Transporte aéreo: por que contratar um agente de carga?

Compartilhe esse artigo

De forma positiva, o tráfego de carga no transporte aéreo vem crescendo nos últimos anos devido às vantagens que o serviço oferece. No Brasil, segundo um estudo da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), mesmo com a facilidade que o transporte aéreo representa para um país com dimensões continentais, a logística de cargas por avião ainda é pouco aproveitada. Menos de 20% da capacidade (em peso) para transporte de cargas nas aeronaves é utilizada. Dados do Ministério da Fazenda aponta que somente as exportações realizadas nos aeroportos internacionais de Guarulhos (SP), Viracopos (SP), Galeão (RJ) e Confins (MG) em 2016, somaram cerca US$ 6 bilhões, ou 55,7% das exportações por via aérea.

transporte aéreo

Um dos motivos pelos quais o transporte aéreo é utilizado é a urgência de entregas de algumas cargas. Assim, dentro dos princípios do mercado global, o agente de carga no transporte aéreo tem importante participação, pois atua como um mediador entre o transportador e o exportador ou importador. Sua participação é fundamental também para o planejamento da capacidade e da consolidação das cargas, além de promover a comunicação com o cliente. Por outro lado, ele oferece comodidade, uma vez que importadores e exportadores não necessitam possuir conhecimentos de logística internacional.

Para realizar a consolidação da carga, o agente de cargas tem papel fundamental na contratação do serviço, oferecendo vantagens como o próprio relacionamento com a companhia de transporte, o que traz aos clientes melhores condições para negociações de taxas de frete, além das vantagens relacionadas ao custo.  Ele também é responsável pelo o acompanhamento do fluxo operacional (follow up) que pode ser adequado de forma customizada e através de acesso a qualquer hora do dia.

Por agregar vários serviços, o agente de cargas precisará de know-how para compreender o dinamismo do transporte em si, acompanhando de perto a volatilidade do mercado e desenhando um cenário que melhor se adeque às necessidades dos clientes. Como o transporte aéreo caracteriza-se pela agilidade e rapidez, é fato que o agente de cargas terá um grande desafio em analisar cada demanda, pois o timing será essencial para a confiabilidade da empresa perante o mercado internacional.

Porém, mesmo com todas as vantagens de se utilizar o agente de cargas, é fator fundamental que essa figura se caracterize como parceiro estratégico para desenvolvimento de novos negócios, solidez financeira e redução de custos para as empresas. Para que isso ocorra, é necessário um profundo envolvimento com as necessidades do cliente, entender seu dia a dia, estar aderente aos seus valores e criar uma relação de intimidade. São fatores que nós, da Allog International Transport, cultuamos e propagamos aos nossos clientes (internos e externos), fornecedores e parceiros.

transporte aéreo

Mais artigos

DDP aos Estados Unidos
Geral

DDP aos Estados Unidos: cotação pode sofrer alterações

A mudança no cenário das cotações DDP aos Estados Unidos pode impactar as empresas que exportam para o país. Hoje, as cotações DDP (Delivered Duty Paid) são baseadas no acordo GSP (Generalized System of Preferences), do qual o Brasil é signatário. Isso significa que, quando determinado HS Code (Sistema Harmonizado de Descrição e Codificação de

exportações de calçados
Geral

Exportações de calçados: vendas crescem 31,3% no semestre

Boas notícias no mercado de exportações de calçados. As vendas externas do setor cresceram 31,3% no primeiro semestre deste ano, comparado com o mesmo período do ano passado, conforme dados da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). A entidade aponta que, entre janeiro e junho, as exportações de calçados somaram 75 milhões de pares

Rolar para cima
Previous slide
Next slide