Relação comercial com a Ásia impulsiona movimentação de carga no Brasil

Compartilhe esse artigo

A China continua sendo o maior mercado consumidor do Brasil, destino de 26,8% das exportações brasileiras realizadas de janeiro a outubro, com alta de pouco mais de 5% na comparação com o mesmo período do ano passado (22,5%). Os números são do relatório estatístico do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e correspondem a uma movimentação financeira na ordem de US$ 199.079.344.901 (valor FOB – Free On Board – no período).

O bom desempenho dos negócios do país com os parceiros do continente asiático contribuiu para aumentar a movimentação de contêineres da Allog, empresa especializada em logística internacional, para a região em 56% em 10 meses de 2018, na comparação com 2017. O aumento das movimentações da Allog para Ásia acompanha a tendência atual de crescimento da relação comercial entre o Brasil e o continente. Os embarques se dão principalmente por Navegantes, Itajaí, Itapoá e Imbituba, em Santa Catarina, além de Rio Grande (RS) e Santos (SP).

Relação comercial com a Ásia

De acordo com o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, a Ásia (incluindo a China e a Índia) e a África ocuparam lugar de destaque na agenda do governo federal , tanto pelo papel que já desempenham na economia global quanto pelo seu potencial de crescimento. Entre os itens movimentados pela Allog com destino àquela região, destaque para a glicerina, madeira, produtos químicos, produtos têxteis, tabaco, resina (tanino), utensílios domésticos e ração animal.

A balança comercial do Brasil deve repetir este ano o resultado do ano passado, afirmou recentemente o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge de Lima. Em 2017, asexportações brasileiras superaram as importações em US$ 67 bilhões, o melhor resultado desde 1989, início da série histórica do MDIC. Entres os países asiáticos, a China respondeu durante todo o ano passado por 21,81% do vendido pelo Brasil para o exterior e 81% desse comércio está concentrado em produtos básicos – soja e minérios correspondem a 62% das exportações.

 

Relação comercial com a Ásia

Mais artigos

Blog

Ano Novo Chinês: 5 aspectos importantes sobre este feriado

Ano Novo Chinês, o feriado que mais afeta a logística internacional. Mas, afinal, você sabe exatamente o que ele significa para o Comércio Exterior? O Ano Novo Chinês é tradicionalmente um tempo para a família, semelhante ao Natal no Brasil. Por esse motivo, empresas que fazem negócios com o país precisam estar atentas a este

Novidades

Produtos made in Brazil diversificam pauta de exportação

O desempenho das exportações brasileiras nos últimos anos não se deve apenas ao crescimento das commodities. A diversificação às vendas externas com a inclusão de produtos típicos do País como guaraná, açaí, farinha de mandioca, farinha de polvilho doce e azedo, sucos em polpa, tapioca, pipoca, café, pão de queijo congelado, leite condensado, coco ralado

Rolar para cima