Incoterms 2020: entenda o que mudou nas regras do comércio exterior

Compartilhe esse artigo

A Câmara Mundial do Comércio (ICC na sigla em Inglês) acaba de lançar o Incoterms 2020. É a mais nova edição dos renomados termos comerciais para venda de mercadorias, proporcionando segurança e clareza às empresas. As novas regras já entrarão em vigor em 1 de janeiro de 2020. Após introdução do Incoterms® em 1936, esses termos comerciais internacionais foram revisados em 1957, 1967, 1976, 1980, 1990, 2000 e 2010 para acomodar mudanças a medida que o comércio global evoluía.

A edição do Incoterms 2020 integra as comemorações do centenário da organização. A ICC foi fundada em 1919, quando nenhum sistema de regras governava o comércio, as finanças ou as relações comerciais.

Mais acessível e fácil de usar, a publicação inclui notas explicativas detalhadas e com gráficos aprimorados. Eles ilustram as responsabilidades dos importadores e exportadores. A introdução ao Incoterms detalha sobre como escolher a regra mais apropriada para uma determinada transação. Ou ainda como um contrato de venda interage com contratos auxiliares.

Incoterms 2020

Principais mudanças

1) O Incoterms 2020 atende uma necessidade demonstrada do mercado em relação aos Bills of Lading (BL) com uma notação de carga embarcada e com a regra Incoterms de Free Carrier (FCA).

2) As novas regras alinham diferentes níveis de cobertura de seguro em Cost Insurance and Freight (CIF) e Carriage and Insurance Paid To (CIP).

3) Também inclui acordos para transporte com meios de transporte próprios no FCA, Delivery at Place (DAP), Delivery at Place Unloaded (DPU) e Delivered Duty Paid (DDP).

4) Há uma alteração no nome de três letras de Delivered at Terminal (DAT) para DPU.

5) O Incoterms 2020 inclui requisitos relacionados à segurança nas obrigações e custos de transporte.

Mais fácil de entender

“As regras do Incoterms 2020 fazem os negócios funcionarem para todos, facilitando trilhões de dólares no comércio global anualmente. Como ajudam a entenderem responsabilidades  e evitarem mal entendidos, as regras formam o idioma das transações internacionais de vendas. Também ajudam a criar confiança em nosso valioso sistema de comércio global”, explicou o secretário-geral da ICC, John WH Denton, durante o lançamento do Incoterms 2020.

De acordo com o compromisso da ICC de fazer com que a tecnologia funcione para todos, o acesso às informações das regras será mais fácil do que nunca. Um aplicativo móvel Incoterms 2020 incluirá uma ampla variedade de recursos informativos, as últimas notícias, informações sobre eventos e oportunidades de treinamento.

Os treinamentos da ICC ajudam a garantir que as regras do Incoterms sejam aplicadas adequadamente. A ICC Academy, a plataforma e-learning da ICC, oferece cursos de treinamento Incoterms 2020, bem como o Certificado Incoterms 2020. O treinamento on-line inclui estudos de caso interativos que permitem aplicar a compreensão das regras, simulando cenários da vida real. O conteúdo do curso foi escrito pelos principais especialistas para garantir a consistência com os padrões de excelência da ICC.

O Incoterms 2020 está disponível para compra na plataforma de comércio eletrônico da ICC aqui. A edição está disponível em 29 idiomas.

QUER SABER MAIS SOBRE INCOTERMS? Clique aqui e entenda tudo sobre o tema.

Incoterms 2020

Mais artigos

Blog

Allog está entre as 100 melhores da América Latina para trabalhar

Um estudo realizado pela Universidade de Warwick, no Reino Unido, mostrou que pessoas satisfeitas são 12% mais produtivas, enquanto as desmotivadas são 10% menos produtivas. No cenário nacional, quem já segue estas diretrizes de satisfação entre os colaboradores é a Allog, empresa de logística internacional que acaba de ser eleita como uma das 100 melhores

Blog

Dia Mundial do Vinho: mercado brasileiro tende a crescer

Você sabia que 19 de maio é o Dia Mundial do Vinho? O Brasil é o 17º no ranking dos consumidores de vinho, mas tudo indica que o hábito entre os brasileiros tende a crescer. Dados do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) mostram que menos de 30 milhões de brasileiros, considerando um universo de 180

Rolar para cima