Importações de medicamentos cresce 15% e impulsiona indústria nacional

Compartilhe esse artigo

As importações de medicamentos e matérias-primas para o setor de saúde ajudam a impulsionar a indústria farmacêutica brasileira. O Brasil é, atualmente, o sétimo maior mercado farmacêutico do mundo. Dados do Ministério da Economia mostram que, de janeiro a dezembro de 2021, o país importou 52.463,38 toneladas de medicamentos. Uma alta de 15% em relação ao ano anterior. Paralelamente, o varejo farmacêutico nacional cresceu 12% nos últimos 12 meses.

importações de medicamentos

Com o aumento na demanda, empresas especializadas na logística de cargas, armazenagem e trâmites legais vêm se tornando uma importante ferramenta para importações de medicamentos. A avaliação é da analista de produtos do Grupo Allog, Priscilla Morroni. Conforme a profissional, a Allog tem apostado cada vez mais neste segmento, trazendo novas oportunidades e soluções logísticas. Além disso, a equipe está treinada e certificada para atender as exigências deste mercado.

>>> Importação passo a passo: como funciona a compra de outros países.

Em 2021, a Allog registrou alta de 19% nas importações de medicamentos na comparação com 2020. As cargas chegam, principalmente, pelo modal aéreo, visto que necessitam de trânsito rápido. Países da União Europeia, com destaque para a Itália, além de Suíça e Índia encabeçam a relação de principais exportadores para o Brasil através da empresa.

importações de medicamentos

“A indústria farmacêutica requer conhecimento e infraestrutura. Trata-se de materiais que podem valer milhões, onde cada etapa da cadeia logística é essencial. É fundamental evitar qualquer variação de temperatura ou avarias na embalagem”, pontua Priscilla.

Certificados especiais

Alguns certificados são fundamentais para empresas que atuam no segmento farmacêutico. Entre eles está o Centro de Excelência para Validadores Independentes em Logística Farmacêutica (CEIV Pharma) e a certificação de boas práticas de distribuição (GDP na sigla em inglês). Ambas dão maior segurança aos importadores no momento da escolha do serviço que vão utilizar.

O Certificado CEIV Pharma, por exemplo,  garante que a infraestrutura, equipamentos, operações e pessoal estejam em conformidade com os padrões e regulamentos esperados pelos fabricantes de produtos farmacêuticos.

importações de medicamentos

O Grupo Allog tem expertise no segmento e desenvolve uma série controles que garantem as boas práticas de armazenagem e transporte para todos os tipos de mercadorias do ramo farmacêutico. Com objetivo de ampliar ainda mais a atuação no setor farmacêutico e apresentar soluções operacionais de excelência aos clientes do segmento, o Grupo Allog associou-se ao Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma).

“Desta forma, podemos manter os clientes atualizados sobre legislações e novas regras sanitárias através de workshops e encontros anuais”, explica Priscilla.

importações de medicamentos

Mais artigos

Klabin
Geral

Klabin: inovação nas empresas é tema de palestra na 6ª Semana Cultural Allog

A Klabin SA passou a investir cada vez mais em soluções focadas na sua cultura de inovação. Esse é um trabalho conectado com todas as áreas da companhia e envolve a participação de todos os colaboradores. A empresa tem conseguido avançar significativamente no desenvolvimento de soluções que permitem otimizar resultados e estreitar parcerias com universidades

Blog

Packing List: qual a importância no Comércio Exterior?

A Receita Federal do Brasil (RFB) define o Romaneio de Carga (Packing List – PL) como o documento que discrimina todas as características ou componentes de uma carga. Em outras palavras, este romaneio tem o objetivo de descrever detalhadamente como o volume está disposto, com o objetivo de facilitar a identificação e localização de qualquer

Rolar para cima