Tamara Simas Novais: amor pelo Comex desde cedo

Compartilhe esse artigo

Ainda na adolescência, eu acompanhava o cenário de comércio exterior brasileiro e me intrigava com as notícias sobre economia, balança comercial e logística internacional. Aquele universo chamava a minha atenção e, sem dúvida alguma, contribuiu para a decisão de cursar a faculdade de Comércio Exterior. Na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), onde me formei, trabalhei como bolsista na Empresa Júnior de Comércio Exterior. Meu foco no estágio era a realização de pesquisa de mercado internacional, onde trabalhávamos com demandas de compra e venda de importadores e exportadores locais.

Logo após a faculdade, segui na pós graduação em Direito da Aduana e do Comércio Exterior Brasileiro, o que ajudou a abrir horizontes sobre tudo o que envolve os procedimentos logísticos internacionais. Depois da experiência com pesquisa de mercado, na universidade, entrei em uma empresa multinacional onde tive a oportunidade de trabalhar com exportação e importação marítima e ter contato com o ambiente de produção. Foi importante para entender a visão do cliente, o que ele espera e como ter bons prestadores de serviço podem minimizar alguns “estresses” no mundo do comércio exterior e da logística internacional.

Tamara Simas Novais

Após ter passagem pela indústria, ingressei na Allog, sempre trabalhando na importação marítima. Atualmente, sou coordenadora de Importação Marítima da empresa. Desde o início, me identifico com o dinamismo da logística internacional, lidar com vários trades, cada um com seus desafios e particularidades. Da mesma forma, coordenamos processos de uma série de clientes que, no que lhe concerne, atuam nos mais variados setores, dando a oportunidade de entender diferentes dores e gargalos e contribuir com nosso know how técnico. Isso torna o trabalho gratificante.

Como eu já havia estado do outro lado (cliente), consegui construir um senso bem aguçado de lead time e logística just in time. Todavia, quando ingressei na Allog, consegui expandir e acelerar meu conhecimento técnico no ramo da logística. Na operação de importação trabalhei principalmente com o acompanhamento do trânsito internacional das cargas junto aos armadores e clientes e também exerci a função de coordenação de embarque, que cuida de toda a parte de solicitação de booking, contato com o agente no exterior, armador e cliente.

Como vejo o segmento e uma carreira de sucesso no futuro? Estamos observando uma tendência, onde os players procuram, cada vez mais, permanecer por um tempo maior junto a seus clientes com vistas a fidelizar e integrar suas cadeias logísticas, e reduzir o número de intervenientes, processos e rupturas. Além disso, com a pandemia, as inovações no ramo da logística aceleraram e foi possível notar, para quem ainda tinha dúvida, que neste segmento os dados e a tecnologia têm e continuarão tendo um papel muito significante.

Desse modo, profissionais com foco em Life Long Learning, ou seja, que estão sempre aprendendo e se reciclando terão mais oportunidades de obter sucesso. E, sem dúvida, profissionais focados no sucesso do cliente e conectados com a linguagem e cultura tecnológica terão mais oportunidades de se destacar.

Tamara Simas Novais

Mais artigos

Logística do Vinho ganha livro digital exclusivo e gratuito

O correto planejamento da logística internacional é uma das etapas mais importantes do processo de importação de vinho no Brasil. Ainda que o produto tenha qualidade e preço atrativos no mercado, dificilmente o cliente ficará totalmente satisfeito se a bebida chegar no ponto de venda avariado ou com características de consumo fora dos padrões. Com

Dicionário do COMEX simplifica termos do comércio exterior

Quem atua no COMEX (comércio exterior) precisa reduzir custos e evitar gastos extras que podem onerar e até prejudicar suas operações internacionais. Para auxiliar profissionais e executivos que atuam com importação e exportação, a Allog International Transport organizou um Dicionário do Comex, no formato de e-book, com o objetivo de simplificar termos do comércio exterior

Rolar para cima
Previous
Next