Tem brasileiro em seleção adversária!

Compartilhe esse artigo

O técnico Tite convocará 23 jogadores para defender a seleção brasileira na Copa 2018, mas pelo menos mais alguns atletas brasileiros têm chances reais de jogar o Mundial a partir de junho, na Rússia. Isso porque outras seleções certamente reforçarão seus elencos com atletas da terrinha.

Na classificação para a competição, por exemplo, o Relatório do Cies (Centro Internacional de Estudo dos Esportes, com sede na Suíça) mostrou que 25 das 32 seleções (78%) classificadas para a Copa do Mundo de 2018 usaram atletas nascidos em outros países nas eliminatórias para a Rússia.

Entre os brasileiros que devem estar na competição defendendo outros países, alguns deles são bem conhecidos dos amantes do futebol, como o zagueiro Pepe (Portugal), o lateral direito Mário Fernandes (Rússia) e o zagueiro Thiago Cionek (Polônia).

seleção adversária

A presença de jogadores nascidos por estas bandas vem de longa data. Em 1934, a Itália conquistou a segunda edição da Copa com um paulistano em seu elenco, o ponta direita Filó, conhecido como Guarisi. A Espanha pode ter mais dois jogadores nascidos no Brasil. Os atacantes Rodrigo Moreno, do Valencia, e Diego Costa, do Atlético de Madrid, atuaram pela equipe espanhola nos últimos anos.

A possível lista de jogadores na Copa tem ainda dois nomes com cidadania brasileira. Filho do tetracampeão Mazinho, o meio Thiago Alcântara nasceu na Itália e joga pela Espanha. O zagueiro suíço Léo Lacroix tem mãe brasileira e deve ser adversário da seleção na competição.

Como as 32 seleções têm até o dia 14 de maio – um mês antes do início – para apresentar uma lista de 30 atletas que estarão no grupo, a relação com nomes de jogadores brasileiros naturalizadas na competição pode ser ainda maior. As confederações precisam enviar a relação final 20 dias depois da apresentação dos pré-convocados. A Copa da Rússia acontecerá entre os dias 14 de junho e 15 de julho em 11 cidades-sedes e 12 estádios. Será a primeira vez que um Mundial será disputado no Leste Europeu, e a 11ª realização no continente europeu.

Jogadores brasileiros que vestiram a camiseta de outros países

Filó (Guarisi) – 1934 (Itália)

Mazzola – 1962 (Itália)

Sormani – 1962 (Itália)

Alexandre Guimarães – 1990 (Costa Rica)

Wagner Lopes – 1998 (Japão)

Oliveira – 1998 (Bélgica)

Clayton – 1998 e 2002 (Tunísia)

Alex – 2002 e 2006 (Japão)

Sinha – 2006 (México)

Marcos Senna – 2006 (Espanha)

Francileudo Santos – 2006 (Tunísia)

Deco – 2006 e 2010 (Portugal)

Cacau – 2010 (Alemanha)

Túlio Tanaka – 2010 (Japão)

Benny Feilhaber – 2010 (EUA)

Liedson – 2010 (Portugal)

Pepe – 2010 e 2014 (Portugal)

Thiago Motta – 2014 (Itália)

Sammir – 2014 (Croácia)

Eduardo da Silva – 2014 (Croácia)

Diego Costa – 2014 (Espanha)

 

>> Baixe seu E-Book gratuito Dicionário do COMEX 

 

seleção adversária

Mais artigos

Allog na China
Geral

Allog na China: Fortalecendo relações com a Ásia

Especialista em soluções logísticas internacionais, o Grupo Allog acaba de ampliar sua presença da marca Allog na China com um executivo atuando diretamente em Xangai. Luiz Fellipe Pimpão Giocondo, profissional com ampla experiência no mercado do setor, fica baseado junto à sede da Syntrans, agente de cargas parceiro no país. A meta é aproveitar a

Blog

Logística do Vinho ganha livro digital exclusivo e gratuito

O correto planejamento da logística internacional é uma das etapas mais importantes do processo de importação de vinho no Brasil. Ainda que o produto tenha qualidade e preço atrativos no mercado, dificilmente o cliente ficará totalmente satisfeito se a bebida chegar no ponto de venda avariado ou com características de consumo fora dos padrões. Com

Rolar para cima