Aumentam as exportações brasileiras de cerâmica

Compartilhe esse artigo

As exportações brasileiras de cerâmica já atingiram 111 países, totalizando 94,3 milhões de metros quadros em 2017. De acordo com a Associação Nacional de Fabricantes de Cerâmicas pra Revestimentos, Louças Sanitárias e  Congêneres (Anface), o Brasil é um dos principais players do mercado mundial. Ocupa a segunda posição em produção e consumo de revestimentos de cerâmica, além de ser o sétimo na escala de exportação. Os maiores compradores são os atacados e distribuidores especializados em revestimentos e granito.

Em 2016, foram produzidos 792 milhões de metros quadrados para uma capacidade instalada de 1.048 milhões de metros quadrados. As vendas totais atingiram 800,3 milhões de metros quadrados, dos quais 706 milhões de metros quadrados foram vendidos no mercado interno e 94,3 milhões de metros quadrados exportados.

As exportações brasileiras de cerâmica têm como principais destinos a América do Sul, América Central, América do Norte e Caribe. De acordo com Gabriel Heglert, executivo de vendas da Allog International Transport, agência de carga com know how na movimentação marítima deste tipo de produto, o crescimento das vendas no mercado externo está sendo impulsionado principalmente pela cotação do dólar em relação ao real e uma ligeira retração no mercado interno. “A Allog tem experiência na operação de cerâmica, tanto na exportação como na importação”, pontua Gabriel.

Por conta deste bom desempenho do setor, a estimativa da Anface é de que para cada lote de quatro caixas de cerâmica exportada uma caixa seja importada. A cerâmica brasileira exportada para o mercado externo é produzida, principalmente, em Santa Catarina – região da Grande Florianópolis e Sul do Estado -, Nordeste, e o pólo cerâmico de Santa Gertrudes, no estado de São Paulo, formado pelos municípios de Santa Gertrudes, Rio Claro, Cordeirópolis, Ipeúna, Iracemápolis, Limeira e Piracicaba, que abriga 85% de toda a produção paulista de revestimentos cerâmicos.

Individualmente, os Estados Unidos lideram as importações brasileiras de revestimentos cerâmicos exportados pela Allog de uma lista de países onde também se destacam Chile, Reino Unido, Colômbia, Alemanha, República Dominicana, Panamá, Honduras, Argentina e Austrália.

 

Veja também:

SEGURO: PERDA OU INVESTIMENTO?

VOCÊ CONTROLA O VGM DE SEUS CONTÊINERES?

FALTA DE ESPAÇO NO TRANSPORTE MARÍTIMO: HORA DE REVER O PLANEJAMENTO!

cerâmica

Mais artigos

Blog

Tamara Simas Novais: amor pelo Comex desde cedo

Ainda na adolescência, eu acompanhava o cenário de comércio exterior brasileiro e me intrigava com as notícias sobre economia, balança comercial e logística internacional. Aquele universo chamava a minha atenção e, sem dúvida alguma, contribuiu para a decisão de cursar a faculdade de Comércio Exterior. Na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), onde me formei,

Geral

Torcedor Allog e Logística Internacional: semelhanças definem resultados

Você já parou para pensar que há mais semelhanças do que se imagina entre o Torcedor Allog e a Logística Internacional? No comércio exterior, assim como no esporte de alto rendimento, resultados consistentes são construídos por planejamento, capacidade de adaptação e trabalho coletivo. É dessa relação entre estratégia e execução que surgiu o Torcedor Allog,

Rolar para cima