Exportação de mel brasileiro ajuda a aumentar a rentabilidade do setor

Compartilhe esse artigo

A exportação de mel produzido no Brasil vem conquistando os mercados mais exigentes da Europa e dos Estados Unidos. Alta qualidade, valor agregado e diversidade de sabores são os apelos que levam o produto brasileiro a conquistar estes mercados. O mel produzido em Santa Catarina, por exemplo, recebeu o título de melhor mel do mundo durante o 46º Congresso da Associação Internacional das Federações de Apicultores (Apimondia), realizado entre setembro no Canadá.

exportação de mel

De acordo com um levantamento do setor de exportação da Allog – empresa especializada em logística internacional – os Estados Unidos e a Europa lideram as importações de mel intermediadas pela empresa. Atualmente, o Brasil produz cerca de 45 mil toneladas de mel de abelha por ano. Desse total, 52% estão voltadas para a exportação de mel. Os dados são da Confederação Brasileira de Apicultores. Dados do Ministério da Economia, Indústria, Comércio e Serviços. Eles apontam que o país exportou de janeiro a setembro deste ano 20,3 toneladas de mel.

Ricardo Keil, analista interno de vendas da Allog , explica que a empresa trabalha com  logística de produtos alimentícios há mais de 10 anos e  um dos exemplos desta expertise é a exportação de mel das regiões sul e sudeste do Brasil. O envio é feito, em sua maioria, em Full Container Load (FCL), devido ao processo de industrialização na produção do mel. Isso fez com que os exportadores criassem maneiras de unitizar a mercadoria e armazená-la em tambores. “Isso facilita tanto o transporte quanto o armazenamento e distribuição”, explica.

Quer saber como funciona a exportação de ponta a ponta para outros países? Clique aqui.

O mel brasileiro e seus derivados são considerados entre os mais puros do mundo. No país há produção de mel em todas regiões. Nas mesas brasileiras, o mel gourmet começa a ganhar espaço, assim como o vinho e a cerveja. Os grandes chefs de cozinha já introduzem nos cardápios a harmonia de cada tipo de mel com pratos específicos.

exportação de mel

Mais artigos

Expedição Pedalando
Geral

Expedição Pedalando: peregrinos percorrem Caminho de Santiago de bike

A Expedição Pedalando, formada por um grupo de empresários de Itajaí e região, começou a percorrer de bicicleta os mais de 800 quilômetros do Caminho de Santiago de Compostela, entre a França e a Espanha. O grupo, que tem apoio do Grupo Allog, inicou na cidade francesa de Saint Jean Peid de Port. A expedição

seca no Rio Amazonas
Geral

Seca no Rio Amazonas e no Canal do Panamá gera impacto na movimentação de cargas

O contínuo aumento da vazante do Rio Negro, em Manaus, – ampliado pelo fenômeno El Niño – tem provocado seca no Rio Amazonas com um impacto significativo nos custos operacionais das companhias de navegação. Para atenuar este efeito, os armadores que operam no Porto de Manaus estão aplicando uma taxa extra denominada Low Water Surcharge

Rolar para cima
Previous slide
Next slide