Uso de flexitanks: versatilidade ajuda o setor a crescer 18,9% ao ano

Compartilhe esse artigo

Você certamente já ouviu falar do uso de flexitanks para movimentar carga líquida ao redor do mundo.  O tamanho do mercado global de flexitanks foi avaliado em US$ 612,5 milhões em 2019 e deve crescer a uma taxa anual média 18,9% até 2027. O crescimento do comércio internacional, juntamente com os benefícios competitivos deste tipo de equipamento, deve impulsionar o setor.

João Fróes, gerente de carga líquida da Allog, explica que o uso de flexitanks inclui ampla gama de produtos líquidos. Isso inclui vinhos (para exportação), sucos de frutas e produtos químicos não perigosos e farmacêuticos.

O mercado está aquecido no Brasil. Em 2020, por exemplo, a Allog ampliou em 80% a utilização de flexitanks em relação a 2019.

Vinho em flexitanks?

Um número crescente de empresas está adotando o uso de flexitanks devido ao seu baixo custo e alta durabilidade. Em países como os Estados Unidos, por exemplo, eles podem ser utilizados para o transporte de vinho a granel, o que mostra a versatilidade deste tipo de embalagem.

No Brasil, o uso de flexitanks para o transporte de vinho só é permitido para exportação. A legislação nacional não permite a importação de vinho em embalagens superior a cinco litros.

Versatilidade ímpar

Os segmentos industriais brasileiros que mais utilizam o recipiente, conforme João Fróes, são os da glicerina, óleos vegetais e produtos químicos não perigosos. Como são utilizados para uso único, o que reduz o risco de contaminação, no mercado internacional merece destaque o transporte de produtos alimentícios como azeite de oliva até molho de pimenta.

<<< CONFIRA TAMBÉM: AS 7 VANTAGENS DE TRANSPORTAR COM FLEXITANK

“Flexitanks transportam qualquer produto líquido não perigoso, portanto a gama de possibilidades é grande. Os produtos alimentícios estão entre os mais curiosos”, destaque o profissional da Allog.

uso de flexitanks

Seguindo a tendência dos principais produtos exportados em flexitanks pelo Brasil, a Allog é um grande transportador de glicerina, óleos vegetais e químicos não perigosos.

Mais capacidade de carga útil

Flexitanks têm, em média, 15% a mais de capacidade de carga útil do que os Intermediate Bulk Container (IBCs). Também possuem 44% mais do que os tambores. Isso os torna soluções de embalagem a granel economicamente favoráveis.

<<< CONHECE NOSSO DICIONÁRIO DO COMEX? BAIXE GRATUITAMENTE.

Além disso, têm disponibilidade imediata e proporcionam negócios just in time. Custo zero de limpeza devido ao uso único e benefícios ao meio ambiente – já que são 100% recicláveis – são algumas outras vantagens competitivas do uso de flexitanks.

A Allog possui estoque próprio deste tipo de equipamento, com fornecimento de logística integrada e operação em diferentes portos do Brasil. Além disso, possui uma equipe especializada neste tipo de logística.

Quer saber mais sobre a movimentação de cargas em flexitanks?

uso de flexitanks

Mais artigos

Blog

Quem já completou o álbum de figurinhas da Copa?

Pelas escolas, shoppings e encontros de crianças e adolescentes, só se fala disso. Os álbuns de figurinhas marcam simbolicamente o início do clima de Copa e atrai diversas faixas etárias do público brasileiro. O primeiro álbum oficial de figurinhas de futebol a circular no país foi o da Copa de 1950, realizada no Brasil. O

Rolar para cima
Previous slide
Next slide