Carga de projeto: logística especial movimenta gerador de 67 toneladas

Compartilhe esse artigo

Uma carga de projeto exigiu uma logística especial por parte do time Allog. Um transformador de 67 toneladas, 8,2 metros de comprimento, 3,2 metros de largura e 4,1 metros de altura será um dos destaques da Usina Geotérmica Cerro Pabellón, no Chile. Trata-se da primeira planta de energia geotérmica na América Latina. Toda a logística para o transporte do equipamento está sendo realizada pela Allog. A empresa conta com expertise em transporte de cargas especiais de grande porte ou carga de projeto. Juntamente com o transformador, embarcaram também seis contêineres com acessórios e óleo.

A carga partiu de Jaraguá do Sul (SC) e seguiu no modal rodoviário até o Porto Itapoá, no norte do Estado. No trecho rodoviário, foram utilizadas carretas simples para os contêineres e veículo especial (prancha rebaixada) para o transporte do transformador. Devido ao peso, segundo Guilherme Borini, analista de projetos da Allog, o equipamento precisou aguardar na prancha rebaixada (sobre rodas) até o embarque.

carga de projeto

ENTENDA COMO FUNCIONA O EMBARQUE DAS CARGAS DE PROJETOS

De Itapoá, o gerador seguiu de navio até o porto de Antofagasta, no Norte do Chile. Depois, será transportado até a Usina Geotérmica Cerro Pabellón. A carga foi conduzida em um navio de linha regular da Hapag Lloyd, armador com significativo knowledge em carga de projeto.

Carga de projeto

O transporte de carga de projeto exige estudos específicos de logística em todas as etapas da viagem. O objetivo é identificar as melhores conexões necessárias. Além disso, é preciso assegurar a aprovação de todas as licenças e cumprimento das regulamentações determinadas pelas autoridades locais. “A viabilidade do transporte deve ser desenvolvida por equipes profissionais capacitadas. Também devem ter conhecimento prévio de todos os serviços prestados pelos diferentes tipos de armadores. Isso inclui armadores de contêiner, armador Ro-Ro, armador breakbulk, além da busca pela melhor operação terrestre”, acrescenta Borini.

A construção da Geothermal del Nort, terceira unidade da usina geotérmica de Cerro Pabellón, é resultado de um joint venture entre a estatal Enap (Empresa Nacional Del Petróleo) e a subsidiária de energia renovável da Enel Chile, Enel Green Power Chile. Localizada no alto platô do deserto de Atacama, na região de Antofagasta, a usina gerará 33 MW. A nova unidade dará à Cerro Pabellón uma capacidade total de 81 MW. “Quando a terceira unidade estiver totalmente em operação, a usina geotérmica produzirá um total de 600 GWh por ano. Isso evitará a emissão de 470 mil toneladas de CO2 na atmosfera”, relata a Enel.

Precisa de ajuda para cotar a sua carga de projeto?

carga de projeto

Mais artigos

Blog

Importações da China são aquecidas por Natal e Black Friday

Produtos como enfeites natalinos, eletroeletrônicos e utensílios domésticos aquecem as importações da China com a proximidade do final do ano. Maiara Cordova, gerente de produtos da Allog, explica que entre os meses de julho e setembro, a importação de artigos para enfeites natalinos chega a crescer 40%. Já no segmento de eletroeletrônicos e utensílios domésticos,

Blog

Allog passa por recertificação da ISO 9001 e conquista versão 2015

O ano de 2018 começou com uma ótima notícia para a Allog International Transport: a recertificação da ISO 9001, agora na versão 2015. Na prática, isso comprova que a empresa vem cumprindo todas as normas de qualidade estabelecidas desde 2012 quando foi certificada pela primeira vez na versão 2008. A ISO 9001 é uma norma

Rolar para cima
Previous slide
Next slide