Mercado de biocombustíveis: bom momento do país é trazido pela Cremer Óleo na Semana Cultural Allog

Compartilhe esse artigo

O Brasil segue como o grande vetor de crescimento e oportunidade de expansão no mercado de biocombustíveis, enquanto a soja continuará figurando como principal matéria-prima do biodiesel nacional. Até o final de 2022, o país deve produzir em torno de 6,2 bilhões de litros de biodiesel e o refino da glicerina vem abrindo oportunidades de novos nichos de mercado.

As principais tendências do mercado de biocombustíveis foram abordadas por João Artur Manjabosco, head regional da Cremer Oleo GmbH & Co. KG, durante a palestra “Biodiesel & Derivados: Mercado Externo e Interno”, no último dia da Semana Cultural Allog, focada em colaboradores do Grupo Allog.

mercado de biocombustíveis

Atualmente, um total de 11 países respondem por 80% da produção de biodiesel do mundo, com a Indonésia na liderança (8 bilhões de litros por ano). Além do óleo de soja – matéria-prima presente em 72% do biodiesel produzido no Brasil – nosso país também utiliza insumos como gordura de porco, óleo de milho, óleo de algodão, óleo de canola, gordura bovina, óleo de palma, entre outros.

Segundo Manjabosco, o biodiesel pode ser considerado um patrimônio do Brasil, com inúmeros efeitos positivos ambientais, sociais e econômicos à sociedade. “Isso inclui, por exemplo, a redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE), o incentivo à reciclagem, a segurança energética, a inclusão produtiva, a redução da importação de diesel fóssil, entre vários outros benefícios para a cadeia produtiva”, resume.

mercado de biocombustíveis

>>> Leia também: Exportações de glicerina brasileira alavancam mercado de carga líquida.

Cremer e Allog

João Manjabosco fez questão de destacar a parceria estratégica entre a Cremer Óleo e o Grupo Allog na gestão da logística internacional da empresa que representa. Hoje, a Allog movimenta a carga líquida da Cremer pelos portos de Santos (SP), Rio Grande (RS), Paranaguá (PR), Salvador (BA), e Navegantes, Itajaí e Itapoá, em Santa Catarina. “Além da competência técnica na logística internacional de ponta a ponta, a grande diferença é que a equipe Allog veste a camisa do cliente em diferentes partes do processo. É como ter a dor de dono, pessoas que são parte do time efetivamente”, citou Manjabosco, com destaque especial para a equipe liderada por João Fróes, gerente do Setor de Carga Líquida do Grupo Allog.

Semana Cultural

Realizada desde 2016, a Semana Cultural Allog busca compartilhar conhecimento e trazer, para dentro da empresa, especialistas de mercado para abordar temas atuais e relevantes ao comércio exterior. Neste ano, o evento aconteceu no salão de convenções do Hotel Mercure, em Itajaí (SC), focado exclusivamente no time interno de colaboradores. A programação também foi transmitida online para as equipes das demais unidades da empresa em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Campinas, Santos, Rio de Janeiro e Manaus.

mercado de biocombustíveis

Mais artigos

Textos

Primeiros socorros: você sabe como ajudar quem precisa?

Se a ideia de socorrer outra pessoa lhe parece incômoda, fique atento. Ajudar alguém em situação de emergência não é somente um ato de solidariedade, como um dever previsto em lei. Por isso é muito importante que todos saibam prestar os primeiros socorros, pois nunca se sabe quando será necessário. Pensado nisso, a Allog promoveu

Blog

Biblioteca Contêiner da Allog é projeto destaque do Selo Social de Itajaí

A Biblioteca Contêiner montada  pela Allog no Centro de Educação Infantil Professora Ermelinda Potter Custódio, no bairro Cidade Nova, em Itajaí (SC), acaba de ser certificada como projeto destaque no Selo Social 2020/2021. A certificação consiste em um documento que reconhece como socialmente responsáveis empresas e organizações por meio de avaliação das ações e investimentos

Rolar para cima