A Klabin SA passou a investir cada vez mais em soluções focadas na sua cultura de inovação. Esse é um trabalho conectado com todas as áreas da companhia e envolve a participação de todos os colaboradores. A empresa tem conseguido avançar significativamente no desenvolvimento de soluções que permitem otimizar resultados e estreitar parcerias com universidades e centros de pesquisas no Brasil e no exterior.
O tema foi foco da palestra de Renata Freesz, gerente de Inovação da Klabin, na 6ª Semana Cultural Allog. Segundo ela, a empresa tem buscado desenvolver o conceito ambidestro – num sentido figurado, estar preparada para usar as duas mãos com a mesma habilidade. Dentro do ambiente empresarial, significa estar preparada para novos modelos de negócios e produtos.
Por que inovar?
Mas, afinal, por que é importante inovar? Qual valor será agregado neste processo de inovação?
Para Renata, uma empresa precisa permanentemente se questionar e se reinventar. Ela cita o exemplo da Klabin que, a cada dois anos, rediscute estratégias. Estas são baseadas em três pilares: gente e sustentabilidade; novas soluções; e excelência operacional. “Para isso, rediscutimos frequentemente nossa estratégia de inovação”, explica.
Uma das ferramentas utilizadas pela companhia para estimular o debate acerca da inovação é o Klabin Lab, uma iniciativa de intraempreendedorismo que reúne um time multidisciplinar em um processo de cocriação. O objetivo é identificar soluções criativas no desenvolvimento de projetos de melhoria da própria companhia.
A inovação desenvolvida na Klabin, conforme Renata, tem propósito e respeita a cultura da organização. “Além disso, é preciso que ela faça sentido e melhore pessoas e processos de forma real. Não deve ser somente porque está na moda”, completa.
Com 120 anos de presença no mercado e um quadro de 27 mil colaboradores, a Klabin surgiu como a companhia que trouxe autonomia ao mercado de papel destinado à imprensa no Brasil. Atualmente, a empresa é destaque na produção de embalagens, sendo a segunda maior fornecedora do mundo de suprimentos para a Treta Pak. Toda a produção da Klabin tem origem em florestas de pinus e eucalipto.
Semana Cultural
Realizada desde 2016, a Semana Cultural Allog busca compartilhar conhecimento e trazer, para dentro da empresa, especialistas de mercado para abordar temas atuais e relevantes ao comércio exterior. Neste ano, o evento aconteceu no salão de convenções do Hotel Mercure, em Itajaí (SC), focado exclusivamente no time interno de colaboradores. A programação também foi transmitida online para as equipes das demais unidades da empresa em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Campinas, Santos, Rio de Janeiro e Manaus.