Você sabia que as linhas de metrô no Catar devem facilitar a vida de muito torcedor que for assistir à competição ao vivo e a cores? Uma linha com 221,9 quilômetros permitindo acesso aos 8 estádios do Mundial de Futebol. É isso que os torcedores vão encontrar no Catar, em novembro deste ano.
O comitê organizador do Mundial assegura que o torcedor poderá assistir a dois jogos por dia, em dois estádios diferentes, se quiser. A maior distância entre os estádios é de 55 quilômetros, toda coberta por linhas de metrô.
Conexão com aeroporto e linha férrea
Além das conexões com as principais estruturas da Copa, o sistema de metrô no Catar está conectado com o aeroporto internacional e com uma linha férrea que liga seis estados-membros da Liga Árabe. A ferrovia de 1.940 quilômetros será servida por trens de alta velocidade, que atingem até 200 km/h, interligando Omã, Emirados Árabes Unidos, Catar, Arábia Saudita, Kuwait e Bahrein.
Com tantas facilidades, pegar um metrô no Catar é uma das maneiras mais confortáveis e descomplicadas de viajar pelo país. A rede de Doha cobre todos os estádios da Copa do Mundo de 2022, além de muitos outros destinos populares.
>>> Desafios culturais no Catar: 6 fatos curiosos sobre o país
Além disso, o metro no Catar também fornece serviços mais longos durante o torneio. Algumas estações também terão estacionamentos dedicados a ajudar a reduzir o tráfego durante o torneio, incluindo a Universidade do Qatar, Al Qassar e Umm Ghuwailina. Desta forma, o viajante pode estacionar seus veículos e continuar suas viagens no metrô onde o serviço estiver disponível.
Como compro cartão de metrô no Catar?
É possível comprar o cartão de metrô no Catar em estações e alguns supermercados. Também é possível economizar tempo, recarregando online ou no aplicativo Qatar Rail, disponível para iOS e Android. O cartão de viagem Standard custa 10 QR, ou R$ 14,19, enquanto o cartão de viagem Gold Club custa 100 QR ou R$ 141,76 (conversão baseada na cotação de 9 de setembro).
Do metrô para o ônibus
Os passageiros também podem optar pelos ônibus MetroLink, uma rede de ônibus alimentador que fornece conectividade da primeira à última milha aos clientes da Qatar Rail, em um raio de 2 a 5 quilômetros das estações de metrô de Doha. E o melhor, os ônibus são gratuitos.
Já a rede MetroExpress é composta de micro-ônibus também gratuitos que transportam passageiros entre estações e locais próximos e podem ser reservados pelo mesmo aplicativo.