Transporte marítimo brasileiro: ano traz boas perspectivas para o setor

Compartilhe esse artigo

O ano de 2019 traz boas expectativas para o transporte marítimo brasileiro. Considerando o mercado nacional e o volume de cargas movimentado em 2018 (afetado pela greve dos caminhoneiros), de acordo com Roberto Ruiz, Ocean Freight Manager da Allog, a tendência é de que a navegação na costa brasileira fique aquecida até dezembro. Em 2018, a movimentação de cargas marítimas na Allog, por exemplo, cresceu 19% na comparação com igual período do ano passado.

transporte marítimo brasileiro

Roberto explica que fatores como a atual variação cambial, que não afeta negativamente a importação e a exportação, associado à expectativa de uma safra boa de algodão, contribuirão para o aumento das exportações nacionais. “O crescimento existirá sim, porém limitado à capacidade máxima de oferta de espaço no mercado”, pontua. Ele lembra que, nos últimos 20 anos, o setor vem crescendo em razão do desenvolvimento global e da demanda por transporte de mercadorias. “Esse modal é o modal com maior competitividade em termos de custo”, acrescenta.

Neste sentido, a figura de um agente de cargas pode agregar valor aos exportadores, principalmente por oferecer uma gama de serviços integrados e desenvolver uma operação totalmente dedicada e exclusiva.

Fugir do overbooking

O especialista acrescenta que, como o overbooking no transporte marítimo brasileiro pode prejudicar os esforços de logística, o mais recomendado para fugir desta situação é ter regularidade e transparência. “Se o cliente apresenta uma regularidade em seus embarques, os armadores tem condições de se programarem e contar com aquela carga”, explica. “Cliente regular e frequente, com um baixo nível de shortfall, é sempre bem visto pelos armadores. Em momentos onde o espaço está restrito, essas características podem ser um grande diferencial”, completa.

Conforme o especialista da Allog, a principal novidade do transporte marítimo brasileiro nos próximos anos será à nova lei de combustíveis com baixo teor de enxofre (IMO 2020). A nova regulamentação obriga os armadores a utilizarem combustíveis com menor emissão de poluentes ou novas tecnologias de propulsão para que essa indústria seja menos agressiva ao meio ambiente.

transporte marítimo brasileiro

Mais artigos

Dia da Aviação
Geral

Dia da Aviação: o modal aéreo sob o olhar delas

Desde que o brasileiro Santos Dummont colocou seu 14-Bis a uma altura de 25 metros em um voo oficial em Paris, no dia 23 de outubro de 1906, o mundo mudou completamente. O avião, essa “geringonça” de asas que pode pesar até 300 toneladas e voa a uma altitude média de 10 mil metros, é

Rolar para cima
Previous slide
Next slide