Nova bacia de evolução de Itajaí: testes vão indicar tamanho dos navios

Compartilhe esse artigo

Os primeiros testes da nova bacia de evolução de Itajaí foram considerados um sucesso. O navio Valor, de 300 metros de comprimento e 48,3 metros de largura, com bandeira de Malta, foi o primeiro a realizar a manobra. Saiu de popa do cais da Portonave, em Navegantes, e seguiu até a foz do Itajaí-Açu, onde está localizada a nova bacia de evolução e fez o giro de 180º necessário para continuar navegando. Para que a embarcação navegue com segurança, com seus motores em níveis mínimos de potência os rebocadores a conduzem até a área de giro.

 

Os testes são uma exigência da Capitania dos Portos para autorizar a utilização da nova bacia de evolução. Ao todo, são 6 operações testes no complexo portuário. A nova bacia de evolução de Itajaí contempla 500 metros de diâmetro e profundidade de 14 metros. “Essas manobras fazem parte de um conjunto de ações para garantir que a infraestrutura do complexo portuário de Itajaí possa atender os navios denominados mega ships, com até 350 metros de comprimento”, comemora o superintende do porto de Itajaí, o engenheiro Marcelo Werner Salles. Atualmente operam no complexo navios com até 300 metros de comprimento.

Mais produtividade

Conforme Diego Lemke, gerente de produtos da Allog, com o alargamento do canal de acesso e a nova bacia de evolução de Itajaí, o complexo poderá receber navios maiores, trazendo economia de escalas e, consequente, maior produtividade e eficiência na operação portuária. “Além disto, esta adequação da infraestrutura poderá viabilizar novos investimentos, gerar mais empregos e recolhimento de tributos”, considera.

Lemke explica que esta nova adequação também deverá aumentar a atividade econômica da região, com uma retroárea mais bem estruturada, bem como manter a competitividade do complexo no cenário nacional. Segundo informações do Complexo Portuário, em 2019, Itajaí deixou de receber 30 escalas de embarcações de grande porte devido à bacia de evolução. O complexo do Itajaí é segundo maior em operações de contêineres no Brasil, representando quase 4% da balança comercial brasileira e por onde passam 60% dos produtos produzidos em Santa Catarina.

nova bacia de evolução de Itajaí

Mais artigos

Israel e Palestina
Geral

Israel e Palestina: como a guerra afeta o mercado global

O conflito na região de Israel e Palestina ocorre há décadas e, recentemente, a tensão entre os países desencadeou em uma guerra, desta vez com o primeiro ataque sendo do grupo extremista Hamas contra Israel. Segundo Bruna Pagarine, estudante de Relações Internacionais da Unilasalle, desde o início do conflito, a sociedade internacional está atenta aos

Medidas de Container
Blog

Medidas de contêiner: saiba quais são e como usar!

Já ficou em dúvida sobre qual contêiner usar para exportar ou importar sua mercadoria? Pensando nisso, montamos um material para você com as medidas de contêiner, capacidade de carga, tipo de mercadoria, cubagem e curiosidades. Confira abaixo as medidas de contêiner existentes: Contêiner 20 Pés   Disponível para qualquer carga seca. Exemplo: bolsas, pallets, caixas, tambores,

Rolar para cima