Incoterms 2020: entenda o que mudou nas regras do comércio exterior

Compartilhe esse artigo

A Câmara Mundial do Comércio (ICC na sigla em Inglês) acaba de lançar o Incoterms 2020. É a mais nova edição dos renomados termos comerciais para venda de mercadorias, proporcionando segurança e clareza às empresas. As novas regras já entrarão em vigor em 1 de janeiro de 2020. Após introdução do Incoterms® em 1936, esses termos comerciais internacionais foram revisados em 1957, 1967, 1976, 1980, 1990, 2000 e 2010 para acomodar mudanças a medida que o comércio global evoluía.

A edição do Incoterms 2020 integra as comemorações do centenário da organização. A ICC foi fundada em 1919, quando nenhum sistema de regras governava o comércio, as finanças ou as relações comerciais.

Mais acessível e fácil de usar, a publicação inclui notas explicativas detalhadas e com gráficos aprimorados. Eles ilustram as responsabilidades dos importadores e exportadores. A introdução ao Incoterms detalha sobre como escolher a regra mais apropriada para uma determinada transação. Ou ainda como um contrato de venda interage com contratos auxiliares.

Incoterms 2020

Principais mudanças

1) O Incoterms 2020 atende uma necessidade demonstrada do mercado em relação aos Bills of Lading (BL) com uma notação de carga embarcada e com a regra Incoterms de Free Carrier (FCA).

2) As novas regras alinham diferentes níveis de cobertura de seguro em Cost Insurance and Freight (CIF) e Carriage and Insurance Paid To (CIP).

3) Também inclui acordos para transporte com meios de transporte próprios no FCA, Delivery at Place (DAP), Delivery at Place Unloaded (DPU) e Delivered Duty Paid (DDP).

4) Há uma alteração no nome de três letras de Delivered at Terminal (DAT) para DPU.

5) O Incoterms 2020 inclui requisitos relacionados à segurança nas obrigações e custos de transporte.

Mais fácil de entender

“As regras do Incoterms 2020 fazem os negócios funcionarem para todos, facilitando trilhões de dólares no comércio global anualmente. Como ajudam a entenderem responsabilidades  e evitarem mal entendidos, as regras formam o idioma das transações internacionais de vendas. Também ajudam a criar confiança em nosso valioso sistema de comércio global”, explicou o secretário-geral da ICC, John WH Denton, durante o lançamento do Incoterms 2020.

De acordo com o compromisso da ICC de fazer com que a tecnologia funcione para todos, o acesso às informações das regras será mais fácil do que nunca. Um aplicativo móvel Incoterms 2020 incluirá uma ampla variedade de recursos informativos, as últimas notícias, informações sobre eventos e oportunidades de treinamento.

Os treinamentos da ICC ajudam a garantir que as regras do Incoterms sejam aplicadas adequadamente. A ICC Academy, a plataforma e-learning da ICC, oferece cursos de treinamento Incoterms 2020, bem como o Certificado Incoterms 2020. O treinamento on-line inclui estudos de caso interativos que permitem aplicar a compreensão das regras, simulando cenários da vida real. O conteúdo do curso foi escrito pelos principais especialistas para garantir a consistência com os padrões de excelência da ICC.

O Incoterms 2020 está disponível para compra na plataforma de comércio eletrônico da ICC aqui. A edição está disponível em 29 idiomas.

QUER SABER MAIS SOBRE INCOTERMS? Clique aqui e entenda tudo sobre o tema.

Incoterms 2020

Mais artigos

mercado de carga aérea
Geral

Mercado de carga aérea: Allog prevê expansão em 2024

O mercado de carga aérea vive um momento de expansão, com projeções otimistas para 2024. Essa tendência se aplica tanto ao cenário global quanto ao Brasil, impulsionada por diversos fatores, como o crescimento do comércio eletrônico e a globalização da economia. A avaliação é de René Genofre, diretor de Departamento Aéreo do Grupo Allog, que

Blog

Redução na oferta de contêineres vazios desafia mercado exportador

Com a redução no volume de importações no Brasil, em meio à pandemia e seus impactos sobre a economia global, os exportadores do país têm um desafio extra a ser vencido: a redução na oferta de contêineres vazios. O problema pode impactar nas exportações brasileiras, que atualmente estão em alta. O aumento do volume das

Rolar para cima