Como tirar melhor proveito das pesquisas de satisfação?

Compartilhe esse artigo

O que as empresas têm a ganhar com o processo de pesquisa de satisfação? O feedback necessário e simples do cliente, a perspectiva de quem está do outro lado e a experiência de construir algo novo e melhorado em colaboração ao próprio negócio.

Quem conhece o que o cliente pensa e deseja sai na frente, mesmo que para isso tenha que ouvir reclamações. Para isso, é fundamental saber ouvir e estar aberto a tudo, desde um elogio, reclamações ou queixas complexas e até mesmo feedbacks que em nada têm a ver com a empresa.

pesquisa de satisfação de clientes

Para tirar o melhor resultado da pesquisa de satisfação:

Para tirar melhor resultado das pesquisas de satisfação, no entanto, é necessário fazer um cruzamento de dados para chegar a uma conclusão. Um dado sem uma análise posterior não tem utilidade alguma. É fundamental cruzar os dados de diferentes formas de coleta e interpretá-los para conseguir gerar insights.

Colher dados que valorizem a empresa é fundamental, porém é muito importante não desconsiderar ou tentar mascarar as reclamações e insatisfações dos clientes. A humildade de perceber aquilo que precisa ser melhorado é a melhor forma de utilizar as informações e melhorar os serviços. Quando o cliente responde a uma pesquisa de satisfação, ele leva em consideração a sua experiência como um todo. Isso inclui sua percepção sobre o serviço ou produto em todos os aspectos e até mesmo sobre a identidade visual da empresa.

Uma empresa que utiliza as pesquisas de satisfação para repensar seus produtos e/ou serviços tem nas mãos uma vantagem competitiva. O motivo é simples: enquanto outros concorrentes podem perder tempo correndo atrás de “melhorias” que talvez nem interessem aos clientes, você vai focar seus esforços em melhorias reais, porque foram solicitadas pelos próprios clientes.

A melhor política, no entanto, é procurar críticas que são recorrentes. Se uma crítica aparece várias vezes nas pesquisas de satisfação da empresa é sinal de que uma melhoria naquele aspecto pode gerar impacto sobre uma parte significativa dos clientes. Por conseqüência, o retorno sobre o investimento será maior.

Por outro lado, existe um tipo de crítica muito mais poderosa para a melhoria de produtos, são que trazem uma reclamação sobre algum aspecto que ainda é inexplorado no mercado. Essas são oportunidades de inovação que vão fazer mais do que igualar seu produto ao concorrente: vão lançá-lo à frente, em uma posição de vantagem.

Veja também:

http://allog.com.br/blog/novidades/o-que-o-cliente-ganha-ao-colaborar-com-a-pesquisa-de-satisfacao/

http://allog.com.br/blog/novidades/como-pesquisas-de-satisfacao-ajudam-a-aprimorar-o-negocio/

 

pesquisa de satisfação de clientes

Mais artigos

Blog

Projeto pernas solidárias ganha o patrocínio da Allog

Completar uma corrida é o sonho de muitos atletas, independentemente das condições físicas. Mas se você pudesse “emprestar” suas pernas para que alguém tivesse a mesma sensação, você faria? Pois é exatamente o que propõe o projeto Pernas Solidárias, organização sem fins lucrativos que passou a receber apoio da Allog, empresa especializada em logística internacional

Gislaine Velozo
Geral

Gislaine Velozo: conectada ao Comex pelo despacho aduaneiro

Desde bem cedo estive conectada ao mundo da Logística Internacional, mas foi após circular por outras áreas do mercado de trabalho que descobri que eu pertencia mesmo ao Comex. Me formei aos 21 anos em Comércio Exterior pela faculdade OPET e atualmente sou analista de importação da Jall Cards, empresa especializada na fabricação de cartões

Rolar para cima