Importações da China são aquecidas por Natal e Black Friday

Compartilhe esse artigo

Produtos como enfeites natalinos, eletroeletrônicos e utensílios domésticos aquecem as importações da China com a proximidade do final do ano. Maiara Cordova, gerente de produtos da Allog, explica que entre os meses de julho e setembro, a importação de artigos para enfeites natalinos chega a crescer 40%. Já no segmento de eletroeletrônicos e utensílios domésticos, esta alta varia em até 35% na comparação com os demais meses do ano.

Maiara avalia, no entanto, que como o país ainda vivencia um período de retração econômica e instabilidade cambial, o mercado deve apresentar uma curva menos acentuada em 2019, com uma alta que varia entre 25% e 30%. A especialista explica que as demandas de importações da China para o Natal são bem variadas. “Elas impactam desde itens de decoração e enfeites a bens de consumo que se tornam presentes nesse período do ano”, diz.

importações da China

Alta nas compras

Historicamente, o segundo semestre é conhecido por registrar alta nas  compras brasileiras no exterior. As importações da China são impulsionadas principalmente pelas demandas de Natal e Black Friday. “Ter uma programação mais próxima da realidade, com antecedência, evita problemas de espaço ou tarifas acima da média”, recomenda. Além disso, contar com prestador de confiança e experiente torna-se essencial. Ele poderá oferecer um trabalho analítico sobre as demandas e mais força junto aos armadores na busca por espaço. “Além disso, terá um olhar clínico para analisar todas as possibilidades e alternativas fora do trivial. Isso pode garantir o melhor tempo de trânsito ou condição de frete”, completa.

Entenda como a alta demanda de cargas afeta as importações e as exportações aqui.

Além de contar com um prestador experiente, parcerias de longo prazo entre cliente e fornecedor permitem que se desenvolva uma intimidade profissional muito maior. “Desta forma, o prestador conhecerá a necessidade de cada importador e entenderá como funciona a sazonalidade de cada produto. Isso permite prever projeções futuras”, explica Maiara. A fidelidade com um parceiro e o relacionamento de longo prazo de torna um diferencial muito importante nesse contexto.

Para saber mais sobre o assunto, baixe nosso e-book do Peak Season.

importações da China

Mais artigos

Blog

Exportação de madeira: empresa cresce 42%

A exportação de madeira intermediada pela Allog, empresa especializada em logística internacional, cresceu 42% em volume de contêineres no intervalo de janeiro a junho deste ano na comparação com o mesmo período de 2017. América do Norte, Europa e Ásia lideram a lista de continentes com maior presença de produtos florestais brasileiros movimentados pela empresa.

Blog

Allog aumenta em 56% importações de Portugal para o Brasil

As importações de Portugal  para o Brasil cresceram 56% em número de processos na Allog International Transport no ano de 2017, na comparação com o ano anterior. Entre os principais produtos importados do país estão commodities, alimentos e bebidas, maquinários, artigos domésticos, agrobusiness, madeiras, móveis, celulose, pedras, pisos e vidros. Segundo dados do Ministério da

Rolar para cima