Porto de Itajaí investe em melhorias de infraestrutura

Compartilhe esse artigo

 

 

Porto de Itajaí investe em melhorias de infraestrutura

O Complexo Portuário de Itajaí vem passando por um período favorável quanto a sua movimentação de cargas e diversas ações estruturantes estão sendo apresentadas e divulgadas ao público, que vão desde: Readequação do acesso aquaviário do complexo (nova Bacia de Evolução e Reforço do Molhe Norte),que visam receber navios de até 336 metros de comprimento, Reforço e realinhamento dos berços 03 e 04, retorno de linhas da Ásia e de outros países, Expansão e Ampliação Portuária (contrato de extensão de arrendamento com a APM Terminals) – Decreto para desapropriação de imóveis (Poligonal), Estudo do Reequilíbrio Econômico-Financeiro da Marina, Alienação de áreas não operacionais (Centro Integrado de Saúde/CIS “22.000m2 e Centro Comercial Portuário/CCP 32.000m2), Dragagem de restabelecimento de profundidade (14 metros), entre outros.

Para que estas ações possam expressar números de fato positivos em sua movimentação diária do Porto, todas as gerências que atendem a Superintendência do Porto de Itajaí, através de seus responsáveis, presencialmente acompanham a evolução e quadro diário das atividades operacionais internas. Na oportunidade são feitos levantamentos e necessidades de cada área e setor e posteriormente solucionados garantindo uma movimentação e logística cada vez mais eficiente. Tudo com o propósito de dar segurança à classe dos trabalhadores portuários e de manter a qualidade que se exige de um porto.

Por muitos anos, o Porto de Itajaí segue no ranking nacional como o 2º maior porto em movimentação de cargas conteinerizadas e em âmbito internacional ocupa o posto de 114º, de acordo com os dados estatísticos da Revista “Container Management” – World Top 120 Container, divulgados em setembro de 2017.

O Complexo Portuário de Itajaí encerrou 2017 com um total de 12.436.380 toneladas de cargas conteinerizadas e destacou um aumento de 3%. Foram registrados 959 escalas de navios atracados e no acumulado do ano, foram movimentados 1.119.271 contêineres (TEU’s – Twenty Foot Equivalent Unit – unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés de comprimento).

Já neste primeiro semestre de 2018, o Complexo Portuário de Itajaí vem colhendo frutos positivos quanto a movimentação de contêineres, passando de 20 mil unidades ao mês, contra 5 mil em janeiro de 2017. Tudo indica que o complexo irá apresentar um desempenho significativo dentro deste primeiro trimestre. O relatório de estatísticas referentes ao mês de março e primeiro trimestre de 2018 será divulgado ainda nesta semana.

 

Fonte: Informativo dos Portos

 

Veja Também:

 

Baixe seu E-Book gratuito Dicionário do COMEX – versão 2018

http://conteudo.allog.com.br/e-book-dicionario-do-comex

#AllogBrasil

Mais artigos

Cai tempo médio de liberação de contêineres no Porto de Santos

Dez dias é o tempo médio para a liberação de contêineres de importação no Porto de Santos. Nos últimos anos, o processo entre o desembarque das caixas metálicas e a entrega das mercadorias caiu cerca de três dias. Esta variável vem caindo e o motivo são os constantes investimentos em produtividade das instalações especializadas. Esses

Dia do Cliente: Allog faz homenagem em vídeo especial

A empresa A Allog, empresa especializada em transportes internacionais, acaba de desenvolver uma campanha assinada pela Dunas Filmes para homenagear o Dia do Cliente (15 de setembro), que representa o posicionamento da companhia (ter intimidade com o cliente). O vídeo trata a data de uma forma leve, alinhada e divertida. O roteiro O roteiro reproduz

Rolar para cima
Previous
Next