Taxa de câmbio: compra, venda e mercado diário

Compartilhe esse artigo

Você sabe o que é a taxa de câmbio? De maneira resumida, o câmbio é a relação de valor entre uma moeda e outra. Ela determina, portanto, quantos reais você precisa para, por exemplo, comprar um dólar ou um euro. Não é fixada pelo governo, mas livremente pactuada entre as partes contratantes. Ou seja, entre o comprador ou vendedor da moeda estrangeira e o agente autorizado pelo Banco Central (BC) a operar no mercado de câmbio.

O Brasil adota o regime de câmbio flutuante, no qual não há limite para oscilação da cotação no país. Dessa forma, o Banco Central não interfere no mercado para determinar a taxa de câmbio, mas para manter a funcionalidade deste mercado, evitando um ataque especulativo contra a moeda brasileira ou algum fator externo que gere desequilíbrio.

Compra e venda

É importante lembrar que existem duas taxas de câmbio diferentes: de venda e de compra. A prática consolidada de mercado denomina uma taxa como “de compra” ou “de venda” tendo como base a posição da instituição financeira na transação. Sendo assim, a taxa de venda é o preço que o banco cobra para vender a moeda estrangeira, enquanto a taxa de compra reflete o preço que o banco aceita pagar pela moeda estrangeira que lhe é ofertada. O intervalo entre essas taxas é chamado spread.

Taxa de câmbio

Como regra geral, quaisquer pagamentos ou recebimentos em moeda estrangeira podem ser feitos no mercado de câmbio, desde que referentes a atividades lícitas. Grande parte dessas operações já se encontra descrita e especificada nos regulamentos e normas vigentes. O mercado de câmbio começa a operar às 10h e encerra as suas atividades às 17h.

Diferença entre SPOT X PTAX

O contrato de câmbio é o documento que formaliza a operação. Nele constam informações relativas à moeda estrangeira, à taxa contratada, ao valor correspondente em moeda nacional, à natureza da operação e aos nomes do comprador e do vendedor. Os contratos de câmbio devem ser registrados no Sisbacen (Sistema de Informações do Banco Central) pelo agente autorizado a operar no mercado.

Em operações de câmbio, é necessário contar com uma taxa de conversão, que transformará a moeda estrangeira em nacional. Seja na compra ou na venda de moeda estrangeira, é preciso ter uma taxa referencial que guie o mercado na realização das operações. Através do site do Banco Central, é possível acessar o conversor de moedas (https://www.bcb.gov.br/conversao).

Existem diferentes taxas, que consideram variáveis distintas.

Taxa PTAX: é a taxa oficial do Banco Central e representa uma média diária das taxas de compra e venda operadas pelas instituições financeiras. Ou seja, os cálculos são feitos diariamente, bem como os boletins atualizados. Dessa forma, a PTAX dólar acompanha as oscilações do dólar oficial – caso a cotação da moeda suba no dia, a taxa tende a aumentar também e vice-versa, devido ao regime de câmbio flutuante.

Taxa de câmbio

Vale ressaltar que não existe apenas uma PTAX, mas duas: a PTAX de venda e a PTAX de compra. Essa diferenciação ocorre porque é feita uma média da taxa das operações de compra pelas instituições financeiras e a média da taxa das operações de venda realizadas por essas mesmas instituições, gerando, portanto, uma taxa para cada operação.

>>> Leia também – Hedge Cambial: você sabe como funciona no comércio exterior?

A PTAX é chamada assim devido à “PTAX800”, uma transação do Sisbacen usada durante muitos anos pelo público para consultar taxas de câmbio. A transação foi desativada em 1º de setembro de 2014, mas o sistema que a substituiu manteve o nome PTAX, já que o termo era de uso generalizado por agentes do mercado de câmbio.

A taxa é calculada durante o dia em quatro janelas de tempo. Em cada uma delas, o cálculo considera a média ponderada das taxas de compra e venda informadas pelas instituições financeiras credenciadas pelo Banco Central e que negociam a moeda no mercado, chamadas de “dealers”. As quatro consultas de taxas aos negociadores de câmbio para o cálculo da taxa são feitas entre 10h e 10h10, 11h e 11h10, 12h e 12h10; e 13h e 13h10. Os valores da PTAX do dia são divulgados pelo BC depois da última consulta, geralmente às 13h30.

Taxa SPOT: é a representação do preço da moeda no momento. O cálculo dessa taxa, que também leva o nome “Câmbio Pronto”, pode ser feito de diferentes formas e representa a taxa no instante específico. Além disso, funciona como parâmetro nas negociações do mercado de moedas à vista.

A taxa SPOT está vinculada a operações financeiras que garantem liquidez imediata ao investidor, ou seja, as negociações realizadas no mercado à vista, ou mercado spot, como também é conhecido.

Não é considerada uma taxa de valor fixo, pois depende do tipo de negociação a ser realizada. Isso significa dizer que, ao comprar ou vender dólares, a liquidação da operação acontece no momento em que ambas as partes finalizam o acordo.

Quais são as diferenças entre dólar PTAX e dólar comercial?

Dólar comercial e PTAX costumam gerar confusão em muitas pessoas que realizam operações com moedas estrangeiras. Ela é comum até para profissionais mais habituados a o mercado financeiro, visto que as diferenças entre ambos poucas vezes são ressaltadas quando se fala do assunto.

Taxa de câmbio

O dólar comercial é a cotação oficial entre a moeda brasileira e a moeda americana. Dessa forma, esse é o valor que os bancos utilizam para fechar contratos de câmbio de compra e venda da moeda estrangeira ao longo do dia. Ele varia a todo momento durante o período em que o mercado está aberto. Por outro lado, a PTAX é a média ponderada das taxas de compra e venda operadas durante o dia pelas instituições financeiras. Como se pode visualizar, o dólar comercial é a taxa oficial e varia ao longo do dia conforme as operações de compra e venda de dólar ocorrem. Já a PTAX é a média das consultas realizadas nas janelas de análise.

Essa confusão entre as duas taxas costuma ser bem comum porque muitas vezes a cotação oferecida pelos bancos para operações de compra e venda de dólar utilizam como referência a PTAX. Contudo, vale ressaltar que a utilização da PTAX como referência não é uma obrigatoriedade. Uma casa de câmbio, por exemplo, pode oferecer a taxa que achar conveniente para suas operações.

Taxa de câmbio

Mais artigos

Blog

Prontidão de cargas: como quebrar o ciclo de \”reservas fantasmas\”

Você já ouviu falar em prontidão de cargas no processo logístico de embarques? Para ser um exportador de sucesso não basta ter um produto de qualidade com preço competitivo. É importante estar atento aos prazos de prontidão de cargas, evitando falhas nos processos de garantia de espaço nas embarcações, que podem deixar os navios parcialmente

Blog

Coronavírus no Brasil: Allog auxilia no plano de logística para combate à doença

A Allog vem trabalhando incessantemente, há três semanas, para auxiliar no plano de logística com a importação pelo modal aéreo de materiais essenciais ao combate do novo coronavírus no Brasil. Diferentes demandas de equipamentos médicos, testes para Covid 19, respiradores, medicamentos e máscaras faciais estão sendo recebidas diariamente, tendo como principais importadores hospitais, empresas farmacêuticas

Rolar para cima