Fraternidade Sem Fronteiras: Allog leva equipamentos de padaria para Moçambique

Compartilhe esse artigo

Uma operação logística internacional acaba de levar esperança, capacitação e autonomia a centenas de pessoas atendidas pela ONG Fraternidade Sem Fronteiras, em Moçambique. Em uma ação conjunta, nós aqui do Grupo Allog e o armador MSC transportaram equipamentos de padaria para o projeto da organização humanitária, que atua em comunidades em situação de extrema vulnerabilidade na África.

A carga, embarcada no porto de Rio Grande (RS) e desembarcada em Maputo, capital moçambicana, contém maquinários de panificação que irão expandir a padaria comunitária do projeto Fraternidade Sem Fronteiras (FSF). A iniciativa visa gerar empregos, renda e segurança alimentar para a comunidade local, em um modelo de negócio social autossustentável.

“Nosso papel foi conectar a solidariedade à logística. Acreditamos que a expertise da Allog pode ser usada não apenas para negócios, mas também para transformar realidades”, destaca Eduardo Meira, nosso diretor de Desenvolvimento Humano e Organizacional.

fraternidade_sem_fronteiras_allog_africa

Operação complexa

O transporte da carga enfrentou desafios devido à complexidade de trâmites internacionais e a dificuldades operacionais. Apesar disso, a operação foi concluída com sucesso, graças ao comprometimento das equipes envolvidas.

>>> Nação Ubuntu: Allog apoia 50 crianças em campo de refugiados na África

 

A MSC, líder mundial no transporte marítimo de contêineres, foi nossa parceira fundamental na viabilização da operação, que contou com o apoio e com a sensibilização tanto de executivos brasileiros quanto da matriz, em Genebra, Suíça.

fraternidade_sem_fronteiras_allog_africa

Panificação com propósito

A padaria de Moçambique, criada há cerca de quatro anos, é um dos projetos estruturantes da Fraternidade Sem Fronteiras na região. Com os novos equipamentos enviados, a estrutura será ampliada para atender mais pessoas, incluindo mães atendidas pela ONG e jovens que participam de programas educativos.

fraternidade_sem_fronteiras_allog_africa

Além de produzir pães para consumo interno, a padaria também fornece alimentos para caravaneiros voluntários que visitam o projeto e vende os produtos para gerar recursos, criando um ciclo virtuoso de autonomia local. O impacto vai além da alimentação: a expansão da padaria representa capacitação profissional, inclusão econômica e uma nova perspectiva de futuro para famílias inteiras.

Solidariedade e responsabilidade social

Segundo Eduardo Meira, o projeto reforça uma visão mais ampla sobre o papel das empresas no mundo atual. “Usar nossa estrutura logística para causas humanitárias como essa é uma forma concreta de exercer responsabilidade social. Esse é o tipo de iniciativa que nos inspira a fazer mais e melhor”, afirma o diretor.

fraternidade_sem_fronteiras_allog_africa

A Fraternidade Sem Fronteiras atua em 9 países, 6 no continente africano, com projetos que envolvem alimentação, educação, nutrição, saúde e geração de renda. Em Moçambique a FSF atende mais de 14 mil pessoas, entre elas a maioria crianças órfãs, idosos e adolescentes em situação de extrema vulnerabilidade.

Com os equipamentos já em solo moçambicano, seguimos segue apoiando a entrega rodoviária até o destino final, no interior do país, onde está localizada a unidade do projeto. A previsão é que a padaria comece a funcionar com sua nova estrutura ainda este ano, gerando impacto imediato na comunidade.

Mais artigos

allog cervejaria alemanha brasil carga projeto
Ações

Logística Complexa: cervejaria da Alemanha para o Brasil

O Grupo Allog concluiu com sucesso uma operação de logística complexa envolvendo multimodais, com o transporte de uma linha de produção de uma cervejaria alemã para o Brasil. A operação, que envolveu cargas sobredimensionadas, prazos apertados e diferentes etapas, exigiu um planejamento logístico detalhado e meticuloso. Carga projeto de grandes dimensões O projeto consistiu no

pesquisa de satisfação
Blog

Como a pesquisa de satisfação ajuda seu negócio?

Saber o que um cliente pensa e deseja é o primeiro passo para se conseguir sucesso nos negócios. Afinal, como você vai querer conquistar o público com os seus produtos e serviços se não há possibilidade de saber se eles estão satisfeitos com sua marca ou serviço? O cliente é o grande validador do negócio,

Rolar para cima