O país dos vulcões no caminho do Brasil

Compartilhe esse artigo

Na última Copa do Mundo, em 2014, no Brasil, a Costa Rica provavelmente foi a maior surpresa da competição. Em um grupo com Uruguai, Itália e Inglaterra, o pequeno país da América Central desbancou os gigantes e avançou para as oitavas de final em primeiro lugar. No ano que vem, na Rússia, os costa-riquenhos estarão no grupo da seleção brasileira e enfrentar o pentacampeã do mundo na primeira fase parece não intimidar o treinador Óscar Ramírez.

Considerada uma das zonas mais vulcânicas do mundo, a Costa Rica tem sete vulcões ativos e mais de uma centena de inativos. É de assustar! Em média, há 6500 pequenos tremores de terra por ano, sendo que apenas algumas centenas deles são percebidos. O Vulcão Irazú, com 3430 metros, é o mais alto do país e historicamente o mais ativo. Teve ataques de fúria violentos em 1917, 1921 e 1963 quando o presidente americano John Kennedy visitava o país. Seu nome significa “montanha do trovão” em língua indígena e sua cratera principal tem 300 metros de profundidade e um quilômetro de largura. No seu interior, há um lago esverdeado que estampa muitos cartões postais da Costa Rica.

Mesmo sendo um país tão pequeno, 26% de todo seu território são reservas e parques nacionais. Por isso, a preservação do meio ambiente é assunto muito importante e muito séria por lá . Não é a toa que a Costa Rica possui mais de 1250 espécies de borboletas e é graças a essa preservação que é possível conhecer lugares intocados. O filme Jurassic Park, por exemplo, foi filmado na Ilha Coco, que pertence à Costa Rica.

Outra curiosidade é que o país não possui exército desde 1948, quando decidiu pegar essa verba e investir em educação. De uma forma geral, as escolas públicas são consideradas boas pelos usuários – algumas delas, bilíngues – e mais de 96% da população é alfabetizada.

A população total do país é de 4.578.945 habitantes, com taxa de crescimento populacional de 1,3% ao ano. Aproximadamente 64% da população reside em áreas urbanas. São José, capital da Costa Rica, é a cidade mais populosa do país: 352.366 habitantes.

torcedor allog

Relação com o Comex

A economia nacional se baseia no turismo, agricultura e na fabricação de produtos eletrônicos. O turismo é impulsionado pelos elementos naturais do país, em especial as cordilheiras e vulcões, além das belas praias. A agricultura, por sua vez, destaca-se pela grande produção de café e banana. O setor industrial tem atraído investidores de vários países, onde são concedidos incentivos fiscais. A fabricação de produtos eletrônicos é o grande destaque da indústria nacional.

VEJA TAMBÉM:

 

Baixe seu E-Book gratuito Dicionário do COMEX – versão 2018

http://conteudo.allog.com.br/e-book-dicionario-do-comex

#AllogBrasil

http://allog.com.br/blog/suica-e-brasil-o-que-eles-tem-em-comum/

http://allog.com.br/blog/equipe-allog-recebe-premio-infraero-de-eficiencia-logistica/

 

 

 

Mais artigos

Peak Season: entenda como isso afeta importações e exportações

O chamado peak season acontece quando o mercado internacional oscila com picos de demanda de fretes e estas informações, em sua maioria, costumam ser previsíveis. Ter conhecimento sobre o assunto pode economizar tempo, dor de cabeça e até um bom dinheiro. Em tempos de peak season, isso é fundamental. Para não ficar com cargas em terra, importadores

Alta temporada causa impacto no transporte aéreo de cargas

Nunca é cedo demais para iniciar o planejamento de embarque atendo-se à capacidade do transporte aéreo na alta temporada. Silvano dos Santos, coordenador de transportes aéreos da Allog, explica que o ideal é identificar a data limite para a carga chegar no destino. Daí é necessário optar por serviços que atendam a essa necessidade. Buscar

Rolar para cima
Previous
Next