Mercado da saudade: alimentos brasileiros conquistam paladar estrangeiro

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Você sabe o que significa mercado da saudade? O pão de queijo, por exemplo, é uma das iguarias da culinária regional brasileira mais conhecida no país. No entanto, pouca gente sabe é que ele também faz sucesso no exterior. Juntamente com a tapioca, açaí e tantos outros alimentos característicos do Brasil, o pão de queijo faz parte do chamado “mercado da saudade”. Este mercado atende, principalmente, a demanda de brasileiros que moram no exterior, mas vem sendo aceito pelos paladares de países como Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Botswana, Chile e Uruguai. Ele também ajudar a incrementar a balança comercial verde e amarela. Dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços mostram que o pão de queijo se firmou com um produto de exportação.

Em 2019, a receita da panificação e confeitaria brasileiras somou R$ 95 bilhões, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), com expansão de 2,65%. De acordo com Rodrigo Portes, analista de produto da Allog, apesar de ser pensada para atender os brasileiros que moram no exterior, a exportação de produtos do mercado da saudade ajuda a atender a grande demanda de consumo pelo mercado latino americano. Isso inclui mexicanos, porto-riquenhos e colombianos.

mercado da saudade

A Allog trabalha com exportação de pão de queijo para a América do Norte e países da América do Sul desde 2012. A empresa também é responsável por fazer toda a logística de exportação de alimentos como feijão e arroz de marcas nacionais. Muitas delas, inclusive, já estavam incorporadas ao cardápio de brasileiros que deixaram o país e hoje moram nos Estados Unidos. A lista de produtos movimentados pela Allog conta também com refrigerantes feito à base de guaraná. E alguns itens como café, açaí, leite condensado e farofa.

Contêiner refrigerado

Por ser um alimento que exige logística especial, o pão de queijo viaja em contêineres refrigerados a 18 graus negativo. “Todo este cuidado permite o controle da temperatura desde a retirada da fábrica no Brasil até a entrega no importador. Isso evita que sofra alterações bruscas durante o transporte”, pontua Portes.

Indústrias que buscam atingir o mercado da saudade podem contar com a assessoria logística da Allog para internacionalizar suas marcas. Para trilhar este caminho, as empresas precisam ter as licenças legais e atender o padrão de exigência do mercado importador. Ele é muito mais rigoroso do que o mercado brasileiro. Países importadores possuem uma padronização internacional como referência, tendo como destaque o controle de rastreabilidade. Eles também prezam pela garantia de que o produto não sofreu qualquer alteração desde a fábrica até o destino.

CONFIRA: 5 PASSOS PARA INICIAR A EXPORTAÇÃO PARA OS ESTADOS UNIDOS

Operador Econômico Autorizado

A Allog é uma empresa certificada pela Receita Federal do Brasil como Operador Econômico Autorizado (OEA). A certificação é uma garantia de que trabalha com fornecedores que atendem requisitos de rastreabilidade exigidos pelos importadores. “Além disso, muitos produtos possuem um shelf life (vida útil de prateleira, numa tradução livre) curto. Eles não podem correr o risco de eventuais atrasos na logística”, destaca Portes.  Para este tipo de produto, a Allog faz um trabalho diferenciado junto aos fornecedores para assegurar que o embarque e liberação da carga ocorram dentro do previsto. Desta forma, minimiza-se o risco de degradação ou até mesmo um desabastecimento nos mercados locais.

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