Procura por energias alternativas movimenta exportações de pellets no Brasil

Compartilhe esse artigo

A diversificação que permitiu ao Brasil despontar como maior exportador mundial de uma variedade de produtos agrícolas também ajuda a Allog International Transport a apostar na movimentação de pellets de madeira para América do Norte e Europa. A carga começou a ser movimentada pela empresa em setembro do ano passado. Como é considerado um produto sazonal, o volume de negócios vai depender do inverno dos países importadores e de empresas que estão trocando combustíveis fosseis por energias renováveis alternativas.

A União Europeia é o maior mercado de consumo de pellet de madeira, conforme o Instituto Brasileiro das Indústrias de Pellets, Biomassa e Briquete (IBP). Em 2012, consumiu cerca de 14 milhões de toneladas do material. O consumo europeu de pellets deverá triplicar até 2020 e alguns especialistas acreditam que o mercado aumente para 80 milhões de toneladas em três anos.

energias alternativas movimenta exportações

A maior parte das indústrias brasileiras deste combustível renovável está localizada na região centro-sul, onde há grandes áreas de reflorestamento e fartura de resíduos que podem ser aproveitados no processo de compactação. Os embarques realizados pela Allog acontecem principalmente nos terminais portuários do Sul e Sudeste, entre eles a Portonave e Itapoá, ambos em Santa Catarina.

Atualmente, várias formas de tratamento e reciclagem de subprodutos da madeira são empregadas em projetos que atendem não só a necessidade de tratamento como também a produção e geração de energia, um fenômeno inevitável em qualquer atividade ligada à produção.

energias alternativas movimenta exportações

Mais artigos

Blog

Dia Internacional da Mulher: equilíbrio para um mundo melhor

Dia Internacional da Mulher, talvez o melhor mote para comemorar o 8 de março seja – Encontrar o equilíbrio para um mundo melhor. Seja equilíbrio de gênero na sala de reuniões ou malabarismo com trabalho e família. O equilíbrio, todavia, é necessário para as comunidades prosperarem. Mulheres em cargos de liderança e mulheres desafiando estereótipos mostram

ISF
Blog

ISF – Importer Security Filing: dicas de como exportar aos Estados Unidos

O mercado norte-americano é altamente sofisticado, competitivo e exigente em relação tanto às práticas comerciais, quanto à qualidade dos produtos. Antes que as mercadorias possam ser exportadas em navio aos Estados Unidos, o importador ou seu agente marítimo deve enviar eletronicamente o Importer Security Filing (ISF) ou Arquivo de Segurança do Importador (na tradução literal),

Rolar para cima