Ano Novo Chinês: 5 aspectos importantes sobre este feriado

Compartilhe esse artigo

Ano Novo Chinês, o feriado que mais afeta a logística internacional. Mas, afinal, você sabe exatamente o que ele significa para o Comércio Exterior?

O Ano Novo Chinês é tradicionalmente um tempo para a família, semelhante ao Natal no Brasil. Por esse motivo, empresas que fazem negócios com o país precisam estar atentas a este feriado específico desta região do planeta já que a economia local para de produzir por, no mínimo, uma semana.

Ano Novo Chinês

Os empresários do setor também precisam ter em mente que este feriado, às vezes, muda por ser baseado no calendário lunar. Por isso, é fundamental planejar a importação com, pelo menos, dois meses de antecedência. Desta forma, os pedidos que você precisa preencher em fevereiro e março chegarão dentro do prazo previsto. Confira abaixo 5 aspectos importantes ou curiosos sobre o Ano Novo Chinês nas relações internacionais.

1) O que é o Ano Novo Chinês

O Ano Novo Chinês é uma referência à data de comemoração do Ano Novo adotada por diversas nações do oriente. Estes países seguem um  calendário tradicional distinto do ocidental. O calendário chinês é lunissolar, leva em consideração tanto as fases da lua como a posição do sol. O Ano Novo Chinês começa na noite da lua nova mais próxima do dia em que o sol passa pelo décimo quinto grau de Aquário. Os chineses relacionam cada novo ano a um dos 12 animais que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião. Em agradecimento, Buda os transformou nos signos da astrologia chinesa: rato, búfalo/boi, tigre, coelho, dragão, serpente/cobra, cavalo, carneiro/cabra, macaco, galo, cachorro e javali/porco.

2) Quando é o feriado Chinês?

Em 2019, será celebrado oficialmente entre os dias 4 e 10 de fevereiro.

3) Como funciona o feriado e por que move tanta gente?

O feriado de Ano Novo chinês é a época para o reencontro e celebração entre os familiares. Ao longo do ano, jovens viajam das províncias para os centros urbanos em busca de trabalho e melhores remunerações. No feriado de Ano Novo, retornam para casa para visitar familiares e celebrar o inicio de um novo ciclo.

4) Por que entender a logística do feriado chinês é importante para minimizar o impacto no Comex?

As movimentações internas providas pela população chinesa durante as celebrações do feriado chinês impactam diretamente toda a cadeia do Comex. Um país com 1,4 bilhão de habitantes não consegue atender as demandas de transporte interno durante o feriado. Desta forma, muitas indústrias liberam seus funcionários alguns dias antes do início oficial do feriado para que estes possam chegar às suas províncias em tempo. A mesma política se aplica também no retorno, quando muitas empresas alteram seus cronogramas de reinício de atividades para que os trabalhadores tenham tempo de voltar para os grande centros. Em outras palavras, seria praticamente impossível prover sistemas de transportes doméstico para que todos se movimentem internamente ao mesmo tempo.

5) Quem sofre o impacto do feriado chinês?

Os maiores impactados com o Ano Novo Chinês são os mercados que desenvolvem relações comerciais com a China. Dada a relevância destas transações, a lacuna gerada entre o início e término do período extra-oficial resulta em desabastecimento para alguns mercados importadores e situações de aumento nas demandas logísticas nos períodos que antecedem ao feriado. Muitas empresas antecipam suas compras oriundas da China, criando um período de alta demanda e redução nas ofertas de espaço. O resultado é o aumento nos custos logísticos. Por outro lado, nas exportações, muitas empresas são obrigadas a alterar suas datas de embarque para que as descargas não ocorram nos períodos de celebração do feriado, afetando os tempos de produção e escoamento das cargas.

Se planeje, entenda como o Peak Season pode afetar sua logística.
Faça o download do seu eBOOK!

 

Mais artigos

VIVA BIKE: Pedalada comemorativa marca o Dia Mundial da Bicicleta

O Dia Mundial do Ciclista (15/04) e o Dia Mundial da Bike (19/04) serão comemorados mais uma vez em grande estilo no dia 27 de abril (sábado). A Allog, a Rede Bike Anjo e a Família Pedal 7 unem forças em mais um ano para a realização do evento Viva Bike, que chama atenção para o uso

Rolar para cima
Previous
Next