo levantamento do setor de exportações da Allog, na lista de produtos “made in brazil” exportados estão queijos e requeijão, raízes de mandioca, salepo, tupinambos e batata-doce. Além disso, aparecem o arroz, chocolates e derivados de cacau, pão de queijo e pasta para produção de produtos de padaria, pastelaria e da indústria de bolachas.

Principal comprador: Estados Unidos

Rodrigo Portes, gerente de contas do Grupo Allog, explica que a lista de produtos das exportações do mercado da saudade é grande e conta também com tapioca, frutas e outras partes comestíveis de plantas, palmito, sucos, água de coco e águas gaseificadas, além de madeira, carvão vegetal e obras de madeira.

O levantamento do Grupo Allog indica que os Estados Unidos concentram a maior parte das exportações do mercado da saudade, mas o continente europeu e a Austrália também se destacam entre os maiores compradores de produtos típicos do Brasil.

Rodrigo explica que, quando o exportador não possui carga suficiente para preencher um contêiner, a Allog indica o “part load”, um método de transporte marítimo em que as cargas de vários exportadores são consolidadas em um único contêiner, dividindo os custos entre os exportadores. “É uma opção viável para empresas que não precisam de um contêiner inteiro para seus produtos”, diz.

O Grupo Allog possui uma ampla rede de contatos entre exportadores, importadores e distribuidores. Com isso, consegue realizar uma conexão entre as partes, assim como viabilizar a logística de exportação.

 

exportações do mercado da saudade

Mais artigos

Blog

Cadeia do Varejo: a crescente necessidade de logística global

O advento revolucionário do e-commerce mudou quase completamente a cadeia do varejo. Antes do surgimento das compras on-line, grandes empresas com maior reconhecimento de marca e alcance físico mais amplo tinham uma vantagem definitiva na captura do mercado consumidor. Empresas menores e startups foram, portanto, limitadas à exposição local. Além disso, tinham menor participação de

Blog

Campanha Logística do Vinho divulga ganhadora da viagem

Gabriela Mariana, da Moinho Comercial e Exportação, foi a grande vencedora do concurso da campanha Logística do Vinho. A ação de marketing foi realizada pela Allog, empresa especializada em logística internacional entre 6 de maio e 12 de junho. Gabriella teve o nome divulgado pelo sorteio online do Instagram da Allog entre os clientes participantes.

Rolar para cima