Mercado de biocombustíveis: bom momento do país é trazido pela Cremer Óleo na Semana Cultural Allog

Compartilhe esse artigo

O Brasil segue como o grande vetor de crescimento e oportunidade de expansão no mercado de biocombustíveis, enquanto a soja continuará figurando como principal matéria-prima do biodiesel nacional. Até o final de 2022, o país deve produzir em torno de 6,2 bilhões de litros de biodiesel e o refino da glicerina vem abrindo oportunidades de novos nichos de mercado.

As principais tendências do mercado de biocombustíveis foram abordadas por João Artur Manjabosco, head regional da Cremer Oleo GmbH & Co. KG, durante a palestra “Biodiesel & Derivados: Mercado Externo e Interno”, no último dia da Semana Cultural Allog, focada em colaboradores do Grupo Allog.

mercado de biocombustíveis

Atualmente, um total de 11 países respondem por 80% da produção de biodiesel do mundo, com a Indonésia na liderança (8 bilhões de litros por ano). Além do óleo de soja – matéria-prima presente em 72% do biodiesel produzido no Brasil – nosso país também utiliza insumos como gordura de porco, óleo de milho, óleo de algodão, óleo de canola, gordura bovina, óleo de palma, entre outros.

Segundo Manjabosco, o biodiesel pode ser considerado um patrimônio do Brasil, com inúmeros efeitos positivos ambientais, sociais e econômicos à sociedade. “Isso inclui, por exemplo, a redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE), o incentivo à reciclagem, a segurança energética, a inclusão produtiva, a redução da importação de diesel fóssil, entre vários outros benefícios para a cadeia produtiva”, resume.

mercado de biocombustíveis

>>> Leia também: Exportações de glicerina brasileira alavancam mercado de carga líquida.

Cremer e Allog

João Manjabosco fez questão de destacar a parceria estratégica entre a Cremer Óleo e o Grupo Allog na gestão da logística internacional da empresa que representa. Hoje, a Allog movimenta a carga líquida da Cremer pelos portos de Santos (SP), Rio Grande (RS), Paranaguá (PR), Salvador (BA), e Navegantes, Itajaí e Itapoá, em Santa Catarina. “Além da competência técnica na logística internacional de ponta a ponta, a grande diferença é que a equipe Allog veste a camisa do cliente em diferentes partes do processo. É como ter a dor de dono, pessoas que são parte do time efetivamente”, citou Manjabosco, com destaque especial para a equipe liderada por João Fróes, gerente do Setor de Carga Líquida do Grupo Allog.

Semana Cultural

Realizada desde 2016, a Semana Cultural Allog busca compartilhar conhecimento e trazer, para dentro da empresa, especialistas de mercado para abordar temas atuais e relevantes ao comércio exterior. Neste ano, o evento aconteceu no salão de convenções do Hotel Mercure, em Itajaí (SC), focado exclusivamente no time interno de colaboradores. A programação também foi transmitida online para as equipes das demais unidades da empresa em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Campinas, Santos, Rio de Janeiro e Manaus.

mercado de biocombustíveis

Mais artigos

Blog

Allog está entre as 100 melhores da América Latina para trabalhar

Um estudo realizado pela Universidade de Warwick, no Reino Unido, mostrou que pessoas satisfeitas são 12% mais produtivas, enquanto as desmotivadas são 10% menos produtivas. No cenário nacional, quem já segue estas diretrizes de satisfação entre os colaboradores é a Allog, empresa de logística internacional que acaba de ser eleita como uma das 100 melhores

Blog

Carnaval é um dos feriados mais impactantes para a economia brasileira

O Carnaval não é apenas um bom feriado para viajar livre do estresse do trabalho e das responsabilidades do cotidiano. O período também é um dos mais impactantes do Brasil, responsável por movimentar boa parte da economia em setores como turismo e negócios, influenciando positivamente no cenário econômico geral do País pelo resto do ano.

Rolar para cima