Catar: o país que vai sediar a Copa do Mundo de 2022

Compartilhe esse artigo

Em breve, os olhos do mundo estarão voltados para o Catar, país sede da Copa do Mundo 2022, que acontecerá de 20 de novembro a 18 de dezembro. A competição – que vai atrair milhares de fãs do esporte para o Oriente Médio, região onde está situada o Catar – será uma oportunidade de movimentar e divulgar o turismo crescente no país.

Catar

Esta será a primeira vez do Mundial no Oriente Médio, região asiática importante na história e geopolítica do mundo. Apenas em 1971, o Catar conquistou sua independência. Antes disso, o país era um protetorado britânico, ou seja, contava com proteção militar do Reino Unido.

Localizado em uma península, o Catar faz fronteira com a Arábia Saudita ao sul, e o Golfo Pérsico, que envolve o resto do país. Com apenas 11.437 km², seu território é o 159º na lista de maiores países.

A capital Doha está localizada no litoral e sua arquitetura é caracterizada por arranha-céus de última geração, um verdadeiro contraste entre natureza e modernidade. Um detalhe interessante é que, apesar do país possuir cerca de 2,7 milhões de habitantes, estima-se que cerca de 85% sejam imigrantes, principalmente indianos. Apenas 300 mil pessoas realmente são cidadãos nascidos no país.

Catar

Deserto e quente

Como o país é um deserto, fica fácil saber a sua temperatura: extremamente quente! Isso quer dizer que, no verão, os termômetros atingem os 50°C fácil, fácil. Esse é um dos motivos pelos quais a Copa do Mundo de 2022 ocorrerá somente em novembro e dezembro: para fugir das temperaturas extremas.

>>> Leia também: 8 momentos inesquecíveis da Copa do Mundo.

Os estádios da Copa contarão, inclusive, com ar condicionado para evitar altas temperaturas mesmo no outono do Catar. Entre os construídos e reformados, todos os estádios contam com tecnologia de ponta para oferecer refrigeração adequada aos torcedores, jogadores, jornalistas e funcionários nas partidas da Copa do Mundo. Com isso, o ar condicionado ficará programado para manter uma temperatura constante de 26°C. Esta tecnologia utiliza 40% menos energia do que os sistemas de refrigeração convencionais e servirá para ventilar todo o interior do recinto.

Cultura local

O islamismo é a religião oficial, o que faz com que os turistas encontrem grandes mesquitas. Isso também influencia na vestimenta dos moradores. Os visitantes podem usar trajes ocidentais, mas não é recomendável usar roupas curtas, transparentes, decotadas e muito justas para evitar ofensas à religião local. Nas mesquitas, mulheres devem usar lenço em volta da cabeça e ombros e todos devem vestir roupas largas, cobrindo braços e pernas.

Muçulmanos não podem consumir bebidas alcoólicas, mas o produto estará liberado para os turistas. A gastronomia qatari é vasta, com diversos pratos típicos. Vale a pena provar o machbous (risoto com carne ou marisco), o haruf (arroz de cordeiro assado), o umm ali (pudim de pão com nozes e uva-passa) e o mehalabiya (flan com pistache). Os estrangeiros estão liberados tanto para o consumo quanto para a compra. No entanto, os preços não são lá muito atraentes.

Economia do Catar

Um dos pontos que chama atenção sobre o Catar e que serviu para credenciar o país a receber a Copa do Mundo é a sua economia. Com grandes reservas de petróleo e gás natural – recurso o qual o país possui a terceira maior reserva do mundo – o Catar se solidificou como uma potência financeira. Na candidatura para a Copa do Mundo 2022, superou os Estados Unidos na rodada final da votação.

Catar

Cidades-sede do Catar na Copa do Mundo 2022

– Doha (capital)
– Lusail
– Al Khor
– Al Rayyan
– Al Wakrah

Catar

Mais artigos

Blog

Importações da China são aquecidas por Natal e Black Friday

Produtos como enfeites natalinos, eletroeletrônicos e utensílios domésticos aquecem as importações da China com a proximidade do final do ano. Maiara Cordova, gerente de produtos da Allog, explica que entre os meses de julho e setembro, a importação de artigos para enfeites natalinos chega a crescer 40%. Já no segmento de eletroeletrônicos e utensílios domésticos,

CIEAM
Geral

CIEAM: Allog é o primeiro agente de cargas a integrar entidade no Amazonas

O Grupo Allog, empresa especializada em logística internacional com unidades em diferentes regiões do Brasil – é o primeiro agente de cargas a associar-se ao Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM). A entidade é ligada ao setor industrial com o propósito de atuar de maneira técnica e política em defesa de seus associados.

Rolar para cima