Porto de Itajaí investe em melhorias de infraestrutura

Compartilhe esse artigo

Porto de Itajaí investe em melhorias de infraestrutura

O Complexo Portuário de Itajaí vem passando por um período favorável quanto a sua movimentação de cargas e diversas ações estruturantes estão sendo apresentadas e divulgadas ao público, que vão desde: Readequação do acesso aquaviário do complexo (nova Bacia de Evolução e Reforço do Molhe Norte),que visam receber navios de até 336 metros de comprimento, Reforço e realinhamento dos berços 03 e 04, retorno de linhas da Ásia e de outros países, Expansão e Ampliação Portuária (contrato de extensão de arrendamento com a APM Terminals) – Decreto para desapropriação de imóveis (Poligonal), Estudo do Reequilíbrio Econômico-Financeiro da Marina, Alienação de áreas não operacionais (Centro Integrado de Saúde/CIS “22.000m2 e Centro Comercial Portuário/CCP 32.000m2), Dragagem de restabelecimento de profundidade (14 metros), entre outros.

Porto de Itajaí

Para que estas ações possam expressar números de fato positivos em sua movimentação diária do Porto, todas as gerências que atendem a Superintendência do Porto de Itajaí, através de seus responsáveis, presencialmente acompanham a evolução e quadro diário das atividades operacionais internas. Na oportunidade são feitos levantamentos e necessidades de cada área e setor e posteriormente solucionados garantindo uma movimentação e logística cada vez mais eficiente. Tudo com o propósito de dar segurança à classe dos trabalhadores portuários e de manter a qualidade que se exige de um porto.

Por muitos anos, o Porto de Itajaí segue no ranking nacional como o 2º maior porto em movimentação de cargas conteinerizadas e em âmbito internacional ocupa o posto de 114º, de acordo com os dados estatísticos da Revista “Container Management” – World Top 120 Container, divulgados em setembro de 2017.

O Complexo Portuário de Itajaí encerrou 2017 com um total de 12.436.380 toneladas de cargas conteinerizadas e destacou um aumento de 3%. Foram registrados 959 escalas de navios atracados e no acumulado do ano, foram movimentados 1.119.271 contêineres (TEU’s – Twenty Foot Equivalent Unit – unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés de comprimento).

Já neste primeiro semestre de 2018, o Complexo Portuário de Itajaí vem colhendo frutos positivos quanto a movimentação de contêineres, passando de 20 mil unidades ao mês, contra 5 mil em janeiro de 2017. Tudo indica que o complexo irá apresentar um desempenho significativo dentro deste primeiro trimestre. O relatório de estatísticas referentes ao mês de março e primeiro trimestre de 2018 será divulgado ainda nesta semana.

Fonte: Informativo dos Portos

 

Veja Também:

Baixe seu E-Book gratuito Dicionário do COMEX – versão 2018

Porto de Itajaí

Mais artigos

Blog

Procura por energias alternativas movimenta exportações de pellets no Brasil

A diversificação que permitiu ao Brasil despontar como maior exportador mundial de uma variedade de produtos agrícolas também ajuda a Allog International Transport a apostar na movimentação de pellets de madeira para América do Norte e Europa. A carga começou a ser movimentada pela empresa em setembro do ano passado. Como é considerado um produto

Blog

CE Mercante: entenda o Conhecimento de Embarque das cargas

Entre as diferentes obrigatoriedades que envolvem as operações marítimas de Comércio Exterior no Brasil está o lançamento do Conhecimento de Embarque (CE Mercante) para cargas transportadas por navios. Instituído pela Portaria nº 328/ 2001 do antigo Ministério dos Transportes, o CE Mercante é um número gerado pelo Sistema Eletrônico de Controle da Arrecadação do Adicional

Rolar para cima