Iphone 14: entenda como o lançamento mundial gera desafios gigantes na importação aérea

Compartilhe esse artigo

O Iphone 14 está chegando às lojas de todo o mundo no mês de setembro. Conhecida como “efeito Iphone”, sempre que a versão mais recente do dispositivo é lançada pela Apple a demanda se torna tão alta que o envio de milhões de aparelhos pelo planeta se transforma em um enorme desafio logístico e pode levar a um aumento de preços no frete aéreo.

Iphone 14

Maria Angélica, do setor de cargas aéreas do Grupo Allog, explica que o lançamento dos smartphones da Apple tem se tornado o novo peak season (alta temporada) do setor aéreo ao redor do mundo. “Esses lançamentos são esperados mundialmente, com grande alvoroço. Portanto, o ideal é que os importadores de diferentes produtos que dependem do modal aéreo no começo de setembro se programem junto aos seus fornecedores e agentes de carga”, explica a profissional da Allog.

Mas, afinal, o que fazer?

Segundo Maria Angelica, é recomendado antecipar produção e gerenciar demandas futuras, sabendo que o espaço ficará mais concorrido e o frete, mais caro. Para se ter noção do tamanho desse mercado, o Brasil movimentou o equivalente a R$ 1,4 bilhão com importação de celulares no primeiro semestre de 2022. Sete em cada 10 celulares vieram da China, segundo dados da startup de comércio exterior Logcomex.

Iphone 14

>>> Leia também: Principais vantagens do frete aéreo na logística internacional

Com empresas como a Apple comprando uma enorme quantidade de espaço para transportar seus lançamentos para diferentes lugares do mundo, outras empresas que utilizam o modal aéreo se veem obrigadas a pagar muito mais caro para colocar seus produtos no avião. “A Apple possui prioridade nas aeronaves pelo simples fato de reservar pelo espaço muito antes do lançamento e estar disposta a pagar mais por isso”, acrescenta Maria Angélica.

Para se ter uma ideia, há quase 10 anos, a Apple já contratava charters (aviões fretados) com a Fedex. Um boeing 777s carregava um total de 450.000 iPhones, a um custo aproximado de US$ 242.000. Em valores atualizados, o preço deve aumentar.

Iphone 14: Preparando-se para o peak season

Com empresas como a Apple criando um efeito financeiro indireto para o mercado que utiliza o frete aéreo, é fundamental que as empresas estejam preparadas para períodos de pico na logística internacional. “Caso o fabricante não esteja preparado para antecipar a prontidão da mercadoria, é preciso ter a consciência que o frete aéreo fica mais caro nesse período”, destaca a profissional do Grupo Allog.

Iphone 14

As rotas aéreas mundiais mais afetadas por esta situação são as do eixo China-Estados Unidos, impactando diretamente os voos para o Brasil, já que o país tem serviços via os Estados Unidos. Além disso, algumas companhias aéreas que possuem serviço tanto para os EUA quanto para o Brasil possuem os mesmos hubs. “Considerando que a carga dos celulares terá preferência, devemos ter ciência que essa alta demanda pode nos afetar nas conexões também”, diz a especialista.

Caso o importador considere pagar frete expresso para garantir a mercadoria dentro do tempo esperado, certamente conseguirá atender a demanda. Caso prefira seguir com o serviço standard, numa rota mais longa, pode esperar atrasos de até uma semana com relação ao frete normal. “O importador precisa ter em mente que este atraso pode oscilar muito.  Atualmente existem serviços com dois dias de transit time, bem como serviços de 10 dias. Por esse motivo, as expectativas de necessidade da mercadoria precisam estar muito bem alinhadas desde o momento da cotação”, cita.

O Grupo Allog conta com um time preparado e que trabalha próximo aos clientes para garantir que as mercadorias importadas cheguem ao destino dentro do prazo previsto e que sejam pouco impactadas pelo lançamento do Iphone 14.

Iphone 14

Mais artigos

Blog

Prontidão de cargas: como quebrar o ciclo de \”reservas fantasmas\”

Você já ouviu falar em prontidão de cargas no processo logístico de embarques? Para ser um exportador de sucesso não basta ter um produto de qualidade com preço competitivo. É importante estar atento aos prazos de prontidão de cargas, evitando falhas nos processos de garantia de espaço nas embarcações, que podem deixar os navios parcialmente

Blog

Comércio Exterior na prática

Podemos resumir a atividade de Comércio Exterior como o conjunto de compras e vendas de bens e serviços entre empresas e governos de países diferentes, além de todos os processos relacionados a essas transações. A expressão Comércio Exterior também é utilizada para designar as regras internas de um país relacionadas ao comércio internacional. Elas são

Rolar para cima
Previous slide
Next slide