Toyotismo, ESG e mercado de carros elétricos são destaques na 8ª Semana Cultural Allog

Compartilhe esse artigo

Os desafios e oportunidades que marcam a logística no setor automotivo foram o destaque do terceiro dia da 8ª Semana Cultural Allog, evento anual com o objetivo de compartilhar conhecimento e troca de experiências entre convidados, diretores e colaboradores do Grupo Allog. O tema foi abordado por Evandro Aresi, gerente sênior da Sumitomo Rubber do Brasil, na palestra “A logística na cadeia automobilística e o Toyotismo na gestão da cadeia de suplementos”.

Aresi trouxe um panorama da logística no setor, com foco na filosofia Toyotismo, nas práticas ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) e nos desafios da era dos carros elétricos. A Sumitomo Rubber do Brasil se destaca como um exemplo de empresa inovadora e comprometida com a excelência operacional. A companhia busca aprimorar seus processos e se adaptar às novas realidades do mercado.

Toyotismo

Em seu painel, o executivo destacou as características únicas dos pneus para carros elétricos preveem performance focada em otimizar o desgaste e o nível de ruído, visto que carros elétricos têm maior torque de saída (aumentando o desgaste) e ruído de motor muito menor em comparação aos modelos a combustão. Essa diferença exige pneus com design e compostos específicos para atender os requisitos de performance, durabilidade, sustentabilidade e conforto dos veículos movidos a eletricidade.

Práticas responsáveis                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          

Aresi abordou ainda a importância das normas ESG para a Sumitomo. Com 12 plantas industriais ao redor do mundo e a filosofia de “atender à necessidade do cliente, com o lucro como consequência”, a empresa busca, de forma continuada, reduzir seu impacto ambiental e promover práticas sociais responsáveis.

>>> Leia também – Infraestrutura Portuária X Alta Demanda:  os efeitos na movimentação de contêineres no Sul e Sudeste.

Ele destacou ainda a influência do Toyotismo (o sistema de produção da Toyota) na gestão da cadeia de suprimentos da Sumitomo. O método Kaizen, que enfatiza a melhoria contínua em todos os processos, é um dos pilares desta filosofia. “O ser humano tem que melhorar todos os dias. Hoje, eu tenho que terminar o dia melhor do que comecei”, pontuou Aresi.

Sumitomo no Brasil                                                                                                                                                             

A fábrica da Sumitomo no Brasil fica localizada no Paraná e é a primeira fora do Japão. Opera 350 dias por ano, 7 dias por semana, 24 horas por dia. A empresa produz 22 mil pneus por dia e consome 300 toneladas de matéria-prima diariamente. Essa alta produtividade exige uma logística impecável, baseada em quatro pilares. São eles: pontualidade no fornecimento, qualidade, método Poka-yoke (mecanismo para evitar erros na logística) e estoques de segurança. Também faz parte desta filosofia o just-in-time, sistema que visa entregar os produtos na hora certa e na quantidade certa, reduzindo custos e otimizando a cadeia de suprimentos.

Aresi reconhece, no entanto, que o cenário nem sempre corresponde às expectativas. Por isso, a Sumitomo está preparada para lidar com imprevistos, mantendo estoques de segurança (just in case) e diversificando seus fornecedores.

Toyotismo

Mais artigos

Seguro de cargas - risco a mercadoria
Geral

Riscos à carga internacional: a importância do seguro

Já parou para pensar que os riscos à carga internacional são diários e inúmeros em diferentes pontos do mundo?  Incidentes como a recente perda e colapso de contêineres do M/V CMA CGM Belém próximo à costa da África do Sul; a colisão do navio Dali com a ponte Francis Scott Key, em Baltimore (EUA), em

Blog

Carga de projeto: logística especial movimenta gerador de 67 toneladas

Uma carga de projeto exigiu uma logística especial por parte do time Allog. Um transformador de 67 toneladas, 8,2 metros de comprimento, 3,2 metros de largura e 4,1 metros de altura será um dos destaques da Usina Geotérmica Cerro Pabellón, no Chile. Trata-se da primeira planta de energia geotérmica na América Latina. Toda a logística

Rolar para cima