Taxa de câmbio: compra, venda e mercado diário

Compartilhe esse artigo

Você sabe o que é a taxa de câmbio? De maneira resumida, o câmbio é a relação de valor entre uma moeda e outra. Ela determina, portanto, quantos reais você precisa para, por exemplo, comprar um dólar ou um euro. Não é fixada pelo governo, mas livremente pactuada entre as partes contratantes. Ou seja, entre o comprador ou vendedor da moeda estrangeira e o agente autorizado pelo Banco Central (BC) a operar no mercado de câmbio.

O Brasil adota o regime de câmbio flutuante, no qual não há limite para oscilação da cotação no país. Dessa forma, o Banco Central não interfere no mercado para determinar a taxa de câmbio, mas para manter a funcionalidade deste mercado, evitando um ataque especulativo contra a moeda brasileira ou algum fator externo que gere desequilíbrio.

Compra e venda

É importante lembrar que existem duas taxas de câmbio diferentes: de venda e de compra. A prática consolidada de mercado denomina uma taxa como “de compra” ou “de venda” tendo como base a posição da instituição financeira na transação. Sendo assim, a taxa de venda é o preço que o banco cobra para vender a moeda estrangeira, enquanto a taxa de compra reflete o preço que o banco aceita pagar pela moeda estrangeira que lhe é ofertada. O intervalo entre essas taxas é chamado spread.

Taxa de câmbio

Como regra geral, quaisquer pagamentos ou recebimentos em moeda estrangeira podem ser feitos no mercado de câmbio, desde que referentes a atividades lícitas. Grande parte dessas operações já se encontra descrita e especificada nos regulamentos e normas vigentes. O mercado de câmbio começa a operar às 10h e encerra as suas atividades às 17h.

Diferença entre SPOT X PTAX

O contrato de câmbio é o documento que formaliza a operação. Nele constam informações relativas à moeda estrangeira, à taxa contratada, ao valor correspondente em moeda nacional, à natureza da operação e aos nomes do comprador e do vendedor. Os contratos de câmbio devem ser registrados no Sisbacen (Sistema de Informações do Banco Central) pelo agente autorizado a operar no mercado.

Em operações de câmbio, é necessário contar com uma taxa de conversão, que transformará a moeda estrangeira em nacional. Seja na compra ou na venda de moeda estrangeira, é preciso ter uma taxa referencial que guie o mercado na realização das operações. Através do site do Banco Central, é possível acessar o conversor de moedas (https://www.bcb.gov.br/conversao).

Existem diferentes taxas, que consideram variáveis distintas.

Taxa PTAX: é a taxa oficial do Banco Central e representa uma média diária das taxas de compra e venda operadas pelas instituições financeiras. Ou seja, os cálculos são feitos diariamente, bem como os boletins atualizados. Dessa forma, a PTAX dólar acompanha as oscilações do dólar oficial – caso a cotação da moeda suba no dia, a taxa tende a aumentar também e vice-versa, devido ao regime de câmbio flutuante.

Taxa de câmbio

Vale ressaltar que não existe apenas uma PTAX, mas duas: a PTAX de venda e a PTAX de compra. Essa diferenciação ocorre porque é feita uma média da taxa das operações de compra pelas instituições financeiras e a média da taxa das operações de venda realizadas por essas mesmas instituições, gerando, portanto, uma taxa para cada operação.

>>> Leia também – Hedge Cambial: você sabe como funciona no comércio exterior?

A PTAX é chamada assim devido à “PTAX800”, uma transação do Sisbacen usada durante muitos anos pelo público para consultar taxas de câmbio. A transação foi desativada em 1º de setembro de 2014, mas o sistema que a substituiu manteve o nome PTAX, já que o termo era de uso generalizado por agentes do mercado de câmbio.

A taxa é calculada durante o dia em quatro janelas de tempo. Em cada uma delas, o cálculo considera a média ponderada das taxas de compra e venda informadas pelas instituições financeiras credenciadas pelo Banco Central e que negociam a moeda no mercado, chamadas de “dealers”. As quatro consultas de taxas aos negociadores de câmbio para o cálculo da taxa são feitas entre 10h e 10h10, 11h e 11h10, 12h e 12h10; e 13h e 13h10. Os valores da PTAX do dia são divulgados pelo BC depois da última consulta, geralmente às 13h30.

Taxa SPOT: é a representação do preço da moeda no momento. O cálculo dessa taxa, que também leva o nome “Câmbio Pronto”, pode ser feito de diferentes formas e representa a taxa no instante específico. Além disso, funciona como parâmetro nas negociações do mercado de moedas à vista.

A taxa SPOT está vinculada a operações financeiras que garantem liquidez imediata ao investidor, ou seja, as negociações realizadas no mercado à vista, ou mercado spot, como também é conhecido.

Não é considerada uma taxa de valor fixo, pois depende do tipo de negociação a ser realizada. Isso significa dizer que, ao comprar ou vender dólares, a liquidação da operação acontece no momento em que ambas as partes finalizam o acordo.

Quais são as diferenças entre dólar PTAX e dólar comercial?

Dólar comercial e PTAX costumam gerar confusão em muitas pessoas que realizam operações com moedas estrangeiras. Ela é comum até para profissionais mais habituados a o mercado financeiro, visto que as diferenças entre ambos poucas vezes são ressaltadas quando se fala do assunto.

Taxa de câmbio

O dólar comercial é a cotação oficial entre a moeda brasileira e a moeda americana. Dessa forma, esse é o valor que os bancos utilizam para fechar contratos de câmbio de compra e venda da moeda estrangeira ao longo do dia. Ele varia a todo momento durante o período em que o mercado está aberto. Por outro lado, a PTAX é a média ponderada das taxas de compra e venda operadas durante o dia pelas instituições financeiras. Como se pode visualizar, o dólar comercial é a taxa oficial e varia ao longo do dia conforme as operações de compra e venda de dólar ocorrem. Já a PTAX é a média das consultas realizadas nas janelas de análise.

Essa confusão entre as duas taxas costuma ser bem comum porque muitas vezes a cotação oferecida pelos bancos para operações de compra e venda de dólar utilizam como referência a PTAX. Contudo, vale ressaltar que a utilização da PTAX como referência não é uma obrigatoriedade. Uma casa de câmbio, por exemplo, pode oferecer a taxa que achar conveniente para suas operações.

Taxa de câmbio

Mais artigos

Blog

Crescimento do frete aéreo: demanda gera pico no volume de cargas

A alta demanda por produtos e insumos originários do mercado asiático às vésperas do final de ano e o congestionamento do transporte marítimo ao redor do mundo gera uma reação incomum: o crescimento do frete aéreo acima da média do transporte aéreo como alternativa para movimentar produtos de alto valor agregado. Com as viagens e

Blog

Felicidade no trabalho: Veja o que a Felipe Schmidt tem a dizer

Penso que o primordial para ser feliz no trabalho é saber o que você ama fazer, entender seu sentimento do que te faz bem e o que vai te mover todos os dias. É importante que você tenha uma boa relação com seus colegas e líderes, que possa expor suas opiniões no que te envolve

Rolar para cima
Previous slide
Next slide