Café brasileiro garante presença nos principais mercados mundiais

Compartilhe esse artigo

Cada vez mais consumido e reconhecido pela população mundial, o café brasileiro experimenta crescimento significativo em vendas no mercado externo nos últimos anos. O Brasil exportou a 117 países um total de 35,626 milhões de sacas de 60 kg de café no ano safra 2022/23. Isso representou uma receita cambial de US$ 8,135 bilhões, permanecendo praticamente estável em relação aos US$ 8,136 bilhões alcançados no ciclo anterior. Os dados fazem parte do relatório estatístico do Conselho dos Exportadores de Café do País, o Cecafé.

Natália Canello, consultora de vendas do Grupo Allog, explica que, a partir de 2024, será possível vislumbrar um aumento da oferta de café brasileiro para atender o mercado externo.  O Grupo Allog também atua na exportação do produto em grãos produzidos principalmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia.

café brasileiro

Entre os países que recebem o café brasileiro exportado pelo Grupo Allog estão Estados Unidos, Itália e Suécia. No ano safra 2022/23, os Estados Unidos foram os principais importadores dos cafés do Brasil, com a aquisição de 6,857 milhões de sacas. Esse montante equivale a 19,2% dos embarques totais brasileiros no período.

“O café brasileiro é saboroso, tem bom preço, qualidade e sempre tem estoque. Também tem alta qualidade devido às grandes fazendas produtoras por todo o país”, pontua Natália. Grandes marcas como Nescafé, Starbucks e Lavazza trabalham com blends e o café brasileiro está sempre presente. Isso porque o Brasil segue sendo o maior produtor e exportador de café do mundo.

PORTOS QUE MAIS EXPORTAM

O complexo portuário de Santos (SP) foi o principal exportador do cafés brasileiro na temporada cafeeira 2022/23. Neste período, ele enviou a remessa de 27,296 milhões de sacas ao exterior, o que equivale a 76,6% do total. Na sequência, aparecem os portos do Rio de Janeiro, que respondem por 18,6% dos embarques ao enviarem 6,643 milhões de sacas, e Paranaguá (PR), com a exportação de 407.961 sacas e representatividade de 1,1%.

TIPOS DE CAFÉ EXPORTADOS

O café arábica foi o mais exportado entre julho de 2022 e o fim de junho deste ano, com volume equivalente a 30,337 milhões de sacas, o que corresponde a 85,2% do total. O segmento do solúvel teve o correspondente a 3,776 milhões de sacas embarcadas no intervalo, com representatividade de 10,6%, seguido pela variedade canéfora (robusta + conilon), com 1,467 milhão de sacas (4,1%) e pelo produto torrado e torrado e moído, com 45.806 sacas (0,1%).

café brasileiro

Mais artigos

fechamento da barra de Itajaí
Geral

Fechamento da barra de Itajaí e Navegantes: causas e efeitos

O que motiva o fechamento da barra de Itajaí e Navegantes e impede o complexo portuário a operar em épocas de chuvas intensas na região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina? Ao longo das últimas décadas, essa, talvez, tenha se tornado umas das perguntas mais recorrentes dentro e fora do segmento portuário nacional. Jéssica

Blog

Felicidade no trabalho: veja o que o Dalton de Almeida tem a dizer!

O que significa ter felicidade no trabalho? A pergunta parece simples mas nos faz pensar sobre o que traz a dita felicidade no trabalho ou de onde ela vem ou está. Como vários pensadores já falaram, acredito que sim a felicidade está no caminho que se percorre e não é um destino fixo ou único. Todos seguem um

Rolar para cima