Exportações de cargas líquidas: Allog cresce 9% com glicerina como destaque

Compartilhe esse artigo

As exportações de cargas líquidas, com destaque para a glicerina, têm ganhado papel estratégico no comércio exterior brasileiro, impulsionadas pelo crescimento da produção nacional de biodiesel e pela crescente demanda internacional por insumos renováveis. Em 2024, o Brasil bateu novo recorde de exportação de glicerina, consolidando o produto como um dos principais subprodutos da indústria de combustíveis verdes no comércio exterior.

Inseridos nesse cenário de expansão, aqui na Allog registramos um crescimento de 9% nas exportações de cargas líquidas, movimentando 14.907 TEUs no ano passado. Destes, a glicerina bruta e refina representou 79% do volume de líquidos, com 10.184 TEUs embarcados. O desempenho reforça o nosso papel logístico na conexão entre a indústria nacional e mercados internacionais, principalmente no Leste Asiático.

exportações de cargas líquidas

Com a produção de biodiesel em alta — que em 2024 somou 9,07 milhões de metros cúbicos, segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP) — o Brasil tem exportado volumes cada vez maiores de glicerina, um subproduto gerado na fabricação do combustível renovável. O avanço foi impulsionado por medidas como a adoção do B15 (15% de biodiesel no diesel) e pelo bom desempenho do mercado de diesel em geral.

Ásia é o principal destino

A glicerina exportada é altamente valorizada em mercados como o farmacêutico, cosmético e alimentício, onde é utilizada na fabricação de solventes, adoçantes, conservantes, anestésicos e plastificantes. O principal destino dessas exportações de cargas líquidas tem sido a Ásia, com destaque para os portos chineses de Qingdao, Ningbo, Nanjing e Fuzhou — regiões que têm elevado consumo industrial da substância.

exportações de cargas líquidas

Aqui na Allog, passamos a atuar no segmento de cargas líquidas em 2018, com a chegada do especialista João Froes ao grupo. Desde então, acumulamos crescimento consistente nesse nicho. Para se ter uma ideia, em 2018, foram movimentados 353 TEUs; já em 2019, esse número saltou para 4.369 TEUs — uma guinada que mostrou o potencial do setor e a capacidade da empresa de desenvolver expertise logística para produtos sensíveis e de alto valor agregado.

Perspectivas para 2025

As projeções para 2025 continuam positivas. Dados recentes da plataforma especializada BiodieselBR indicam que o Brasil iniciou o ano com novo recorde de exportações de cargas líquidas, como a glicerina, refletindo a continuidade da expansão da produção de biodiesel. A expectativa é de que, mesmo com oscilações no mercado internacional, a demanda por insumos renováveis e sustentáveis mantenha o ritmo de crescimento nas exportações de líquidos.

Aqui na Allog, devemos seguir acompanhando essa tendência de perto. “As perspectivas são bastante favoráveis. A agenda ambiental global e o avanço da matriz energética limpa no Brasil devem seguir impulsionando a produção de biodiesel e, consequentemente, a exportação de glicerina. Estamos preparados para atender esse mercado com excelência logística”, afirma Mariana Roedel, do Grupo Allog.

Mariana_Roedel_Leticina

Mais artigos

transporte aéreo de moda
Geral

Transporte Aéreo de Moda: Manequins de pano em operação logística especial

Como o transporte aéreo de moda conecta o universo da alta costura entre São Paulo e Nova York? Seis manequins em tecido utilizados na vitrine da primeira loja de uma marca japonesa de alta costura na América do Sul, localizada no Shopping Iguatemi, em São Paulo, foram enviados de volta a Nova York, nos Estados

seca no Rio Amazonas
Geral

Seca no Rio Amazonas e no Canal do Panamá gera impacto na movimentação de cargas

O contínuo aumento da vazante do Rio Negro, em Manaus, – ampliado pelo fenômeno El Niño – tem provocado seca no Rio Amazonas com um impacto significativo nos custos operacionais das companhias de navegação. Para atenuar este efeito, os armadores que operam no Porto de Manaus estão aplicando uma taxa extra denominada Low Water Surcharge

Rolar para cima