Exportação de mel brasileiro ajuda a aumentar a rentabilidade do setor

Compartilhe esse artigo

A exportação de mel produzido no Brasil vem conquistando os mercados mais exigentes da Europa e dos Estados Unidos. Alta qualidade, valor agregado e diversidade de sabores são os apelos que levam o produto brasileiro a conquistar estes mercados. O mel produzido em Santa Catarina, por exemplo, recebeu o título de melhor mel do mundo durante o 46º Congresso da Associação Internacional das Federações de Apicultores (Apimondia), realizado entre setembro no Canadá.

exportação de mel

De acordo com um levantamento do setor de exportação da Allog – empresa especializada em logística internacional – os Estados Unidos e a Europa lideram as importações de mel intermediadas pela empresa. Atualmente, o Brasil produz cerca de 45 mil toneladas de mel de abelha por ano. Desse total, 52% estão voltadas para a exportação de mel. Os dados são da Confederação Brasileira de Apicultores. Dados do Ministério da Economia, Indústria, Comércio e Serviços. Eles apontam que o país exportou de janeiro a setembro deste ano 20,3 toneladas de mel.

Ricardo Keil, analista interno de vendas da Allog , explica que a empresa trabalha com  logística de produtos alimentícios há mais de 10 anos e  um dos exemplos desta expertise é a exportação de mel das regiões sul e sudeste do Brasil. O envio é feito, em sua maioria, em Full Container Load (FCL), devido ao processo de industrialização na produção do mel. Isso fez com que os exportadores criassem maneiras de unitizar a mercadoria e armazená-la em tambores. “Isso facilita tanto o transporte quanto o armazenamento e distribuição”, explica.

Quer saber como funciona a exportação de ponta a ponta para outros países? Clique aqui.

O mel brasileiro e seus derivados são considerados entre os mais puros do mundo. No país há produção de mel em todas regiões. Nas mesas brasileiras, o mel gourmet começa a ganhar espaço, assim como o vinho e a cerveja. Os grandes chefs de cozinha já introduzem nos cardápios a harmonia de cada tipo de mel com pratos específicos.

exportação de mel

Mais artigos

Blog

GPTW: Allog é a segunda melhor empresa para trabalhar em SC

A catarinense Allog é novamente destaque na certificação GPTW (Great Place to Work). Uma série de ações e programas que geram qualidade de vida e desenvolvimento profissional aos colaboradores garantiram à companhia a segunda colocação entre as melhores empresas de médio porte para trabalhar em Santa Catarina. A certificação GPTW do Estado foi entregue na

Blog

Operação de câmbio: 7 passos para o sucesso

Como o livre curso de moedas estrangeiras não é permitido no Brasil, é comum pessoas físicas e empresas terem dúvidas sobre operações de transferências financeiras internacionais – principalmente relacionadas ao comércio exterior – e sobre como ter sucesso em uma operação de câmbio. Segundo o diretor comercial da Advanced Corretora e fundador do canal Câmbio

Rolar para cima
Previous slide
Next slide