Procura por energias alternativas movimenta exportações de pellets no Brasil

Compartilhe esse artigo

A diversificação que permitiu ao Brasil despontar como maior exportador mundial de uma variedade de produtos agrícolas também ajuda a Allog International Transport a apostar na movimentação de pellets de madeira para América do Norte e Europa. A carga começou a ser movimentada pela empresa em setembro do ano passado. Como é considerado um produto sazonal, o volume de negócios vai depender do inverno dos países importadores e de empresas que estão trocando combustíveis fosseis por energias renováveis alternativas.

A União Europeia é o maior mercado de consumo de pellet de madeira, conforme o Instituto Brasileiro das Indústrias de Pellets, Biomassa e Briquete (IBP). Em 2012, consumiu cerca de 14 milhões de toneladas do material. O consumo europeu de pellets deverá triplicar até 2020 e alguns especialistas acreditam que o mercado aumente para 80 milhões de toneladas em três anos.

energias alternativas movimenta exportações

A maior parte das indústrias brasileiras deste combustível renovável está localizada na região centro-sul, onde há grandes áreas de reflorestamento e fartura de resíduos que podem ser aproveitados no processo de compactação. Os embarques realizados pela Allog acontecem principalmente nos terminais portuários do Sul e Sudeste, entre eles a Portonave e Itapoá, ambos em Santa Catarina.

Atualmente, várias formas de tratamento e reciclagem de subprodutos da madeira são empregadas em projetos que atendem não só a necessidade de tratamento como também a produção e geração de energia, um fenômeno inevitável em qualquer atividade ligada à produção.

energias alternativas movimenta exportações

Mais artigos

Notícias do Mercado

Relação entre Brasil e Rússia vai além do futebol

Em diferentes estados, a Allog International Transport ajuda a incrementar a balança comercial movimentando produtos químicos, equipamentos agrícolas, maquinário, glicerina e alimentos para a Rússia Que brasileiro é apaixonado por futebol, ninguém duvida. Faltando pouco menos de um ano para a bola rolar novamente em uma Copa do Mundo, saiba que as relações entre Brasil e Rússia –

Ações

Allog apoia jogo para ajudar vítimas do acidente da Chapecoense

Jogadores consagrados do futebol nacional e mundial entram em campo na Arena Índio Condá às 20h30 desta sexta, 22 de dezembro, por uma causa justa. Tinga (ex-volante), Túlio de Melo (Chapecoense), Ricardo Goulart (futebol chinês), Taison (Shakhtar Donetsk), Marcelo Moreno (futebol chinês), Willian Bigode (Palmeiras), Juan (Flamengo), Fred (Shakhtar Donetsk), Alan Ruschel (Chapecoense), entre outros

Rolar para cima