Café brasileiro garante presença nos principais mercados mundiais

Compartilhe esse artigo

Cada vez mais consumido e reconhecido pela população mundial, o café brasileiro experimenta crescimento significativo em vendas no mercado externo nos últimos anos. O Brasil exportou a 117 países um total de 35,626 milhões de sacas de 60 kg de café no ano safra 2022/23. Isso representou uma receita cambial de US$ 8,135 bilhões, permanecendo praticamente estável em relação aos US$ 8,136 bilhões alcançados no ciclo anterior. Os dados fazem parte do relatório estatístico do Conselho dos Exportadores de Café do País, o Cecafé.

Natália Canello, consultora de vendas do Grupo Allog, explica que, a partir de 2024, será possível vislumbrar um aumento da oferta de café brasileiro para atender o mercado externo.  O Grupo Allog também atua na exportação do produto em grãos produzidos principalmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia.

café brasileiro

Entre os países que recebem o café brasileiro exportado pelo Grupo Allog estão Estados Unidos, Itália e Suécia. No ano safra 2022/23, os Estados Unidos foram os principais importadores dos cafés do Brasil, com a aquisição de 6,857 milhões de sacas. Esse montante equivale a 19,2% dos embarques totais brasileiros no período.

“O café brasileiro é saboroso, tem bom preço, qualidade e sempre tem estoque. Também tem alta qualidade devido às grandes fazendas produtoras por todo o país”, pontua Natália. Grandes marcas como Nescafé, Starbucks e Lavazza trabalham com blends e o café brasileiro está sempre presente. Isso porque o Brasil segue sendo o maior produtor e exportador de café do mundo.

PORTOS QUE MAIS EXPORTAM

O complexo portuário de Santos (SP) foi o principal exportador do cafés brasileiro na temporada cafeeira 2022/23. Neste período, ele enviou a remessa de 27,296 milhões de sacas ao exterior, o que equivale a 76,6% do total. Na sequência, aparecem os portos do Rio de Janeiro, que respondem por 18,6% dos embarques ao enviarem 6,643 milhões de sacas, e Paranaguá (PR), com a exportação de 407.961 sacas e representatividade de 1,1%.

TIPOS DE CAFÉ EXPORTADOS

O café arábica foi o mais exportado entre julho de 2022 e o fim de junho deste ano, com volume equivalente a 30,337 milhões de sacas, o que corresponde a 85,2% do total. O segmento do solúvel teve o correspondente a 3,776 milhões de sacas embarcadas no intervalo, com representatividade de 10,6%, seguido pela variedade canéfora (robusta + conilon), com 1,467 milhão de sacas (4,1%) e pelo produto torrado e torrado e moído, com 45.806 sacas (0,1%).

café brasileiro

Mais artigos

Blog

Vinícolas gaúchas respondem por 90% das exportações de vinhos do Brasil

As vinícolas gaúchas correspondem a 90,1% das exportações brasileiras de vinhos e espumantes. Destes, 85% dos rótulos são elaborados na Serra Gaúcha, região considerada propícia para o cultivo de uvas, além de concentrar importantes vinícolas do mercado. A cidade de Farroupilha, por exemplo, detém a Indicação de Procedência (IP) para a produção da uva do

Blog

Importação de placas solares aquece mercado de energia renovável

O mercado de importação de placas solares (energia solar fotovoltaica) apresenta uma trajetória animadora no Brasil. A  energia é atualmente a sétima fonte mais representativa na matriz energética brasileira, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Aboslar). A mesma entidade projeta um crescimento de até 44% ao ano na capacidade instalada de energia

Rolar para cima