Redução das alíquotas de importação: mais competitividade às indústrias

Compartilhe esse artigo

O governo federal decidiu pela redução das alíquotas de importação de 281 máquinas e equipamentos pelo regime de ex-tarifário – em que é cobrado um imposto menor para o ingresso de produtos não fabricados no Brasil. Do total de itens, 261 são bens de capital (BK) e 20 bens de informática e telecomunicações (BIT). Os bens de capital são maquinários, ferramentas e equipamentos utilizados para a fabricação de artigos para o consumo interno. “O objetivo é promover a atração de investimentos para o Brasil. Isso desonera os aportes direcionados a empreendimentos produtivos”, destaca João Paulo de Limas, executivo de Vendas da Allog.

redução das alíquotas de importação

A ampliação da lista de bens que tiveram redução das alíquotas de importação pelo Governo Federal deve impactar positivamente. Principalmente na modernização da indústria nacional e no aumento das importações de máquinas e equipamentos para o país. “Com o atual cenário cambial, a busca por investimentos em maquinários importados para renovação do parque fabril encontra-se em baixa. A redução de alíquotas faz com que os empresários voltem a olhar às tecnologias não encontradas no país”, avalia. Entenda o passo a passo das importações aqui.

Considerando que, se por um lado essa decisão ajuda as empresas a terem maior margem de lucro de seus produtos, por outro pode acirrar a competição entre revendedores nacionais e fornecedores estrangeiros. “A entrada de produtos importados é essencial para a indústria nacional não cair em uma zona de conforto e não investir em novas tecnologias”, resume.

Além disso, a evolução tecnológica traz benefícios evidentes e a indústria do Brasil é a mais favorecida. “Com a redução das alíquotas de importação, as empresas investem em tecnologia e reduzem os custos de produção. As empresas nacionais se tornam competitivas internacionalmente exportando seus produtos”, acrescenta. Há também um efeito multiplicador na economia através da geração de novos postos de trabalho, proporcionando mais renda e consumo.

Quer conhecer todos os termos e palavras que envolvem o universo do Comex? Baixe nosso Dicionário do Comex. É gratuito!

Redução das alíquotas de importação

Mais artigos

Blog

Mulheres no mercado de trabalho: elas ainda estão em desvantagem

Mulheres são menos propensas a participar do mercado de trabalho do que os homens e têm mais chances de estarem desempregadas na maior parte dos países do mundo, afirma recente estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT), lançado no ano passado. No Brasil, as mulheres no mercado trabalho que trabalham com remuneração recebem 20% menos

importação têxtil
Novidades

5 dicas para planejar sua importação têxtil e ser mais competitivo

A participação de produtos importados no consumo brasileiro de vestuário  tiveram aumento em 2017 tanto na quantidade (22%, com 1,34 mil toneladas) quanto nos valores (21%, com US$ 5,1 bilhões), segundo estimativa da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit). Para ser bem sucedida, no entanto, a importação têxtil precisa ser bem planejada.

Rolar para cima