Carga de projeto: logística especial movimenta gerador de 67 toneladas

Compartilhe esse artigo

Uma carga de projeto exigiu uma logística especial por parte do time Allog. Um transformador de 67 toneladas, 8,2 metros de comprimento, 3,2 metros de largura e 4,1 metros de altura será um dos destaques da Usina Geotérmica Cerro Pabellón, no Chile. Trata-se da primeira planta de energia geotérmica na América Latina. Toda a logística para o transporte do equipamento está sendo realizada pela Allog. A empresa conta com expertise em transporte de cargas especiais de grande porte ou carga de projeto. Juntamente com o transformador, embarcaram também seis contêineres com acessórios e óleo.

A carga partiu de Jaraguá do Sul (SC) e seguiu no modal rodoviário até o Porto Itapoá, no norte do Estado. No trecho rodoviário, foram utilizadas carretas simples para os contêineres e veículo especial (prancha rebaixada) para o transporte do transformador. Devido ao peso, segundo Guilherme Borini, analista de projetos da Allog, o equipamento precisou aguardar na prancha rebaixada (sobre rodas) até o embarque.

carga de projeto

ENTENDA COMO FUNCIONA O EMBARQUE DAS CARGAS DE PROJETOS

De Itapoá, o gerador seguiu de navio até o porto de Antofagasta, no Norte do Chile. Depois, será transportado até a Usina Geotérmica Cerro Pabellón. A carga foi conduzida em um navio de linha regular da Hapag Lloyd, armador com significativo knowledge em carga de projeto.

Carga de projeto

O transporte de carga de projeto exige estudos específicos de logística em todas as etapas da viagem. O objetivo é identificar as melhores conexões necessárias. Além disso, é preciso assegurar a aprovação de todas as licenças e cumprimento das regulamentações determinadas pelas autoridades locais. “A viabilidade do transporte deve ser desenvolvida por equipes profissionais capacitadas. Também devem ter conhecimento prévio de todos os serviços prestados pelos diferentes tipos de armadores. Isso inclui armadores de contêiner, armador Ro-Ro, armador breakbulk, além da busca pela melhor operação terrestre”, acrescenta Borini.

A construção da Geothermal del Nort, terceira unidade da usina geotérmica de Cerro Pabellón, é resultado de um joint venture entre a estatal Enap (Empresa Nacional Del Petróleo) e a subsidiária de energia renovável da Enel Chile, Enel Green Power Chile. Localizada no alto platô do deserto de Atacama, na região de Antofagasta, a usina gerará 33 MW. A nova unidade dará à Cerro Pabellón uma capacidade total de 81 MW. “Quando a terceira unidade estiver totalmente em operação, a usina geotérmica produzirá um total de 600 GWh por ano. Isso evitará a emissão de 470 mil toneladas de CO2 na atmosfera”, relata a Enel.

Precisa de ajuda para cotar a sua carga de projeto?

carga de projeto

Mais artigos

Blog

5 passos para iniciar a exportação para os Estados Unidos

Vender seus produtos e iniciar a exportação para os Estados Unidos pode representar uma grande oportunidade de crescimento do negócio. Em 2018, o país foi o segundo maior importador mundial depois da União Europeia, comprando um total de US$ 2,7 trilhões em bens e serviços. Fazer negócios com compradores nos Estados Unidos, no entanto, pode

Blog

“Elas na Logística” desperta interesse pelo Comex em meninas de Itajaí

Elas tem entre 12 e 14 anos e já conhecem um pouco do complexo sistema que envolve a logística internacional. Contêineres, caminhões de carga, maquinário pesado e navios enormes – elementos comuns de um dos principais portos do Brasil – foram apresentados a seis meninas da rede pública de ensino de Itajaí, em Santa Catarina.

Rolar para cima
Previous slide
Next slide