Procura por energias alternativas movimenta exportações de pellets no Brasil

Compartilhe esse artigo

A diversificação que permitiu ao Brasil despontar como maior exportador mundial de uma variedade de produtos agrícolas também ajuda a Allog International Transport a apostar na movimentação de pellets de madeira para América do Norte e Europa. A carga começou a ser movimentada pela empresa em setembro do ano passado. Como é considerado um produto sazonal, o volume de negócios vai depender do inverno dos países importadores e de empresas que estão trocando combustíveis fosseis por energias renováveis alternativas.

A União Europeia é o maior mercado de consumo de pellet de madeira, conforme o Instituto Brasileiro das Indústrias de Pellets, Biomassa e Briquete (IBP). Em 2012, consumiu cerca de 14 milhões de toneladas do material. O consumo europeu de pellets deverá triplicar até 2020 e alguns especialistas acreditam que o mercado aumente para 80 milhões de toneladas em três anos.

energias alternativas movimenta exportações

A maior parte das indústrias brasileiras deste combustível renovável está localizada na região centro-sul, onde há grandes áreas de reflorestamento e fartura de resíduos que podem ser aproveitados no processo de compactação. Os embarques realizados pela Allog acontecem principalmente nos terminais portuários do Sul e Sudeste, entre eles a Portonave e Itapoá, ambos em Santa Catarina.

Atualmente, várias formas de tratamento e reciclagem de subprodutos da madeira são empregadas em projetos que atendem não só a necessidade de tratamento como também a produção e geração de energia, um fenômeno inevitável em qualquer atividade ligada à produção.

energias alternativas movimenta exportações

Mais artigos

Blog

Exportação de arroz: cenário e câmbio favoráveis estimulam as vendas

A oferta mais ajustada em função da quebra da safra brasileira e vendas externas firmes com boa demanda pelo produto brasileiro são alguns dos motivos vistos pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) para o bom cenário da exportação de arroz. Além disso, segundo a entidade, a cotação alta do

Corrida dos Anjos
Geral

3ª Corrida dos Anjos: Allog se engaja em prol da solidariedade

Correr faz bem para a mente, para o coração e para bem-estar. Na 3ª Corrida dos Anjos, realizada no mês de agosto em Itajaí (SC), correr também fez bem para a solidariedade. A prova, que contou novamente com o apoio do Grupo Allog, beneficia o Hospital Infantil Pequeno Anjo (HIPA), instituição de saúde que atende

Rolar para cima