Catar: o país que vai sediar a Copa do Mundo de 2022

Compartilhe esse artigo

Em breve, os olhos do mundo estarão voltados para o Catar, país sede da Copa do Mundo 2022, que acontecerá de 20 de novembro a 18 de dezembro. A competição – que vai atrair milhares de fãs do esporte para o Oriente Médio, região onde está situada o Catar – será uma oportunidade de movimentar e divulgar o turismo crescente no país.

Catar

Esta será a primeira vez do Mundial no Oriente Médio, região asiática importante na história e geopolítica do mundo. Apenas em 1971, o Catar conquistou sua independência. Antes disso, o país era um protetorado britânico, ou seja, contava com proteção militar do Reino Unido.

Localizado em uma península, o Catar faz fronteira com a Arábia Saudita ao sul, e o Golfo Pérsico, que envolve o resto do país. Com apenas 11.437 km², seu território é o 159º na lista de maiores países.

A capital Doha está localizada no litoral e sua arquitetura é caracterizada por arranha-céus de última geração, um verdadeiro contraste entre natureza e modernidade. Um detalhe interessante é que, apesar do país possuir cerca de 2,7 milhões de habitantes, estima-se que cerca de 85% sejam imigrantes, principalmente indianos. Apenas 300 mil pessoas realmente são cidadãos nascidos no país.

Catar

Deserto e quente

Como o país é um deserto, fica fácil saber a sua temperatura: extremamente quente! Isso quer dizer que, no verão, os termômetros atingem os 50°C fácil, fácil. Esse é um dos motivos pelos quais a Copa do Mundo de 2022 ocorrerá somente em novembro e dezembro: para fugir das temperaturas extremas.

>>> Leia também: 8 momentos inesquecíveis da Copa do Mundo.

Os estádios da Copa contarão, inclusive, com ar condicionado para evitar altas temperaturas mesmo no outono do Catar. Entre os construídos e reformados, todos os estádios contam com tecnologia de ponta para oferecer refrigeração adequada aos torcedores, jogadores, jornalistas e funcionários nas partidas da Copa do Mundo. Com isso, o ar condicionado ficará programado para manter uma temperatura constante de 26°C. Esta tecnologia utiliza 40% menos energia do que os sistemas de refrigeração convencionais e servirá para ventilar todo o interior do recinto.

Cultura local

O islamismo é a religião oficial, o que faz com que os turistas encontrem grandes mesquitas. Isso também influencia na vestimenta dos moradores. Os visitantes podem usar trajes ocidentais, mas não é recomendável usar roupas curtas, transparentes, decotadas e muito justas para evitar ofensas à religião local. Nas mesquitas, mulheres devem usar lenço em volta da cabeça e ombros e todos devem vestir roupas largas, cobrindo braços e pernas.

Muçulmanos não podem consumir bebidas alcoólicas, mas o produto estará liberado para os turistas. A gastronomia qatari é vasta, com diversos pratos típicos. Vale a pena provar o machbous (risoto com carne ou marisco), o haruf (arroz de cordeiro assado), o umm ali (pudim de pão com nozes e uva-passa) e o mehalabiya (flan com pistache). Os estrangeiros estão liberados tanto para o consumo quanto para a compra. No entanto, os preços não são lá muito atraentes.

Economia do Catar

Um dos pontos que chama atenção sobre o Catar e que serviu para credenciar o país a receber a Copa do Mundo é a sua economia. Com grandes reservas de petróleo e gás natural – recurso o qual o país possui a terceira maior reserva do mundo – o Catar se solidificou como uma potência financeira. Na candidatura para a Copa do Mundo 2022, superou os Estados Unidos na rodada final da votação.

Catar

Cidades-sede do Catar na Copa do Mundo 2022

– Doha (capital)
– Lusail
– Al Khor
– Al Rayyan
– Al Wakrah

Catar

Mais artigos

Catar
Torcedor Allog 2022

Catar: o país que vai sediar a Copa do Mundo de 2022

Em breve, os olhos do mundo estarão voltados para o Catar, país sede da Copa do Mundo 2022, que acontecerá de 20 de novembro a 18 de dezembro. A competição – que vai atrair milhares de fãs do esporte para o Oriente Médio, região onde está situada o Catar – será uma oportunidade de movimentar

AMS
Blog

AMS: o que é e para que serve no Comércio Exterior?

Você já ouviu falar de AMS no Comércio Exterior? Já exportou algo para os Estados Unidos ou participou da cadeia logística envolvida em uma operação de exportação para este destino? Durante o processo, se deparou com o termo AMS ou até mesmo teve que pagar uma taxa que apresentava este nome? O AMS está envolvido

Rolar para cima