Transporte marítimo brasileiro: ano traz boas perspectivas para o setor

Compartilhe esse artigo

O ano de 2019 traz boas expectativas para o transporte marítimo brasileiro. Considerando o mercado nacional e o volume de cargas movimentado em 2018 (afetado pela greve dos caminhoneiros), de acordo com Roberto Ruiz, Ocean Freight Manager da Allog, a tendência é de que a navegação na costa brasileira fique aquecida até dezembro. Em 2018, a movimentação de cargas marítimas na Allog, por exemplo, cresceu 19% na comparação com igual período do ano passado.

transporte marítimo brasileiro

Roberto explica que fatores como a atual variação cambial, que não afeta negativamente a importação e a exportação, associado à expectativa de uma safra boa de algodão, contribuirão para o aumento das exportações nacionais. “O crescimento existirá sim, porém limitado à capacidade máxima de oferta de espaço no mercado”, pontua. Ele lembra que, nos últimos 20 anos, o setor vem crescendo em razão do desenvolvimento global e da demanda por transporte de mercadorias. “Esse modal é o modal com maior competitividade em termos de custo”, acrescenta.

Neste sentido, a figura de um agente de cargas pode agregar valor aos exportadores, principalmente por oferecer uma gama de serviços integrados e desenvolver uma operação totalmente dedicada e exclusiva.

Fugir do overbooking

O especialista acrescenta que, como o overbooking no transporte marítimo brasileiro pode prejudicar os esforços de logística, o mais recomendado para fugir desta situação é ter regularidade e transparência. “Se o cliente apresenta uma regularidade em seus embarques, os armadores tem condições de se programarem e contar com aquela carga”, explica. “Cliente regular e frequente, com um baixo nível de shortfall, é sempre bem visto pelos armadores. Em momentos onde o espaço está restrito, essas características podem ser um grande diferencial”, completa.

Conforme o especialista da Allog, a principal novidade do transporte marítimo brasileiro nos próximos anos será à nova lei de combustíveis com baixo teor de enxofre (IMO 2020). A nova regulamentação obriga os armadores a utilizarem combustíveis com menor emissão de poluentes ou novas tecnologias de propulsão para que essa indústria seja menos agressiva ao meio ambiente.

transporte marítimo brasileiro

Mais artigos

Incoterm CIF
Blog

Incoterm CIF – Entenda as responsabilidades

No incoterm CIF a responsabilidade sobre a mercadoria é transferida do vendedor para o comprador no momento da transposição da amurada do navio no porto de embarque. O vendedor é o responsável pelo pagamento dos custos e dos fretes necessários para levar a mercadoria até o porto de destino indicado. O comprador deverá receber a

Blog

Turminha da Allog: setecentas crianças de escolas públicas recebem gibi

Setecentas crianças de escolas públicas de Itajaí passarão a conhecer um pouco mais sobre o que envolve a principal matriz econômica da cidade onde vivem. Estudantes de 4º e 5º ano de quatro escolas municipais da cidade receberam a revista em quadrinhos Turminha da Allog – Do Outro Lado do Mundo, que mostra os caminhos

Rolar para cima