Peak season na logística: planejamento eficaz pode ser a diferença

Compartilhe esse artigo

O peak season na logística é um dos principais desafios para quem importa ou exporta algo dos mercados mais ativos. No período que antecede o chamado peak season na logística– época em que ocorre maior procura por espaços no transporte marítimo entre Ásia e Brasil – o planejamento eficaz pode ser a diferença entre um ano altamente lucrativo e outro cheio de oportunidades perdidas. Como as companhias marítimas são inundadas de solicitações de reservas de espaços nesse período do ano, esse comportamento de compras tem um impacto importante no planejamento estratégico e na tomada de decisões. Entenda mais sobre sobre os efeitos do peak season na logística aqui.

peak season na logística

Historicamente, o período em que ocorre maior procura no trajeto entre Ásia e Brasil inicia entre maio e junho e se estende até setembro. Roberto Ruiz, gerente de produto marítimo Allog, explica que a demanda global é afetada pela disputa entre EUA e China. Olhando para o mercado brasileiro, existe uma expectativa positiva de alta da economia com a reforma da previdência. E, mais recentemente, com o anúncio do governo de liberar parte do FGTS em bases anuais. “Isso deve girar a economia e, por sua vez, devemos ter um aumento nas importações”, avalia.

Roberto reconhece, no entanto, que falando especificamente no trade Ásia, desde sempre a busca pelo balanço adequado na relação oferta e demanda é um desafio a ser superado no modal marítimo. “Esse ano, com a troca de alguns navios e com a finalização de determinadas alianças, aparentemente os armadores conseguiram empregar navios e serviços a ponto de que em semanas pontuais ocorresse uma falta de espaço, gerando assim um backlog e um aumento de frete momentâneo”, pontua o gerente.

Essa situação durou pouco, pois alguns armadores adicionaram capacidade ao serviço. Isso fez com que os fretes entrassem novamente numa tendência de queda, o que facilitou o acesso ao espaço dos navios. “Hoje vivemos mais uma vez um momento com alta especulação do mercado por reduções de frete. Tudo isso devido a tendência de facilidade de encontrar espaço nos navios nas próximas semanas”, acrescenta Roberto.

Diferencial no peak season

Conforme Rodrigo Viti, gerente de vendas da Allog, ter um parceiro confiável é um diferencial competitivo também no peak season. Ele explica que, como a empresa tem acordos e parcerias com os principais armadores do mercado, consegue em seus contratos garantir espaço aos clientes. Isso ocorre porque a Allog mantém embarques regulares e com uma grande previsibilidade para os armadores. Desta forma, permite-se a eles trabalharem com o planejamento estratégico e reposicionamento de contêineres. “De forma geral, as companhias marítimas preferem trabalhar com clientes que possibilitam dar uma maior previsibilidade em seus embarques. Desta forma, o planejamento estratégico se torna mais efetivo e com resultados melhores”, completa Viti.

Quer saber mais sobre peak season na logística? Conheça tudo do assunto baixando nosso E-book sobre Peak Season aqui.

peak season na logística

Mais artigos

Blog

Allog é certificada com 10 categorias do Selo Social 2018

A  Allog International Transport recebeu na noite de quarta-feira, 28, o certificado do Selo Social 2018 promovido pela Secretaria de Relações Institucionais e Temáticas (Serit), em parceria com o Núcleo de Responsabilidade Sócio Ambiental da Associação Empresarial de Itajaí (ACII). Neste ano, 680 projetos de 85 empresas se inscreveram para a certificação. O certificado foi

Blog

Maria Cândida Guedes: uma história dedicada à logística do tabaco

Minha formação universitária e o conhecimento em idiomas foram a porta para que o Comércio Exterior entrasse na minha vida. Sou formada em Letras-Bacharelado (Português/Francês) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e em Letras-Licenciatura (Português/Inglês) pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Concomitantemente aos estudos universitários, fiz cursos de língua inglesa e

Rolar para cima
Previous slide
Next slide