O que o cliente ganha ao colaborar com a pesquisa de satisfação?

Compartilhe esse artigo

A pesquisa de satisfação é um mecanismo que possibilita que organizações percebam se estão, de fato, realizando um trabalho satisfatório no que se refere aos produtos vendidos ou serviços prestados. Com um entrosamento maior, empresas e consumidores passam a caminhar em consonância. Dessa forma, ao expressar o que realmente acha de algum produto ou serviço, o cliente tem o poder de modificar o que não lhe satisfaz.

pesquisa de satisfação

Ainda que isso não ocorra de forma imediata, as organizações tem dado cada vez mais atenção a esses indicativos, pois representam a imagem que as pessoas têm do que lhes é oferecido. Sabendo-se claramente o que deve ser melhorado ou mantido, muitas empresas desenvolvem trabalhos voltados para esse enfoque e vêem nisso algo muito positivo.

Portanto, ao colaborar com uma pesquisa, o cliente/consumidor ajudará a melhorar um serviço que pode trazer benefícios também para o seu negócio. A pesquisa de satisfação é amplamente utilizada dentro do marketing para indicar e mensurar como os produtos e serviços oferecidos por uma empresa satisfazem ou excedem a expectativa do cliente.

Essa definição não se restringe apenas à satisfação associada ao momento do consumo, mas também leva em consideração toda vez que uma marca interage e se relaciona com seu público-alvo. Ao mensurá-la, torna-se possível compreender qual a probabilidade de um cliente voltar a comprar da sua empresa no futuro.

No entanto, desenvolver um programa de satisfação do cliente não é apenas realizar uma pesquisa de atendimento. Pesquisas fornecem a leitura que mostra onde a atenção é necessária. Grandes melhorias duradouras precisam de uma transformação fundamental na empresa, provavelmente envolvendo treinamento de equipe e mudanças culturais. O resultado pode prever, por exemplo, maior participação de mercado, marcas e reputação mais fortes e funcionários mais felizes.

pesquisa de satisfação de clientes

Mais artigos

Blog

Vinícolas gaúchas respondem por 90% das exportações de vinhos do Brasil

As vinícolas gaúchas correspondem a 90,1% das exportações brasileiras de vinhos e espumantes. Destes, 85% dos rótulos são elaborados na Serra Gaúcha, região considerada propícia para o cultivo de uvas, além de concentrar importantes vinícolas do mercado. A cidade de Farroupilha, por exemplo, detém a Indicação de Procedência (IP) para a produção da uva do

Blog

Semana Cultural Allog: uma conversa aberta sobre nossas potencialidades

Como queremos nos posicionar no mercado? O que ele espera de nós? Como os parceiros de logística enxergam nossa empresa? E como nós nos enxergamos? Estas e outras reflexões foram trazidas para o debate no terceiro e último dia da 4ª edição da Semana Cultural Allog. Diretores e colaboradores da Allog conversaram sobre passado, presente

Rolar para cima