Transporte aéreo: por que contratar um agente de carga?

Compartilhe esse artigo

De forma positiva, o tráfego de carga no transporte aéreo vem crescendo nos últimos anos devido às vantagens que o serviço oferece. No Brasil, segundo um estudo da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), mesmo com a facilidade que o transporte aéreo representa para um país com dimensões continentais, a logística de cargas por avião ainda é pouco aproveitada. Menos de 20% da capacidade (em peso) para transporte de cargas nas aeronaves é utilizada. Dados do Ministério da Fazenda aponta que somente as exportações realizadas nos aeroportos internacionais de Guarulhos (SP), Viracopos (SP), Galeão (RJ) e Confins (MG) em 2016, somaram cerca US$ 6 bilhões, ou 55,7% das exportações por via aérea.

transporte aéreo

Um dos motivos pelos quais o transporte aéreo é utilizado é a urgência de entregas de algumas cargas. Assim, dentro dos princípios do mercado global, o agente de carga no transporte aéreo tem importante participação, pois atua como um mediador entre o transportador e o exportador ou importador. Sua participação é fundamental também para o planejamento da capacidade e da consolidação das cargas, além de promover a comunicação com o cliente. Por outro lado, ele oferece comodidade, uma vez que importadores e exportadores não necessitam possuir conhecimentos de logística internacional.

Para realizar a consolidação da carga, o agente de cargas tem papel fundamental na contratação do serviço, oferecendo vantagens como o próprio relacionamento com a companhia de transporte, o que traz aos clientes melhores condições para negociações de taxas de frete, além das vantagens relacionadas ao custo.  Ele também é responsável pelo o acompanhamento do fluxo operacional (follow up) que pode ser adequado de forma customizada e através de acesso a qualquer hora do dia.

Por agregar vários serviços, o agente de cargas precisará de know-how para compreender o dinamismo do transporte em si, acompanhando de perto a volatilidade do mercado e desenhando um cenário que melhor se adeque às necessidades dos clientes. Como o transporte aéreo caracteriza-se pela agilidade e rapidez, é fato que o agente de cargas terá um grande desafio em analisar cada demanda, pois o timing será essencial para a confiabilidade da empresa perante o mercado internacional.

Porém, mesmo com todas as vantagens de se utilizar o agente de cargas, é fator fundamental que essa figura se caracterize como parceiro estratégico para desenvolvimento de novos negócios, solidez financeira e redução de custos para as empresas. Para que isso ocorra, é necessário um profundo envolvimento com as necessidades do cliente, entender seu dia a dia, estar aderente aos seus valores e criar uma relação de intimidade. São fatores que nós, da Allog International Transport, cultuamos e propagamos aos nossos clientes (internos e externos), fornecedores e parceiros.

transporte aéreo

Mais artigos

Blog

Vanessa Pierozan: interação com diferentes culturas é um dos principais legados do Comex

A sorte de ter ingressado no mercado especializado no segundo semestre da faculdade de Comércio Exterior fez toda a diferença na minha carreira. A escolha por atuar na área não foi tão simples. Tive muitas dúvidas na época, mas logo nas primeiras disciplinas da faculdade me identifiquei muito com as atividades do Comex. Quando comecei

Blog

Frete aéreo: principais vantagens na logística internacional

Quais as principais vantagens do frete aéreo na logística internacional? Em quais momentos ele é melhor do que o frete marítimo? Como identificar prós e contras do modal? Um importador ou exportador conta com diferentes opções de transporte de mercadorias e todos têm seus próprios benefícios. O frete aéreo é frequentemente usado para remessa de

Rolar para cima
Previous slide
Next slide