Klabin: inovação nas empresas é tema de palestra na 6ª Semana Cultural Allog

Compartilhe esse artigo

A Klabin SA passou a investir cada vez mais em soluções focadas na sua cultura de inovação. Esse é um trabalho conectado com todas as áreas da companhia e envolve a participação de todos os colaboradores. A empresa tem conseguido avançar significativamente no desenvolvimento de soluções que permitem otimizar resultados e estreitar parcerias com universidades e centros de pesquisas no Brasil e no exterior.

Klabin

O tema foi foco da palestra de Renata Freesz, gerente de Inovação da Klabin, na 6ª Semana Cultural Allog. Segundo ela, a empresa tem buscado desenvolver o conceito ambidestro – num sentido figurado, estar preparada para usar as duas mãos com a mesma habilidade. Dentro do ambiente empresarial, significa estar preparada para novos modelos de negócios e produtos.

Por que inovar?

Mas, afinal, por que é importante inovar? Qual valor será agregado neste processo de inovação?

Para Renata, uma empresa precisa permanentemente se questionar e se reinventar.  Ela cita o exemplo da Klabin que, a cada dois anos, rediscute estratégias. Estas são baseadas em três pilares: gente e sustentabilidade; novas soluções; e excelência operacional. “Para isso, rediscutimos frequentemente nossa estratégia de inovação”, explica.

Klabin

Uma das ferramentas utilizadas pela companhia para estimular o debate acerca da inovação é o Klabin Lab, uma iniciativa de intraempreendedorismo que reúne um time multidisciplinar em um processo de cocriação. O objetivo é identificar soluções criativas no desenvolvimento de projetos de melhoria da própria companhia.

A inovação desenvolvida na Klabin, conforme Renata, tem propósito e respeita a cultura da organização. “Além disso, é preciso que ela faça sentido e melhore pessoas e processos de forma real. Não deve ser somente porque está na moda”, completa.

Com 120 anos de presença no mercado e um quadro de 27 mil colaboradores, a Klabin surgiu como a companhia que trouxe autonomia ao mercado de papel destinado à imprensa no Brasil. Atualmente, a empresa é destaque na produção de embalagens, sendo a segunda maior fornecedora do mundo de suprimentos para a Treta Pak. Toda a produção da Klabin tem origem em florestas de pinus e eucalipto.

Klabin

Semana Cultural

Realizada desde 2016, a Semana Cultural Allog busca compartilhar conhecimento e trazer, para dentro da empresa, especialistas de mercado para abordar temas atuais e relevantes ao comércio exterior. Neste ano, o evento aconteceu no salão de convenções do Hotel Mercure, em Itajaí (SC), focado exclusivamente no time interno de colaboradores. A programação também foi transmitida online para as equipes das demais unidades da empresa em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Campinas, Santos, Rio de Janeiro e Manaus.

Klabin

Mais artigos

Transporte aéreo internacional
Ações

Transporte aéreo internacional vai movimentar US$ 6,2 trilhões em 2018

Um total de US$ 6,2 trilhões em cargas serão transportados, em valor de mercadorias, por aviões até o final de 2018 no mundo. Somente no Brasil, o setor aéreo gera nada menos que 1,1 milhão de empregos, envolvendo 128 aeroportos em todos os estados do país. Dados como este foram trazidos pelo gerente comercial da

Blog

“Bicicleata” vai reunir ciclistas em homenagem ao Dia Mundial da Bicicleta em Itajaí

O Dia Mundial da Bicicleta será comemorada em grande estilo nesta quinta-feira, 19 de abril, em Itajaí. A rede Bike Anjo, em parceria com a Allog International Transport e a Soul Cycle, promove uma “bicicleata” (assim mesmo!) pelas ruas da região central da cidade. Serão 15 quilômetros de pedalada, com concentração e saída defronte à

Rolar para cima
Previous slide
Next slide