Gestão da logística internacional: lead time do Fast Fashion

Compartilhe esse artigo

As araras e vitrines de hoje já não são como de outrora! O que está nos cabides nesta semana é completamente diferente do que encontramos há 1 mês. E mais diferente ainda do que encontraremos em 15 dias. A rapidez com que a moda gera negócios depende da cadeia logística eficiente: é o lead time do fast fashion. Quanto mais tempo uma mercadoria fica nos armazéns (ou nas prateleiras), mais as receitas são afetadas.

Segundo Marcos Camargo, consultor sobre o segmento fashion, a cadeia de suprimentos é um elo fundamental na geração de valor das empresas varejistas. “Fornecedores e logística integrados fortalecem o posicionamento estratégico. Além disso, proporcionam agilidade e reforçam o valor entregue ao cliente dentro do lead time do fast fashion”, explica. De acordo com o profissional, através do conceito de speed to market – ou seja  a rapidez com que disponibiliza um produto inovador ou de valor agregado ao cliente-alvo – os prestadores de serviço na área da importação ajudam na competitividade do setor.

lead time do fast fashion

Este conceito, segundo Camargo, é fundamental no varejo de moda. Líderes globais baseiam suas operações no fast fashion, disponibilizando as novidades no menor tempo possível aos clientes finais. Para melhor atender essas metas, o mercado tem procurado reduzir o lead time do fast fashion nas importações. A busca incessante é por driblar limitações na cadeia logística de produtos que têm origem na Ásia. “A gestão eficiente passa pela escolha de parceiros competentes e globalmente estabelecidos”, acrescenta Camargo.

Para garantir a redução do lead time do fast fashion, o papel do agente de importação passa pela gestão do transporte. Isso inclui o trajeto desde a origem até o destino final no menor tempo, com o melhor custo e segurança. Além disso, é preciso garantir a transparência de informações, metas e indicadores de performance (KPIs na sigla em inglês). Segundo o coordenador comercial da Allog, Carlos Alexandre, o trabalho do agente de cargas agrega no fashion ao entregar expertise no segmento do cliente, dispor de um conhecimento global da cadeia logística e entregar ferramentas de gestão que facilitam e trazem eficiência no dia a dia.

Se planeje, entenda como o Peak Season pode afetar sua logística.
Baixe o e-book gratuitamente:

lead time do fast fashion

Mais artigos

Blog

Aumentam as exportações brasileiras de cerâmica

As exportações brasileiras de cerâmica já atingiram 111 países, totalizando 94,3 milhões de metros quadros em 2017. De acordo com a Associação Nacional de Fabricantes de Cerâmicas pra Revestimentos, Louças Sanitárias e  Congêneres (Anface), o Brasil é um dos principais players do mercado mundial. Ocupa a segunda posição em produção e consumo de revestimentos de

Blog

Allog está entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil

A Allog – empresa especializada em logística internacional – acaba de ser certificada entre as 150 “Melhores empresas para se trabalhar” pelo Great Place To Work, no ranking Brasil/Nacional médio porte, com matriz estrategicamente posicionada em Itajaí (SC) e filiais em Porto Alegre (RS), Campinas e Santos (SP). “O dia 12 de agosto ficará na

Rolar para cima