Importações de medicamentos cresce 15% e impulsiona indústria nacional

Compartilhe esse artigo

As importações de medicamentos e matérias-primas para o setor de saúde ajudam a impulsionar a indústria farmacêutica brasileira. O Brasil é, atualmente, o sétimo maior mercado farmacêutico do mundo. Dados do Ministério da Economia mostram que, de janeiro a dezembro de 2021, o país importou 52.463,38 toneladas de medicamentos. Uma alta de 15% em relação ao ano anterior. Paralelamente, o varejo farmacêutico nacional cresceu 12% nos últimos 12 meses.

importações de medicamentos

Com o aumento na demanda, empresas especializadas na logística de cargas, armazenagem e trâmites legais vêm se tornando uma importante ferramenta para importações de medicamentos. A avaliação é da analista de produtos do Grupo Allog, Priscilla Morroni. Conforme a profissional, a Allog tem apostado cada vez mais neste segmento, trazendo novas oportunidades e soluções logísticas. Além disso, a equipe está treinada e certificada para atender as exigências deste mercado.

>>> Importação passo a passo: como funciona a compra de outros países.

Em 2021, a Allog registrou alta de 19% nas importações de medicamentos na comparação com 2020. As cargas chegam, principalmente, pelo modal aéreo, visto que necessitam de trânsito rápido. Países da União Europeia, com destaque para a Itália, além de Suíça e Índia encabeçam a relação de principais exportadores para o Brasil através da empresa.

importações de medicamentos

“A indústria farmacêutica requer conhecimento e infraestrutura. Trata-se de materiais que podem valer milhões, onde cada etapa da cadeia logística é essencial. É fundamental evitar qualquer variação de temperatura ou avarias na embalagem”, pontua Priscilla.

Certificados especiais

Alguns certificados são fundamentais para empresas que atuam no segmento farmacêutico. Entre eles está o Centro de Excelência para Validadores Independentes em Logística Farmacêutica (CEIV Pharma) e a certificação de boas práticas de distribuição (GDP na sigla em inglês). Ambas dão maior segurança aos importadores no momento da escolha do serviço que vão utilizar.

O Certificado CEIV Pharma, por exemplo,  garante que a infraestrutura, equipamentos, operações e pessoal estejam em conformidade com os padrões e regulamentos esperados pelos fabricantes de produtos farmacêuticos.

importações de medicamentos

O Grupo Allog tem expertise no segmento e desenvolve uma série controles que garantem as boas práticas de armazenagem e transporte para todos os tipos de mercadorias do ramo farmacêutico. Com objetivo de ampliar ainda mais a atuação no setor farmacêutico e apresentar soluções operacionais de excelência aos clientes do segmento, o Grupo Allog associou-se ao Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma).

“Desta forma, podemos manter os clientes atualizados sobre legislações e novas regras sanitárias através de workshops e encontros anuais”, explica Priscilla.

importações de medicamentos

Mais artigos

Blog

VGM: Você controla peso de seus contêineres?

As novas regras de pesagem certificada (VGM – Verified Gross Mass), estabelecidas pela IMO (International Maritime Organization), em vigor desde julho de 2016, parecem ter colocado um fim ao problema da falta de controle específico sobre os pesos dos contêineres. Pelo menos do ponto de vista da pró-atividade das empresas em se adequarem aos novos

caos logístico
Geral

Caos logístico do Sul e Sudeste gera desafios à malha portuária

Uma espécie de caos logístico no Sul e Sudeste vem afetando a malha portuária brasileira. As obras nos berços de atracação da Portonave, em Navegantes, para receber navios de 400 metros de comprimento (a nova geração de embarcações mercantes) e o cenário incerto da retomada das operações de carga no Porto de Itajaí geraram um

Rolar para cima