Cadeia do Varejo: a crescente necessidade de logística global

Compartilhe esse artigo

O advento revolucionário do e-commerce mudou quase completamente a cadeia do varejo. Antes do surgimento das compras on-line, grandes empresas com maior reconhecimento de marca e alcance físico mais amplo tinham uma vantagem definitiva na captura do mercado consumidor. Empresas menores e startups foram, portanto, limitadas à exposição local. Além disso, tinham menor participação de mercado e oportunidades de negócios.

Cadeia do varejo

Hoje, o e-commerce removeu a barreira de entrada para iniciar um novo negócio. Deu uma plataforma para pequenos e novos varejistas competirem no mesmo nível dos estabelecidos e reconhecidos mundialmente. Isso resulta em um crescente mercado internacional, onde startups locais podem se tornar globais mesmo sem presença física no mercado.

Hong Kong: a base ideal para os negócios

Com o comércio eletrônico internacional crescendo mais rápido, a cadeia do varejo tem escolhido Hong Kong para sua base. De fato, um estudo recente revelou que Hong Kong é um dos principais mercados da Ásia. É onde varejistas transnacionais podem crescer duas a três vezes mais rápido que a média global.

Talvez um grande fator para esse desenvolvimento seja a política de livre comércio da cidade. Não há impostos sobre bens que entram e saem de Hong Kong. Então as empresas economizam custos quando importam seus produtos de suas fábricas no sul da China e os clientes podem devolver os produtos com facilidade.

A necessidade de um parceiro logístico confiável

Empresas da cadeia do varejo que vão do mercado local ao internacional não podem contar apenas com a sorte. Além da excelente qualidade do produto e do profundo conhecimento de seus mercados-alvo, é importante que as empresas da cadeia do varejo encontrem um parceiro de logística confiável, com forte conhecimento em sua localização de base e que facilite o comércio de maneira eficiente. As startups também ganham uma vantagem incrível utilizando uma rede global para melhorar a experiência de seus clientes. Desta forma, também mantêm sua reputação em toda as entregas.

Trabalhar com uma empresa com presença internacional ajuda as empresas a fornecerem melhores serviços e produtos aos seus clientes. Um experiente parceiro de logística tem a expertise para lidar com desembaraço aduaneiro e navegar por tramites da logística internacional. Desta forma, deixa os varejistas com mais tempo para explorar oportunidades de negócios em seus mercados-alvo.

Logística global para crescer

Mover produtos e serviços de um lugar para outro exige gerenciamento de logística. A mesma estratégia de gerenciamento da cadeia de suprimentos é usada na logística global – apenas o número de variáveis é amplificado. Uma das melhores definições de logística é “o processo de planejar, implementar e controlar o fluxo eficiente de bens e serviços desde o ponto de origem até o ponto de consumo”.

As vantagens de desenvolver uma logística global eficaz são muitas: novas oportunidades de receita de novos mercados são as mais óbvias. Mas também maiores economias de escala e menor custo de sourcing para tudo. Desde componentes até mão de obra.

Conectar e colaborar com parceiros comerciais é essencial para que a cadeia do varejo reduza o tempo de ciclo de pedidos de compra e os custos de transporte de inventário, enquanto gerenciam e medem melhor o desempenho do fornecedor e da operadora.

A Allog ajuda a cadeia do varejo a se conectar com fornecedores e parceiros logísticos de forma eficaz e confiável. O objetivo é melhorar a precisão logística, a agilidade da cadeia de suprimentos e a satisfação do cliente. Para tirar dúvidas ou encontrar soluções que ofereçam o menor custo, maior eficiência e segurança nos processos de logística integrada, entre em contato conosco.

Página de conteúdo viral encara o Comex de forma divertida

Dicionário do COMEX simplifica termos do comércio exterior

Cadeia do varejo

Mais artigos

Golden Week
Blog

Golden Week na China: como antecipar a importação da carga

Você já ouviu falar em Golden Week na China? Não importa se você é um novo importador ou um comprador regular da China, convêm ter em mente os feriados chineses para a programação de pedidos. A Golden Week – que comemora a fundação da República Popular da China e que em 2023 ocorrerá de 29

Blog

Dia da Consciência Negra: Allog lança campanha para valorizar inclusão

A inclusão de negros e afrodescendentes no mercado de trabalho está na pauta de debates do Dia da Consciência Negra na Allog, empresa de logística internacional. Sem fazer distinção pela cor da pele de seus funcionários, as empresas têm buscado desenvolver iniciativas em gestão de pessoas para fomentar a equidade de etnias. No que tange

Rolar para cima
Previous slide
Next slide