1) O Divino Manco
Na Copa do Mundo do Uruguai, realizada em 1930, um jogador chamou a atenção de todos. O uruguaio Héctor Castro não possuía uma das mãos. Em função deste problema físico e de sua habilidade com a bola no pé, ganhou o apelido de “o divino manco”.
2) Quem sabe cantar o Hino à Bandeira?
Na Copa do Mundo de 1986, no México, todos os brasileiros foram pegos de surpresa. Após a entrada e enfileiramento dos jogadores em campo, o Hino à Bandeira começou a ser tocado ao invés do Hino Nacional. Falha na produção!
3) Televisão à vista
A Copa do Mundo de 1970, também no México, foi a primeira a ter partidas televisionadas. Um marco histórico para divulgação e propagação do evento para todo o mundo.
4) O que é isso na cabeça do italiano?
Na Copa do Mundo de 1934, realizada na Itália, o jogador da seleção italiana Luigi Bertolini causou estranheza ao entrar em campo com faixas de pano enroladas na cabeça. Bertolini fez isso para proteger-se, pois as costuras das bolas da época eram grosseiras e costumam ferir a pele dos jogadores no momento do cabeceio.
5) Um rei adolescente
Há pelo menos um brasileiro que ficou e vai ficar marcado para sempre na história das Copas e do futebol. Trata-se de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Ele foi o campeão do mundo mais jovem de todos os tempos. A façanha foi realizada em 1958, na Suécia, aos 17 anos de idade. Isso mesmo, um adolescente de 17 anos! Pelé é ainda o maior vencedor do campeonato, com três conquistas do troféu.
6) É penta!
O Brasil é o maior campeão das Copas do Mundo: são cinco títulos e é também o único país a ter participado de todas as edições até o momento.
7) Alemanha nas finais
A Alemanha é o país que mais disputou finais da Copa do Mundo. Levando em consideração a época em que o país estava dividido, são oito aparições em finais e quatro conquistas. Os próprios alemães são os atuais campeões mundiais.
8) Yes, nós temos mascote!
A primeira Copa do Mundo de Futebol a ter um mascote foi a de 1966, na Inglaterra. Era um leãozinho chamado Willie.
9) África e o futebol
A Tunísia foi o primeiro país da África a vencer uma partida pela Copa do Mundo. Os tunisianos venceram os mexicanos por 3 a 1 na Copa da Argentina, em 1978.
>>Baixe seu E-Book gratuito Dicionário do COMEX